ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ROTEIRO DE ATIVIDADE PASSO A PASSO E ATIVDADE: 1º passo: Você deverá realizar as atividades no Caderno e no CA . 2º passo: Organize o tempo que levará para realizar as atividades. Faça a divisão HABILIDADES PROPOSTAS disponíveis. O importante é não deixar acumular;
![]() DESENHE O SEU CAMINHO SAÍDA (O CAMINHO ADIANTE COM AS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS). CHEGADA (BAU DOS SONHOS E O PROJETO DE VIDA) BONS ESTUDOS PRAZO DE ENTREGA 30/11/2020 ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS E O
CADERNO DO ESTUDANTE 4 PÁGINAS: 31 Á 33
nesta atividade, os estudantes refletirão acerca da
adequação ao ambiente de trabalho de acordo com o grau de formalidade exigido
por ele e das características específicas das diferentes profissões e
ocupações. Será necessário reforçar que reconhecer e adequar-se ao dress code
de cada ambiente, não é apenas uma questão de vestimenta, mas também de
profissionalismo e de postura adequada ao mundo do trabalho. Por isso, a
atividade tratará da importância de apresentar-se de maneira adequada ao
contexto de trabalho, seja nas escolhas de vestimentas e aparência, seja na
forma de agir de acordo com a posição ocupada dentro da empresa. RESPONDA AS QUESTÕES: 1 - POR QUE ATÉ HOJE , MESMO EM UM PAÍS TROPICAL,
PROFISSÕES E CARGOS DE MAIOR PRESTIGIO SE CARACTERIZAM POR UMA VESTIMENTA
FORMAL, TAL QUAL TERNOS ENTRE OS HOMENS E SALTO ALTO ENTRE AS MULHERES? 2 - QUAL SERIA O OBJETIVO DESSAS RESTRIÇÕES EM
RELAÇÃO AO VESTUÁRIO E QUE MODIFICAÇÕES PODEMOS OBSERVAR NAS PRÁTICAS DE
VESTIMENTA CONFORME O AVANÇO DE AMBIENTE DE TRABALHO MAIS ABERTOS E
INOVADORES? 3 - ESSES AVANÇOS SE REFLETEM TAMBÉM NA MANEIRA COMO
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SE CONSTROEM NO AMBIENTE PROFISSIONAIS SE CONSTROEM
NO AMBIENTE PROFISSIONAL? 4 - COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO, UM ESPAÇO DE
RESPEITO ÁS DIVERSIDADES NO TRABALHO?ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU
CLASSROOM. WHATSAPP
997310480 . TIRAR FOTO E ENVIAR. LEMBRE SE
ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGAR 16/11 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIVIDADE REFERENTE A AULA CENTRO DE
MÍDIA 28/10 E O CADERNO DO ALUNO SITIAÇÃO APRENDIZAGEM 1 PÁGINAS 27 Á 31 LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO QUE CONSTA NO
CADERNO DO ALUNO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1. Quais habilidades você considera que são essenciais para uma boa
atuação profissional em qualquer ambiente de trabalho? Por quê? 2- O QUE EU NÃO DEVO FAZER EM UMA INTREVISTA DE EMPREGO? OBS: ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM. WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO
E ENVIAR. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGAR 09/11 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Diversidade significa variedade, pluralidade
diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo o que é diverso, que
tem multiplicidade. Falar diversidade é apresentar multiplos aspectos de uma
mesma realidade que expressa a vida humana em termos naturais, biologicos e
sociais. Fale-se, por exemplo, em diversidade cultural, diversidade
biológica, diversidade ambiental, diversidade sexual, diversidade etnica, linguistica,
religiosa, etc. (...) A noção de diversidade está presente no
Estatuto da Juventude, no Capitulo II, intitulado “Dos direitos dos jovens”,
na Seção IV. A Seção “Do direito á diversidade e á igualdade” é composta por
dois artigos, como se observa a seguir: Art. 17 - O jovem tem direito á diversidade
e á igualdade de direitos e oportunidades e não será discriminado por motivo
de de^: I - etnia, reça, cor de pele, cultura, origem, idade e sexo; II-
orientação sexual, idioma ou religião; III - opinião, deficiência e condição
social e economica. Já o Artigo 18 é dedicado á ” Ação do poder publico”, na
eletivação de direito á desigualdade, seus itens contemplam medidas
relacionadas com: I)
programas governamentais que garantam o direito fundamentais aos jovens de
todas as raças e etnias. II) capacitação dos professores do ensino
médio e fundamenrtal para aplicação de diretrizes curriculares nacionais no
que refere a todas as formas de discriminação. III) inclusão
dos temas da diversidade na formação dos profissionais de educação, de
saúde , de segurança pública e entre os operadores do direito; IV) observância das diretrizes curriculares
para educação indigenas; V)inclusão nos conteúdos curriculares de
informação sobre discriminação e direitos na sociedade brasileira; VI) inclusão nos conteúdos curriculares de
temas relacionado a sexualidade, respeitando a diversidade de valores e
crenças(...)
ATIVIDADE O JOVEM TEM DIREITO Á DIVERSIDADE E Á DIVERSIDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES E NÃO SERÁ
DISCRIMINADO POR MOTIVO DE : I - ETNIA,RAÇA,COR DA
PELE,CULTURA,ORIGEM,IDADE; II- OPINIÃO,DEFICIÊNCIA E CONDIÇÃO SOCIAL E
ECONÔMICA.
ESCOLHA UM DOS TEMAS CITADOS ACIMA E FAÇA
UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O TEMA ESCOLHIDO.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 02/11/2020
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
DAQUI PARA FRENTE O QUE EU QUERO PARA O MEU FUTURO? Desde criança, temos vários sonhos e planos para nosso futuro. Ter um objetivo na vida, saber onde queremos chegar,é o que nos motiva a lutar e a superar as dificuldades e desafios que surgirão em nosso caminho. Nossos objetivos e nossos sonhos serão alvos a serem atingidos por nós! Muitas vezes, também temos dúvidas e questionamentos que devem ser respondidos por nós: - Qual a carreira que quero seguir? - O que eu quero ser? - Onde quero chegar? - Como irei concretizar meus sonhos?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA26/10 |
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADE REFERENTE AO CADERNO DO
ALUNO 3 PÁGINA152 A´154 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – Conhecer para escolher! Competências socioemocionais em foco: Curiosidade
para aprender, assertividade e determinação. A escolha profissional é pessoal, individual
e intransferível. Ao escolher o que deseja estudar e qual carreira seguir,
considere: • valores pessoais; • conhecimento sobre a profissão; • objetivos
de carreira; • mercado de trabalho. Esses pontos devem estar alinhados entre
si e fazer sentido para você, protagonista desta história! Então, quando
estiver refletindo sobre sua vida, seus valores, desejos e necessidades,
49408012_EM_3a SERIE_3o BI_MIOLO.indb 152 18/05/2020 17:26:52 PROJETO DE VIDA
153 observe esse caldeirão de informações e veja se ele faz sentido para o
que você projeta. Se não fizer, não há problema, você pode fazer outro
desenho para o futuro. Se fizer, ótimo! Basta olhar para o que deu certo e o que
deixou a desejar, traçar um plano e os próximos passos e, então, segui-los.
Na escolha da profissão, da faculdade ou do curso que você deseja frequentar,
algumas dicas podem auxiliá-lo. São Elas: I. “Conhecer a ti mesmo”: visto em
atividades anteriores, é um conselho que deve estar sempre presente nas suas
decisões profissionais e pessoais. Saiba quem você é – sua origem, suas
crenças e sua família fazem parte do seu eu – e se respeite em todos os
momentos de sua vida, principalmente na escolha da profissão. II. Rever o
passado: este item vem sendo trabalhado desde o início das atividades, mas é
importante que ele sempre se repita; afinal, olhar para a nossa história nos
ajuda a pensar o que faremos no futuro. III. Analisar o desempenho escolar:
considere como foi seu desempenho escolar até este momento. Qual disciplina
lhe trazia maior dificuldade? E em qual você teve mais facilidade? Observar
as tendências pode ajudar na escolha profissional. IV. Desenhar o futuro:
qual é o seu Projeto de Vida? A escolha de sua profissão precisa estar
alinhada ao que você pretende alcançar! Para isso, pense: • Como desejo estar
em dois anos? E em cinco? • Com quem desejo conviver? • O que pretendo
conquistar de bens materiais com a minha profissão? • Quais outras conquistas
quero conseguir com meu trabalho? V. Descobrir quais são suas prioridades:
depois de pensar em seu futuro, você precisa também refletir se os seus
valores estão de acordo com o seu Projeto de Vida. A resposta para essas
perguntas pode ajudá-lo(a) a pensar na profissão que deseja seguir. VI.
Informar-se: você sabia que existe uma Classificação Brasileira de Ocupações
(CBO)? Pois bem, esse documento traz uma lista das profissões do mercado de
trabalho brasileiro (são mais de 250 profissões listadas). VII. Assistir
conteúdo na internet ou na TV e ler sobre a rotina de profissionais na área:
hoje, o YouTube reúne muito conteúdo, acessível até mesmo pelo celular. Dessa
forma, uma boa atividade para conhecer determinada profissão é assistir a
vídeos de pessoas falando sobre suas rotinas de trabalho. VIII. Selecionar as
diversas profissões com as quais você se identifica em um ranking
(classificação): pode ser muito útil para analisar outras opções.
49408012_EM_3a SERIE_3o BI_MIOLO.indb 153 18/05/2020 17:26:52 154 CADERNO DO
ALUNO Essas dicas podem ser amplamente trabalhadas no seu Projeto de Vida:
primeiro, na contextualização e no resgate da história de vida (I, II e III),
no desenho dos objetivos profissionais (IV e V) e nos passos a tomar para que
a escolha seja assertiva (VI, VII e VIII). ATIVIDADE: A PROFISSÃO QUE EU
GOSTO Você já pesquisou profissões ou se interessa por alguma área
profissional? Se sim, qual? Quais motivos ficaram você escolher essa
área?
Defenda a profissão escolhida. Por que ela é tão bacana? Como já foi citado nas dicas anteriores, as
tecnologias digitais de informação são ferramentas valiosas para conhecer
melhor as profissões e pesquisar o mercado de trabalho. Através de uma
pesquisa simples e rápida, é possível encontrar informações valiosas sobre
diversas áreas e possibilidades de carreiras. Qual a principal profissão no seu ranking de
possibilidades? Na sua opinião, quais os pontos positivos e
negativos dessa profissão? Faça a pesquisa e colabore com a apresentação das
profissões. Para refletir Use a lista a seguir para
marcar aquilo que você é capaz de fazer após esta aula. • Estruturar e
analisar as suas decisões no contexto do trabalho, identificando
oportunidades de desenvolvimento. • Pesquisar o mercado de trabalho e diversas
possibilidades profissionais. • Empregar decisões de acordo com seus
valores e propósitos para o alcance de seus objetivos.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 19/10
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Objetivo: Pensar em como a cidadania se pauta na relação da vida cotidiana.
TEXTO: Cidadania e Projetos de Vida
Questão 1) Analise o texto para responder às questões a seguir:
a) O que é Cidadania? ![]() b) O que é um cidadão? ![]()
c) O que é um cidadão consciente?
Questão 2) Ao fazer uma leitura do infográfico abaixo, pense e responda: Quantos e quais mandamentos você está conseguindo “obedecer”? Descreva. OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 05/10
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 16/09 PARA QUEM NÃO ASSISTIU A AULA NO CMSP OU PARA QUEM QUER ASSISTIR NOVAMENTE SEGUE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=NHtMmfrbP-4&t=224s RESPONDA O QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO NO CMSP ATÉ O DIA 23/09/2020 OBJETIVO: ENSINAR E ORIENTAR A CONHECER AS RUBRÍCAS NO SISTEMAS AUTOAVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAIS ![]()
AGORA É A SUA VEZ ! ACESSE O SISTEMA DA FORMA APRESENTADA E PREENCHA SUA AUTOAVALIAÇÃO. ATENÇÃO!! AO PREENCHER, REGISTRE A COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM QUE FICOU NO MAIOR E NO MENOR DEGRAU. O REGISTRO PODERÁ SER FEITO NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS,UMA FOTO OU PRINTE DA TELA, PRAZO PARA O PREENCHIMENTO DAS RUBRÍCAS MUITO IMPORTANTE! O PREENCHIMENTO DA “AUTOAVALIAÇÃO SOCIEMOCIONAIS” DEVERÁ ACONTECER ENTRE 16 E 23 DE SETEMBRO. OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES. LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE. ENTREGA 28/09
|
Situação
de Aprendizagem 3 EMPATIA PÁGINA 150,151 E AULA DO CENTRO DE MÍDIA 09/09
Competências
socioemocionais em foco: Empatia e organização
Empatia pode ser traduzida como a capacidade de colocar-se
no lugar do outro. Muitas vezes, ao tentar compreender o outro, exploramos os
nossos próprios sentimentos. Nesta atividade,
vamos criar um mapa de empatia e refletir sobre estratégias que podem
ser aplicadas para ajudar uma personagem na escolha profissional.
ATIVIDADE: MAPA DA EMPATIA - CRIANDO UMA PERSONA defina uma persona que esteja finalizando o
Ensino Médio e tenha dúvidas sobre a escolha profissional. É como criar uma
personagem: vocês irão definir nome, idade e em qual contexto ela se encontra.
Nome: Idade: Contexto:
ATIVIDADE: MAPA DA EMPATIA Com a persona definida, é hora de criar um
mapa da empatia. Vocês irão se colocar no lugar dessa persona e refletir
sobre algumas perguntas. As reflexões devem ser registradas no mapa a seguir.
1. O que vê? Como essa
personagem vê o mundo? O que está presente no seu cotidiano?
2. O que ouve? Quais são as
palavras mais presentes no seu dia a dia: de motivação, cobrança ou apoio?
Quais são as frases mais ouvidas? Com quais músicas se identifica?
3. O que pensa e sente? Como
se sente nesta etapa de decisões? Quais os sentimentos mais presentes nesta
fase da vida?
4. O que fala e faz? O que fala e faz para conquistar os seus sonhos?
O que fala e faz estão relacionados? Ela põe em prática seus discursos?
5. Quais são suas fraquezas? Descreva as suas dificuldades de
desenvolvimento seus maiores desafios, o que a desmotiva e/ou impede de
progredir.
6. Quais seus ganhos? Descreva
as oportunidades, principais alegrias e o que a impulsiona a progredir e
buscar os seus sonhos.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 21/09
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADE
REFERENTE A APOSTILA DO ALUNO 3ºBIMESTRE
PÁGINA 148 e AULA DO CENTRO DE MÍDIA 02/09
QUAL
A SUA HISTÓRIA?
A definição inicial de qual carreira escolher, precisa
estar alinhada aos valores do indivíduo e mapeados na contextualização do
Projeto de Vida. Essa contextualização partirá da sua história de vida , que
poderá ser realizada utilizando técnicas de contação de histórias .A
história, desenvolvida na atividade proposta,
é o storytelling. Storytelling – o termo em inglês é formado por
“story” – história – e “telling” – contar, essa técnica é muito utilizada no
ambiente do trabalho, seja para criar apresentações, vender alguma ideia ou
produto, ou mesmo para contar a sua história de vida em um processo seletivo.
Proposta
de atividade individual - storytelling. O ALUNO CRIARA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA,
quando criarem suas histórias, fazem uso de diferentes linguagens: corporal,
visual, sonora e digital para se expressarem e partilharem informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
ATIVIDADE: VALORES EM CONTEXTO - CRIE
SUA HISTÓRIA!
, os estudantes, nesta atividade,
irão: A. construir uma história,
seguindo as seguintes instruções: Crie sua história com uma narrativa breve
de sua história, na qual vocês serão os protagonistas , devendo relatar os
pontos principais da sua trajetória de vida. Então, a história deverá ter: -
Personagem principal (o protagonista - ele). - Personagens secundários. -
Ambiente: onde a sua história acontece. - Trama: os acontecimentos mais
importantes na sua vida pessoal e profissional.
atividade esta na apostila do aluno página 148.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 14/09
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
LEIA
O TRECHO ABAIXO E REFLITA:
Você já parou para pensar o que
um simples canudo plástico pode gerar para a vida marinha de
nosso planeta? Será que nós,
damos a devida importância à vida de outras espécies? Pois é, são
questionamentos profundos,
afinal não há como entender a importância da temática sem uma
boa reflexão.
Outro ponto de destaque é sobre
a água. Você já pensou na quantidade de água que gastamos
diariamente e até quando o
planeta terá água potável para suprir toda essa demanda? Controlar
o consumo de água é uma medida
sustentável, além de proporcionar uma economia no
orçamento da sua família.
Atividade 1.
Sabendo da importância de ter um
mundo mais sustentável, quais ações você pode adotar para
contribuir? Quais hábitos podem
ser mudados para termos um planeta sustentável?
Pensem em pelo menos 3 ações que
poderiam ser implementadas desde já na escola e na sua
casa.
Seja protagonista da sua
história, pequenas atitudes mudam o mundo!
As questões que seguem abaixo, é
para que possam investigar melhor a temática e responder .
a) O que você entende por
consumo consciente?
___________________________________________________________________________
b) Como o consumo consciente
pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o
mundo?
____________________________________________________________________________
c) Você conhece algum projeto
social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou
consumo consciente? Quais ações
são desenvolvidas? Elas são sustentáveis e Caso não
conheça, faça uma pesquisa na
internet e descubra pelo menos uma!
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480
SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE
ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Faça
uma dissertação sobre seu Projeto de Vida, no seu diário de prática e
vivência constando o que pretende fazer ao terminar o ensino médio, qual
faculdade pretende fazer ou curso técnico, ou se vai trabalhar e em qual área
deseja trabalhar. Pode constar também a profissão que deseja seguir; Esta
dissertação tem que possuir no mínimo 8 linhasOBS ENTREGA VIA
EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM, WHATSAPP 997310480
SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
DATA DA ENTREGA 22/08/2020
|
texto: Cidadania
A “cidadania”
designa,de modo geral tudo aquilo que tange de direitos e deveres de um povo
num território.
A cidadania é
a expressão máxima do direito, pois este existe para os cidadãos. Este
atributos, de toda forma, são direitos cívis,direitos públicos e direitos
sociais.
Contudo,cidadania
também significa obedecer as leis e as normas nas quais se baseiam os
direitos dos cidadãos.
Etimologicamente
,a palavra “cidadania” vem do latim”civitas”, que significa cidade. Portanto,
os cidadãos ou civis, possuem os direitos civis ,politicos e sociais emanam
da nação.
É importante
notar que a cidadania é um processo contínuo e em constante transformação(quase
sempre comultativas).
Fica claro o
fato de a nacionalidade ser um pressuposto da cidadania. Atualmente, esta
também identificar se com a maioria, pois esta fundamentada no processo
educativo que forma cidadão, tornando-o apto a cidadania.
Desse modo, aqueles
que muito jovens e, mutas vezes os estrangeiros, não estão preparado para o
exercício da cidadania num determinado território ou cultura.
Por estar
intrensicantemente ligada a noção de direitos, a cidadania pressupõe, em
contrapartida, deveres, ou seja, para que tenhamos o direito á saude,
educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer , temos o direito de
cumprir as leis, eleger o governante e pagar impostos.
Podemos ainda
classificar os direitos do cidadão(tT.H.Marsall,1950) como sendo de natureza
civil, ou seja, aqueles inerentes a liberdade individual, liberdade de
expressão e de pensamento; o direito á propriedade e a justiça.
Existe
aqueles de natureza política, com o direito de participação do exercício do
poder político elegendo e sendo eleito. Por fim, os direitos de caráter
social, com o bem -estar econõmico e social..
De modo
ideal, a cidadania seria o exercício pleno dos direitos políticos,civis e
sociais numa completa liberdade
participativa, posto que a cidadania não acorde com individualismo ou a
passividade.
RESPONDA:
1 DE ACORDO
COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS REGRAS BÁSICAS PARA A CIDADANIA?
2 QUAL O
SIGNIFICADO DA PALAVRA CIDADANIA? CITE EXEMPLO DE CIDADANIA E COMENTE COMO
DEVEMOS EXERCÊ-LA?
3 DE ACORDO
COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA QUEM SEMPRE DIZ A VERDADE?
OBS ENTREGA VIA
EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480
SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE
ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
NESSA ATIVIDADE SERÁ TRABALHADO AS 8 COMPETÊNCIAS SOCIEMOCIONAIS:SÃO ELAS:
CURIOSIDADE DE APRENDER, DETERMINAÇÃO, FOCO, IMAGINAÇÃO CRIATIVA,
INICIATIVA SOCIAL, ORGANIZAÇÃO, PERSISTÊNCIA E RESPONSABILIDADE,
ESSAS COMPETÊNCIAS NOS AJUDAM A APRENDER A SUPERAR OBSTÁCULOS NO DIA A DIA E A NÃO DESISTIR DIANTE DO PRIMEIRO PROBLEMA. OBSERVE AS POSTAGEM A SEGUIR E REFLITA SOBRE AS FIGURAS E RESPONDE O QUESTIONARIO A SEGUIR.
AGORA QUE VOCÊ JA SABE O QUE É COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E QUAIS SÃO ELAS, RESPONDA AS QUESTÕES.
1 - DIANTE DESSA PANDEMIA QUE MUDOU A VIDA DE TODO MUNDO, QUAL FOI O MAIOE DESAFIO QUE VOCÊ ENFRENTOU NOS ÚLTIMOS MESES?
2 - PENSE E ANOTE UMA OU DUAS COMPETÊNCIS SOCIOEMOCIONAIS, QUE AJUDOU VOCÊ A SUPERAR ESSE GRANDE DESAFIO OU PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
3 - REGISTRE COM ESSA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL FOI ACIONADA E DÊ
EXEMPLO DAS AÇÕES EM QUE PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
O REGISTRO PODERÁ SE FEITO EM TEXTO , ÁUDIO,VÍDEO,DESENHO, FOTO, DIÁRIO DE PRÁTICA E VIVÊNCIAS
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
|
OLÁ, PESSOAL !!! COMO VOCÊS ESTÃO? ESPERO QUE ESTEJAM TODOS
BEM!
ESTOU ENVIANDO ESSA SEMANA ATIVIDADE DE ESTUDOS
INTENSIVOS. É NECESSÁRIO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. LEMBRE-SE QUE ATRAVÉS DESSAS
ATIVIDADES VOCÊS RECEBERÃOFREQUÊNCIA E NOTAS. ALGUNS ALUNOS NÃO ESTÃO ME
ENTREGANDO AS ATIVIDADES E ESTÃO FICANDO SEM NOTAS E PRESENÇA. OS ALUNOS
QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS ATIVIDADES , SEGUEM AS SEMANAS DAS
ATIVIDADES. COLOQUEM EM DIA, ENVIAR ATÉ QUARTA FEIRA PARA FECHAMENTO DE
BIMESTRE E OS ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES QUE FOI SOLICITADAS, EU
PROPONHO, QUE OS MESMOS, POSSAM REFAZER / REVALIAR, AS ATIVIDADES QUE AINDA
HAJA DÚVIDAS.
08/06 á 12/06: valores pessoais 15/06 á 19/06 componentes
curriculares 22/06 á 26/06 apostila
do aluno 2 página146 29/06 á 03/07 apostila do aluno 2 páginas 146 á
149 06/07 á 10/07 planejamento 13/07 á 17/07 apostila do aluno
2 páginas 158-159 20/07 á 24/07 apostila do aluno 2 página 160
OBS: ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE AS
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADE REFERENTE AO CADERNO DO ALUNO 2 PAGINA 160
AO TERMINAR DE PONTUAR A RODA DA VIDA NO CADERNO DO ALUNO 2 RESPONDA A REFLEXÃO NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS OU NO
CADERNO DE CLASSE. LEIA COM ATENÇÃO A PÁGINA 160.
·
Nesta aula, vamos trabalhar o
autodesenvolvimento no que diz respeito a habilidades e competências, por
meio de ferramenta colaborativa para estabelecimento de boas relações de
eficiência pessoais e crescimento profissional.
É importante um equilíbrio entre as diferentes áreas da vida, como a
qualidade de vida, a vida profissional, a vida pessoal e os relacionamentos.
Quando uma dessas áreas se sobrepõe às demais, precisamos refletir sobre o
que podemofazepara retomar esse equilíbrio.
Por exemplo, se os
relacionamentos tomam a maior parte do meu tempo livre, seja na companhia dos
amigos ou do namorado(a), como eu
consigo arrumar tempo para a família e para os meus projetos pessoais?
Escolher quando e como priorizar determinadas áreas em cada momento faz parte
da construção de um Projeto de Vida.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA
08/07 E APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINA 158-159
1 FAÇA UMA MATRIZ DE FOFA, OU SEJA,
IDENTIFIQUE SUAS FORÇAS(QUALIDADES), OPORTUNIDADES,FRAQUEZAS(FRAGILIDADES) E
AMEAÇAS.
2 RESPONDA:
a) QUAIS PONTOS PESSOAIS FORTES PODEM SER
USADOS PARA POTENCIALIZAR AS OPOTUNIDADES IDENTIFICADAS?
b) QUAIS PONTOS PESSOAIS FORTE PODEM AJUDAR A
COMBATER O IMPACTO DAS AMEAÇAS?
c) QUE AÇÕES VOCÊ PODE REALIZAR PARA MINIMIZAR
AS FRAQUEZAS POR MEIO DAS OPORTUNIDADES LEVANTADASW
d) QUE AÇÕES VOCÊ PODE REALIZAR PARA DIMINUIR
OU ELIMINAR AS FRAQUEZAS E MINIMIZAR O EFEITO DAS AMEAÇAS?
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS refere-se ao que esta
no ambiente externo, do lado de fora
AS FORÇAS E FRAQUEZAS referem-se ao que esta
em nosso ambiente interno(pessoal de cada um)
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA
CLASSROOMWHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A
ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
|
ATIVIDADE
RESPONDA AS QUESTÕES
1- COMO TRAÇAR UM PLANEJAMENTO DIÁRIO DE ATIVIDADES APROVEITANDO O TEMPO ?
2- QUAL A IMPORTÃNCIA DO PLANEJAMENTO DO DIA DE TRABALHO?
3- O QUE É PLANO DE AÇÃO?
OBS: ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM.
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
|
ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS 24/06 E APOSTILA
PAGINA 146 Á 149 RESPONDA AS QUESTÕES:
1 QUAL FOI O SEU OBJETIVO EM RELAÇÃO AO PROJETO QUE VOCÊ
DESENVOLVEU?
2 ELABORE UM CRONOGRAMA DE
ESTUDOS QUE CONTEMPLARÁ TODO O CONTEÚDO NECESSARIO QUE VOCÊ PRECISARÁ PARA O
EXAME DO ENEM.X
OBS ENVIAR ATIVIDADE VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com
OU CLASSROOM
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
|
REFERENTE A AULA DO CENTRO DE
MIDIA DO DIA 17/06 E APOSTILA DO ALUNO SE
SEGUNDO BIMESTRE PAGINA 146
ELABORE UM PROJETO (ALGO QUE VOCÊ DESEJA MUITO REALIZAR)
DEFINA O PROJETO, OU SEJA UMA META/ OBJETIVO,
,POR EXEMPLO LER DOIS LIVRO NO MÊS , APRIMORAR SEU
CONHECIMENTO EM TRIGONOMETRIA, PASSAR NA FACULDADE, CONSEGUIR UM EMPREGO ETC.
DEFINA UM PRAZO PARA ALCANÇAR ESSE PROJETO / OBJETIVO ,/
META.
ELABOE SEU PLANO ,/PLANEJAMENTO,RESPONDER O LINK ABAIXO |