ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
30/11 a 04/12 de 2020 ATIVIDADES
Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela
introdução de materiais na atmosfera. Caderno do Aluno vol 4 As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE
ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO vol 4
Quais métodos são usados para determinar as
concentrações dos gases poluentes na atmosfera? Descreva-os.
Quais os objetivos do programa de monitoração da qualidade do ar da CETESB?
O que é o PROCONVE? Quais foram os benefícios de implantá-lo?
Tire foto(s) do
que realizou e poste no classroom. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
23 a 27/11 de 2020
ATIVIDADES
Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela
introdução de materiais na atmosfera. Caderno do Aluno vol 4 As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE
Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela
introdução de materiais na atmosfera. ATMOSFERA Pesquise e descreva algumas de suas funções. Explique por que pode ser considerada como um “cobertor”
do planeta. Por que é um depositor e acumulador de gases? Por que é o componente fundamental do ciclo hidrológico? Por que tem função vital de proteção da Terra?
Tire foto(s) do
que realizou e poste no classroom. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE
ENTREGA 09 a 13/11 de 2020 ATIVIDADES Atividade 1:
Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera.
Caderno do Aluno vol 4 As atividades deverão ser
entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO
4°BIMESTRE
Atividade 1:
Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera. 1.O que é poluição? Quais tipos de
poluição você conhece? 2. Vocês conhecem quais são as
substâncias poluentes? 3. Quais gases poluentes são liberados na
atmosfera? 4.
Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera? 5. O que você entende por ciclo
biogeoquímico? 6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da
ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?
Tire
foto(s) do que realizou e poste no classroom. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO DE ENTREGA 03 a 06/11 de 2020 ATIVIDADES CADERNO DO ALUNO VOL 3 PG 340 ATIVIDADE 2 As atividades deverão ser entregues pelo classroom
e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 40 ATIVIDADE 2
2.C Realizem a seguinte pesquisa: selecionem
3 alimentos que são ricos em carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas.
Indiquem as estruturas, propriedades e funções no organismo de cada
componente.
Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES CADERNO
DO ALUNO VOL 3 PG 39 ATIVIDADE
2 As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 39 ATIVIDADE 2
Pesquise sobre a história da talidomida. Faça o resumo das principais
ideias, socialize com os(as) colegas e responda as questões a seguir: a) O que são isômeros? b) Qual a importância de
conhecê-los? Tire foto(s) do que realizou e
poste no classroom. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36 ATIVIDADE 1
1.
Tenha o caderno do aluno, São Paulo Faz Escola,
em mãos. 2.
Assista a vídeo aula do link abaixo, acompanhe
a explicação e resolva os exercícios propostos. 3.
Faça um resumo em seu caderno, elencando as
pontos mais relevantes do conteúdo explicitado. Tire
foto(s) do que realizou e poste no classroom. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ 04/09
CADERNO DO ALUNO
3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA
36, 38 e 39
ATIVIDADE 1N e 1O
ATENÇÃO: Os
alunos que já realizaram essas atividades, não precisam refazer. Apenas
registrar as dúvidas que houver no caderno de Química. Os alunos que não
fizeram, precisam realizar todas as atividades.
Não
precisa copiar o texto no caderno de classe, apenas as perguntas e as respostas.
Com nome, número, série e data.
BIOMASSA NO BRASIL
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de
energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual
sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa
dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a
utilização das fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a
principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma
fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a
lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a
biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material
constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de
animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço
de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz,
excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável,
pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é
transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas
plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não
agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de
forma significativa.
Entre as principais vantagens da
biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte; - Proporciona o reaproveitamento dos resíduos; - Alta eficiência energética; - É uma fonte energética renovável e limpa; - Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido
planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte
incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão
excessiva de gases.
A utilização da energia da
biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas
alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de
vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel,
biogás, etc.
Por Wagner de Cerqueira e
Francisco
1. Com base no texto acima, pesquise e registre no seu
caderno de classe:
1.1 O que é biomassa?
1.2 Como é produzida?
1.3 Como é classificada?
2. Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 39
ATIVIDADE 1N e 1O
Não precisa copiar o texto no caderno de
classe, apenas as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.
BIOMASSA
NO BRASIL
A
busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um
elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde
os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de
recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das
fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a principal
substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte
utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha
como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz
parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material constituído
principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e
vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de
cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz,
excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável,
pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é
transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas
plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride
o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma
significativa.
Entre as principais vantagens da
biomassa estão:
-
Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte; - Proporciona o reaproveitamento dos resíduos; - Alta eficiência energética; - É uma fonte energética renovável e limpa; - Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido
planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte
incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão
excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa
é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas
energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários
biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
1. Com base no
texto acima, pesquise e registre no seu caderno de classe:
1.1 O que é
biomassa?
1.2 Como é
produzida?
1.3 Como é
classificada?
Tire foto(s) do que realizou e
poste no classroom.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
1. Pesquise e registre
no seu caderno de classe, a quantidade de carbonos, a temperatura de ebulição
em (°C) e a utilização de cada elemento a seguir:
1.1 Gás:
1.2 Gasolina:
1.3 Querosene:
1.4 Óleo diesel:
1.5 Óleo
lubrificante:
1.6 Resíduos:
2. Com o auxílio
das questões anteriores, qual relação você percebe entre a quantidade de
carbonos e a temperatura de ebulição?
Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.
As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 1.A
O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que
a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos,
principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas somente por átomos de
carbono e de hidrogênio) associados a pequenas quantidades de outras classes de
compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre.
A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de
que ele
se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões
de anos (estima-se que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500
milhões de anos). Ocorreu que principalmente pequenos seres marinhos, como
animais e vegetais unicelulares, acabaram se depositando no fundo de lagos e
mares. Com o tempo, houve acumulação de sedimentos e essa matéria orgânica
foi empurrada para partes ainda mais profundas, onde condições elevadíssimas
de pressões e temperatura, bem como ausência de oxigênio, impediram que
bactérias realizassem a decomposição rápida dessa matéria orgânica. Mas sob
ação de bactérias anaeróbicas, ela decompôs-se ao longo de milhões de anos,
gerando o petróleo.
O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços
vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório. É
daí que vem o nome petróleo, que significa óleo de pedra. Além disso, visto que são
gerados pela decomposição de seres vivos, o petróleo, o gás natural e o
carvão são denominados de combustíveis fósseis e são todos recursos esgotáveis, ou seja, não são renováveis.
É também graças a essa origem que a grande
maioria das reservas petrolíferas encontra-se em bacias sedimentares e
depressões geológicas abaixo do fundo do mar, que podem estar próximas à
superfície ou a mais de cinco mil metros de profundidade. Acredita-se que
grande parte do petróleo foi perdida na superfície por meio de vazamentos ou
exsudações, por isso que o petróleo já era usado desde a antiguidade. Os
babilônios, por exemplo, usavam o petróleo para calefação, pavimentação de
vias e impermeabilização de suas residências; os egípcios também usavam o
petróleo para essas finalidades e para a construção das pirâmides,
iluminação, embalsamamento de corpos e tratamento de muitas doenças.
O querosene foi a
primeira fração do petróleo a ter importância comercial, pois ele passou a
ser usado na iluminação de casas, fábricas e comércios, o que ajudou a
preservar as baleias, pois até então o óleo das baleias era o principal
combustível de lamparinas e lampiões.
A gasolina passou a ser
o derivado mais valioso do petróleo no final do século XIX com a invenção
do motor a explosão, cujo
combustível é a gasolina.
Mas os derivados do petróleo também
são usados na fabricação de inúmeros materiais que usamos no cotidiano, como
os polímeros, plásticos usados em embalagens, brinquedos, roupas, calçados,
borracha, cola, tintas, detergentes, vernizes, resinas, inseticidas,
fungicidas, corantes, solventes, explosivos e assim por diante.
1. Leia
atentamente o texto acima e registre no seu caderno de classe, respondendo as
questões:
1.1
O que é o petróleo? De onde vem?
1.2
Como o petróleo é extraído?
1.3
Você conhece algum derivado de
patróleo? Qual(is)?
1.4
Podemos usar petróleo como combustível
no carro?
1.5
Existem outras fontes de combustíveis?
1.6
Qual o tratamento dado ao petróleo após
sua extração?
2. O texto é
apenas uma base para você saber do que se trata a atividade.
Tire foto(s) do que realizou e
poste no classroom.
|
ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 38 - ATIVIDADE 1.A
As atividades
deverão ser entregues pelo classroom e pelo
CADERNO DO ALUNO
QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 1.A
E REVISÃO DAS
ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07
Alunos, devido a
confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas
de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um
de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este
conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de
aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31
de julho, sexta-feira.
Peço que cada
aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no
blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido
realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no
grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até
quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser
consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta
semana.
Embora as
atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com
o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas
pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos
os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em
dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades
propostas para que não haja defasagem.
Conforme já é
costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail
e no Classroon.
1.
Situações-problemas: Responda registrando no
caderno de classe, suas próprias ideias;
1.1
Você bebe que tipo de água?
1.2
Você já presenciou algum tipo de desperdício
de água?
1.3
Que tipo de água pode ser colocada no aquário?
1.4
A água da piscina necessita de algum tipo de
tratamento? Qual?
1.5 Já
ouviu falar de pH? E de pH neutro?
1.6 Você já imaginou o planeta
sem água?
1.7 É preciso economizar água? De que forma?
2.
Com base na questão 1.5 pesquise o que é pH e registre no
caderno de classe. Depois, pesquise o que é pH neutro e registre novamente no
caderno de classe.
3.
A fórmula da água é H2O. Qual é a fórmula da água
oxigenada? E da água destilada? E da água tônica? Explique as diferenças
registrando no caderno de classe.
4.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
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PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Interação via
mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES
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RESPONDER O LINK – 3ºB
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