terça-feira, 8 de dezembro de 2020

BIOLOGIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

  Orientações para as atividades: 

-  horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00 

-  assistir às aulas: https://youtu.be/ivSTi0AL4Ec, https://youtu.be/R-XTTOQU_yM, https://youtu.be/qhLy369JCLM e https://youtu.be/0iSir1_nTAw  

-  período da atividade: 07/12 à 14/12

-  entrega das atividades: 14/12

-  como entregar: E-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Seleção natural: 

1. Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva. Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.

 

a)   Seleção natural e mutação.

b)  Lei do uso e desuso e seleção natural.

c)   Lei do uso e desuso e lei da necessidade.

d)  Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

e)   Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.

 

2. Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:

 

a)  Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.

b)  Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.

c)  Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.

d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.

e)  Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

 

Evolução dos seres vivos 

Como surgem tantas espécies tão diferentes?

Para entender a matéria, leia o artigo “A evolução não é uma escada rumo ao progresso”. A reportagem, entre outras informações, Morales (2016) evidencia que a explicação para a quantidade de espécies existentes é a evolução - um processo natural de modificação das espécies ao longo dos anos, possibilitando o surgimento de novas espécies a partir de pré-existentes. “Esse processo ocorre devido à variação, criada pela mutação genética, entre os indivíduos da mesma espécie. A seleção natural pode agir beneficiando a reprodução dos indivíduos que possuem os melhores genótipos, modificando as características da espécie ou dando origem a outras. Outros mecanismos genéticos aleatórios, como a deriva genética, também podem provocar a diversificação de espécies”. 

Veja a reportagem completa, disponível em:

https://comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=129&id=1577  

 



 

 

 

 

Exercício complementar: 

(Enem/2018) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações. Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque:

a)   propicia o fluxo gênico.                                   

b)  intensifica o manejo de espécies.   

c)   amplia o processo de ocupação humana.         

d)  aumenta o número de indivíduos nas populações.

e)  
favorece a formação de ilhas de proteção integral.

 

 


 

 


 Fósseis 


 

Questão complementar: 

(Enem/2018) Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas. Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da: 

a)   proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis.

b)  produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.

c)   exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.

d)  ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimentos do adulto.

e)   utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

assistir às aulashttps://youtu.be/iVTqnNuZLPE

período da atividade: 30/11 à 07/12

entrega das atividades07/12

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Os processos da evolução e a seleção natural:

 

Considerando os estudos, responda às questões:



 


Registre as respostas em seu caderno.

 

 

4. Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água. Esses ácidos atuam no processo de modo a:

 

a)       Hidrolisar os lipídios.

b)       Agir como detergentes.

c)       Tornar os lipídios anfifílicos.

d)       Promover a secreção de lipases.

e)       Estimular o trânsito intestinal dos lipídios.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

 


ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

- assistir às aulas: https://youtu.be/v2piI0TbRSE

- período da atividade: 09/11 à 16/11

- entrega das atividades: 16/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Evidências evolutivas:

 

1.       Pesquise sobre órgãos vestigiais, embriologia comparada e evidências nucleares; escreva o que encontrou.

 

 

 

2.       (Enem) O deserto é um bioma que se localiza em regiões de pouca umidade. A fauna é, predominantemente, composta por animais roedores, aves, répteis e artrópodes. Uma adaptação, associada a esse bioma, presente nos seres vivos dos grupos citados é o(a):

 

a) Existência de numerosas glândulas sudoríparas na epiderme.

b) Eliminação de excretas nitrogenadas de forma concentrada.

c) Desenvolvimento do embrião no interior de ovo com casca.

d) Capacidade de controlar a temperatura corporal.

e) Respiração realizada por pulmões foliáceos.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

assistir às aulashttps://youtu.be/v2piI0TbRSE

período da atividade: 03/11 à 09/11

entrega das atividades09/11

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Órgãos Homólogos e Análogos – outra evidência evolutiva

É importante que compreendam que os órgãos homólogos indicam uma ancestralidade comum entre as espécies, por terem mesma origem embrionária e que os órgãos análogos indicam uma convergência adaptativa entre espécies, muitas vezes, bem diferentes, mas que compartilham ambientes similares.

 

 



 



 3
(Enem) A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água. A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a):

a) diminuição do cálice.

b) alongamento do ovário.

c) disponibilização do néctar.

d) intensificação da cor das pétalas.

e) aumento do número de estames.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

assistir às aulashttps://youtu.be/0iSir1_nTAw

período da atividade: 26/10 à 02/11

entrega das atividades02/11

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Fósseis – uma evidência evolutiva


 

Questão complementar:

(Enem/2018) Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas. Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da:

a) proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis.
b) produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.
c) exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.
d) ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimentos do adulto.
e) utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

assistir às aulashttps://youtu.be/R-XTTOQU_yM e https://youtu.be/qhLy369JCLM

período da atividade: 19/10 à 26/10

entrega das atividades26/10

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Evolução dos seres vivos

Como surgem tantas espécies tão diferentes?

Para entender a matéria, leia o artigo “A evolução não é uma escada rumo ao progresso”. A reportagem, entre outras informações, Morales (2016) evidencia que a explicação para a quantidade de espécies existentes é a evolução - um processo natural de modificação das espécies ao longo dos anos, possibilitando o surgimento de novas espécies a partir de pré-existentes. “Esse processo ocorre devido à variação, criada pela mutação genética, entre os indivíduos da mesma espécie. A seleção natural pode agir beneficiando a reprodução dos indivíduos que possuem os melhores genótipos, modificando as características da espécie ou dando origem a outras. Outros mecanismos genéticos aleatórios, como a deriva genética, também podem provocar a diversificação de espécies”.

Veja a reportagem completa, disponível em:                                                                                              

https://comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=129&id=1577

 


 

 

Exercício complementar:

(Enem/2018) Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações. Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque:

a) propicia o fluxo gênico.                                   b) intensifica o manejo de espécies.  

c) amplia o processo de ocupação humana.         d) aumenta o número de indivíduos nas populações.

e) favorece a formação de ilhas de proteção integral.

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/ivSTi0AL4Ec

- período da atividade: 13/10 à 19/10

- entrega das atividades: 19/10

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

                                               Atividades de revisão:

 

1. Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva. Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.

 

a) Seleção natural e mutação.

b) Lei do uso e desuso e seleção natural.

c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.

d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.

 

2. Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:

 

a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.

b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.

c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.

d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.

e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

 

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 bio3ab

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

assistir à aulahttps://youtu.be/ivSTi0AL4Ec

período da atividade: 28/09 à 05/10

entrega das atividades05/10

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.





 

 

Exercício complementar:

58 (Enem 2012 - Primeiro Dia)

Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de

a.       Garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b.      Latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c.       Sacos plásticos de supermercado como condicionantes de lixo caseiro.

d.      Embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e.       Garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

 

 

      ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09  

 

Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00

assistir às aulashttps://youtu.be/wKIAAhTokyo

período da atividade: 21/09 à 28/09

entrega das atividades28/09

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Atividades:



Após pesquisarem sobre as características das teorias científicas que buscam explicar a origem dos seres vivos, respondam às questões no caderno pessoal:

 

1.       Diferencie Biogênese e Abiogênese.

 

 

 

 

 

2.        É possível dizer que a Panspermia Cósmica e a Biogênese podem ser teorias complementares? Justifique.

 

 

 

 

 

 

3.       Existe relação entre a Biogênese e a teoria da Evolução Química? Descreva.

 

 

 

 

 

Exercício complementar:

81 (Enem 2012 - Primeiro Dia)

A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.

 



 

 

Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?

a.       As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.

b.      Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.

c.       Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.

d.      Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.

e.      Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta

  
   ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
assistir às aulashttps://youtu.be/wKIAAhTokyo
período da atividade: 14/09 à 21/09
entrega das atividades21/09
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
assistir às aulashttps://youtu.be/wKIAAhTokyo
período da atividade: 14/09 à 21/09
entrega das atividades21/09
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.






































Exercício extra:
As ideias de Charles Darwin, publicadas em 1859, no livro A origem das espécies, representam uma revolução na forma de enxergar a história da vida. Assinale a alternativa cujo exemplo ilustra corretamente os princípios postulados por Darwin.
a.       O aumento na produção de melanina pelas células da pele de seres humanos, como consequência de mutações genéticas diante da intensa radiação solar nos trópicos.
b.      A incapacidade de peixes cavernícolas em enxergar nos ambientes em que vivem, como consequência da recombinação gênica e atrofia gradual dos olhos, pela não utilização desses órgãos.
c.       O aparecimento de pulmões pelo esforço contínuo em peixes que apresentavam a necessidade de respirar o ar atmosférico em períodos de seca.
d.      A seleção, a sobrevivência e a reprodução de variações na população de répteis, que produzem ovos com a casca mais resistente à dessecação, em ambientes terrestres com condições secas.
e.      O desenvolvimento gradual de resistência em insetos submetidos ao uso contínuo e excessivo de produtos químicos para o seu extermínio.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
assistir às aulashttps://youtu.be/ivSTi0AL4Ec
período da atividade: 08/09 à 14/09
entrega das atividades14/09
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:















ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 17/08 à 24/08
- entrega das atividades: 24/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1.       Pesquise e responda:
a.        O que acontece com os alimentos ingeridos, desde a boca até a excreção/evacuação? Explique considerando também o transporte dos nutrientes e a obtenção de energia para o corpo.









b.       Indique e explique o papel dos sistemas nervoso e endócrino durante todo o processo.


                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/zrf6_UJlK-0
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


Para dar continuidade aos estudos, a proposta agora é investigar algumas especificidades da anatomia e fisiologia humana. Para iniciar, temos que relembrar o fato de que somos parte da natureza e somos classificados como animais, pertencentes ao grupo dos mamíferos, estudados anteriormente.
 



     3. Comente e explique essa afirmação: `` a digestão e a respiração são chamadas funções de nutrição``

ATIVIDADES
    
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º B: gtczho4


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º A: khjkw7k
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º B: gtczho4
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/Lp241l9dhiM
- período da atividade: 03/08 à 10/08
- entrega das atividades: 10/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1.      Pesquise os 5 grupos de vertebrados e complete as questões sobre cada um deles.
    
a.       Peixes:

- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas

b.      Anfíbios:

- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas

c.       Repteis:

- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas

d.      Aves:

- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas

e.       Mamíferos:

- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas


Obs: assistam à aula do CM para facilitar a compreensão dessas características (a professora explica uma a uma resumidamente.) 







                                    
   ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos conteúdos já trabalhados durante o bimestre.

- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020

CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º A: khjkw7k
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º B: gtczho4



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07



ATIVIDADES

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
assistir à aulahttps://youtu.be/uk4Dhbuj4yE
período da atividade: 20/07 à 27/07
entrega das atividades: 27/07
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras
    
Fisiologia:
A fisiologia é o ramo da Biologia que estuda o funcionamento dos organismos vivos. A palavra fisiologia é de origem grega e deriva de physis “natureza” e logos “estudo, conhecimento”. Essa linha de estudo envolve a compreensão das funções de células, tecidos, órgãos e sistemas dos organismos, bem como a interação entre eles e a sua importância para a sobrevivência.
Para isso, a fisiologia trata do estudo das múltiplas funções químicas, físicas e biológicas que garantem o adequado funcionamento dos seres vivos.
Ela também pode ser classificada conforme o seu objeto de estudo como, por exemplo, a Fisiologia Animal, que estuda o funcionamento dos organismos animais. Nessa área encontra-se também a Fisiologia Humana, voltada ao estudo dos seres humanos.
Anatomia:
Anatomia é o campo da biologia que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, a sua localização e a sua relação com outras partes do corpo.

     



LINK GOOGLE CLASS ROOM 3º A:
CÓDIGO: khjkw7k

CÓDIGO: gtczho4

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

Pesquisar e responder com suas palavras:

a.        O que é germinação?


b.       Quais são os fatores que afetam a germinação?


c.        Quais são as fases da germinação?



d.       Qual é a fase de embebição?


e.        Qual é a fase de indução do crescimento?



f.        Qual é a fase do crescimento do eixo embrionário?



g.       Quais são os tipos de germinação?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07


     Orientações para as atividades:
     - horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
     - período da atividade: 06/07 à 13/07
     - entrega das atividades: 13/07
     - como entregar: e-mail: simeirerezende@hotmail.com
     WhatsApp e Google Class Room.
     As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
      O que é um cladograma e como completar um? https://www.youtube.com/watch?v=GfCfuhTz3is


      ENVIAR PARA O E-MAIL: simeirerezende@hotmail.com
   

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

     ATIVIDADES


     CÓDIGO: gtczho4

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES

Resolva os exercícios
1.      De acordo com a classificação de Whittaker, podemos dividir os seres vivos em cinco reinos, sendo o reino Animalia um deles. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não corresponde a uma característica presente nesse grupo.
a) Nutrição heterotrófica.
b) Organismos multicelulares.
c) Seres procarióticos.
d) Presença de tecidos verdadeiros.
e) Presença de estágio embrionário denominado blástula.

2.      O reino Animalia abrange uma grande quantidade de organismos, sendo alguns extremamente diferentes. Todos esses seres, no entanto, apresentam três características em comum:
a) a presença de notocorda, fendas faríngeas e tubo nervoso.
b) a presença de mais de uma célula formando o corpo, nutrição heterotrófica e célula eucarionte.
c) a presença de tecidos verdadeiros, sistema nervoso e sistema digestório completo.
d) a presença de sistemas, respiração pulmonar e nutrição heterotrófica.
e) a presença de nutrição heterotrófica, uma ou mais células formando o corpo e presença de tecidos verdadeiros.

3.      Podemos dividir o Reino Animal em nove filos mais representativos. Entre os filos listados a seguir, marque o único no qual é possível encontrar organismos com exoesqueleto quitinoso.
a) Filo Porifera.
b) Filo Arthropoda.
c) Filo Nematoda.
d) Filo Mollusca.
e) Filo Cnidaria.

4.      Costumamos dividir os seres vivos de acordo com a classificação de Whittaker em cinco reinos, sendo eles o Animalia, Plantae, Fungi, Protista (atualmente chamado de Protoctista) e Monera. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente a principal diferença entr
 e os organismos do Reino Animalia e Fungi.
a) Apenas o reino Animalia agrupa seres eucarióticos.
b) Apenas o reino Fungi possui representantes unicelulares.
c) Apenas o reino Animalia possui representantes multicelulares.
d) Apenas o reino Fungi possui nutrição autotrófica.
e) Apenas o reino Animalia possui nutrição heterotrófica.

5.      Sobre a classificação dos seres vivos, é correto afirmar:
a) O Reino Protista compreende, apenas, seres eucariontes unicelulares e fotossintetizantes.
b) O Reino Animalia reúne organismos eucarióticos, multicelulares e heterotróficos, morfologicamente muito diferentes entre si.
c) Todas as algas são seres multicelulares fotossintetizantes e fazem parte do Reino Plantae.
d) Os fungos são classificados como seres eucarióticos, exclusivamente unicelulares, que apenas se reproduzem assexuadamente.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

26/05/2020 até 29/05/2020 para serem realizadas, as atividades que não foram entregues pelos alunos nas semanas anteriores.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES
    AULA SOBRE VÍRUS:

     Exercícios:

    1.       O que é um vírus?

    2.       Quais são as características gerais dos vírus?

    3.       Como é a estrutura viral dos vírus?

    4.       Como é o ciclo reprodutivo dos vírus?

     5.       Comente:
      a)       O vírus é um ser vivo?


     Bons estudos! J simeirerezende@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES


     Responda:

    1. Algumas plantas não possuem um tecido condutor especializado para o transporte de seiva bruta e elaborada. Chamamos essas plantas de avasculares.  Que grupo de plantas não apresenta tecido condutor?

     a) Apenas as pteridófitas
    b) As briófitas e pteridófitas
    c) Apenas as briófitas
    d) Angiospermas
     e) Gimnospermas

    2. A semente foi, sem dúvida, uma grande novidade evolutiva, ela garantiu maior proteção ao embrião, além de facilitar a dispersão das espécies. Qual grupo de plantas não apresenta sementes?

    a) Briófitas e angiospermas
    b) Briófitas e pteridófitas
    c) Pteridófitas e gimnospermas
    d) Gimnospermas e angiospermas
    e) Pteridófitas e angiospermas

     3. Associe o reino a algumas de suas características:



BONS ESTUDOS!! J simeirerezende@hotmail.com


     ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES


    1.       Assistir ao vídeo no YouTube:
      2.       Resolver os exercícios:
     1. Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Assinale a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia.
    a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos;
    b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
    c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos;
    d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos;
    e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.
    2. Sobre a classificação dos seres vivos é correto afirmar que:
    a) o reino Monera a representado por seres pluricelulares destituídos de parede celular.
    b) o reino Protoctista é representado por organismos procariontes unicelulares com reprodução assexuada e sexuada.
    c) o reino Plantae é representado geralmente por seres procariontes unicelulares e autotróficos fotossintetizantes.
    d) o reino Animalia é representado somente por procariontes pluricelulares.
    e) o reino Fungi é representado por eucariontes que podem ser unicelulares ou pluricelulares.
    3. Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:
    a) Pinheiro, leguminosas e gramíneas.
    b) Avencas, bromélias e cítricos.
    c) Samambaias, pinheiros e orquídeas.
    d) Leguminosas, algas e gramíneas.
    e) Cítricos, cactáceas e cogumelos.
    4. Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:
    a) Gimnospermas.             
    b) Coníferas.                
    c) Briófitas.                
    d) Pteridófitos.                 
    e) Angiospermas.

     BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!! J
    QUALQUER DÚVIDA: simeirerezende@hotmail.com

   


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

   1.      
    Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais restrita.
a) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.
c) Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie.
d) Reino – filo – classe – ordem – família – gênero – espécie.
e) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.

   2.      A ordem Carnivora inclui espécies tais como cães e ursos. Para pertencer à mesma ordem, essas espécies também devem pertencer:
a) à mesma família.
b) ao mesmo gênero.
c) à mesma espécie.
d) à mesma classe.

   3.      Um grupo formado por diferentes ordens com características semelhantes é chamado de:
a) reino.       b) filo.          c) classe.          d) família         e) gênero.

   4.      No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:



a) 3 espécies e 3 gêneros.
b) 9 espécies e 3 gêneros.
c) 3 espécies de uma única família.
d) 9 espécies de um mesmo gênero.
e) 3 espécies de uma única ordem.

   5.      Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família. Isso levará o cientista a criar:
a) uma nova família com um novo gênero.
b) somente uma nova espécie.
c) um novo gênero com uma nova espécie.
d) uma subespécie.
e) uma nova ordem com uma nova família.

   6.      Faça uma tabela classificando em ESPÉCIE, GÊNERO, FAMÍLIA, ORDEM, CLASSE, FILO, REINO E DOMÍNIO:
    a.       Ervilha
    b.      Bactéria Escherichia coli
    c.       Cachorro
    d.      Abacaxi
    e.       Onça pintada

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