terça-feira, 1 de dezembro de 2020

QUÍMICA

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

30/11 a 04/12 de 2020

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera. Caderno do Aluno vol 4

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE

 

ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO vol 4

 

Quais métodos são usados para determinar as concentrações

dos gases poluentes na atmosfera?

Descreva-os.

 

Quais os objetivos do programa de monitoração

da qualidade do ar da CETESB?

 

O que é o PROCONVE? Quais foram os benefícios

de implantá-lo?

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

23 a 27/11 de 2020

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera. Caderno do Aluno vol 4

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE

 

Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera.

 

ATMOSFERA

 

Pesquise e descreva algumas de suas funções.

 

Explique por que pode ser considerada como um “cobertor” do planeta.

 

Por que é um depositor e acumulador de gases?

 

Por que é o componente fundamental do ciclo hidrológico?

 

Por que tem função vital de proteção da Terra?

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

 

PRAZO DE ENTREGA

 

09 a 13/11 de 2020

 

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera. Caderno do Aluno vol 4

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE

 

Atividade 1: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera.

 

1.O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?

2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?

3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?

 4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera?

5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?

6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

03 a 06/11 de 2020

 

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO VOL 3 PG 340

ATIVIDADE 2

 

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 40

ATIVIDADE 2

 

2.C Realizem a seguinte pesquisa: selecionem 3 alimentos que são ricos em carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. Indiquem as estruturas, propriedades e funções no organismo de cada componente.

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO VOL 3 PG 39

ATIVIDADE 2

 

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 39

ATIVIDADE 2

 

Pesquise sobre a história da talidomida. Faça o resumo das principais ideias, socialize com os(as) colegas e responda as questões a seguir:

a) O que são isômeros?

 b) Qual a importância de conhecê-los?

Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO VOL 3 PG 39

ATIVIDADE 2

 

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 39

ATIVIDADE 2

 

1.      Tenha o caderno do aluno, São Paulo Faz Escola, em mãos.

 

2.A Registre suas hipóteses e ideias para as seguintes situações-problema:

1. O que é uma alimentação saudável?

2. Quais alimentos são essenciais para a vida humana?

3. O salgadinho de milho traz algum benefício à saúde?

 

2.       Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 36

ATIVIDADE 1

 

1.       Tenha o caderno do aluno, São Paulo Faz Escola, em mãos.

2.       Assista a vídeo aula do link abaixo, acompanhe a explicação e resolva os exercícios propostos.

 

https://youtu.be/6MNy-hSFJvM

 

 

3.       Faça um resumo em seu caderno, elencando as pontos mais relevantes do conteúdo explicitado.

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09

CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 36, 38 e 39
ATIVIDADE 1N e 1O

ATENÇÃO: Os alunos que já realizaram essas atividades, não precisam refazer. Apenas registrar as dúvidas que houver no caderno de Química. Os alunos que não fizeram, precisam realizar todas as atividades.

Não precisa copiar o texto no caderno de classe, apenas as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.

BIOMASSA NO BRASIL
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco


1.       Com base no texto acima, pesquise e registre no seu caderno de classe:
1.1    O que é biomassa?
1.2    Como é produzida?
1.3    Como é classificada?
2.       Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 39
ATIVIDADE 1N e 1O

Não precisa copiar o texto no caderno de classe, apenas as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.

BIOMASSA NO BRASIL
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco


1.       Com base no texto acima, pesquise e registre no seu caderno de classe:
1.1    O que é biomassa?
1.2    Como é produzida?
1.3    Como é classificada?
Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
1.       Pesquise e registre no seu caderno de classe, a quantidade de carbonos, a temperatura de ebulição em (°C) e a utilização de cada elemento a seguir:
1.1    Gás:
1.2    Gasolina:
1.3    Querosene:
1.4    Óleo diesel:
1.5    Óleo lubrificante:
1.6    Resíduos:
2.       Com o auxílio das questões anteriores, qual relação você percebe entre a quantidade de carbonos e a temperatura de ebulição?
Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 1.A


O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas somente por átomos de carbono e de hidrogênio) associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre.
A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de que ele se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões de anos (estima-se que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500 milhões de anos). Ocorreu que principalmente pequenos seres marinhos, como animais e vegetais unicelulares, acabaram se depositando no fundo de lagos e mares. Com o tempo, houve acumulação de sedimentos e essa matéria orgânica foi empurrada para partes ainda mais profundas, onde condições elevadíssimas de pressões e temperatura, bem como ausência de oxigênio, impediram que bactérias realizassem a decomposição rápida dessa matéria orgânica. Mas sob ação de bactérias anaeróbicas, ela decompôs-se ao longo de milhões de anos, gerando o petróleo.
O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório. É daí que vem o nome petróleo, que significa óleo de pedra. Além disso, visto que são gerados pela decomposição de seres vivos, o petróleo, o gás natural e o carvão são denominados de combustíveis fósseis e são todos recursos esgotáveis, ou seja, não são renováveis.
É também graças a essa origem que a grande maioria das reservas petrolíferas encontra-se em bacias sedimentares e depressões geológicas abaixo do fundo do mar, que podem estar próximas à superfície ou a mais de cinco mil metros de profundidade. Acredita-se que grande parte do petróleo foi perdida na superfície por meio de vazamentos ou exsudações, por isso que o petróleo já era usado desde a antiguidade. Os babilônios, por exemplo, usavam o petróleo para calefação, pavimentação de vias e impermeabilização de suas residências; os egípcios também usavam o petróleo para essas finalidades e para a construção das pirâmides, iluminação, embalsamamento de corpos e tratamento de muitas doenças.
querosene foi a primeira fração do petróleo a ter importância comercial, pois ele passou a ser usado na iluminação de casas, fábricas e comércios, o que ajudou a preservar as baleias, pois até então o óleo das baleias era o principal combustível de lamparinas e lampiões.
gasolina passou a ser o derivado mais valioso do petróleo no final do século XIX com a invenção do motor a explosão, cujo combustível é a gasolina.
Mas os derivados do petróleo também são usados na fabricação de inúmeros materiais que usamos no cotidiano, como os polímeros, plásticos usados em embalagens, brinquedos, roupas, calçados, borracha, cola, tintas, detergentes, vernizes, resinas, inseticidas, fungicidas, corantes, solventes, explosivos e assim por diante.

1.       Leia atentamente o texto acima e registre no seu caderno de classe, respondendo as questões:
1.1    O que é o petróleo? De onde vem?
1.2    Como o petróleo é extraído?
1.3    Você conhece algum derivado de patróleo? Qual(is)?
1.4    Podemos usar petróleo como combustível no carro?
1.5    Existem outras fontes de combustíveis?
1.6    Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?
2.       O texto é apenas uma base para você saber do que se trata a atividade.
Tire foto(s) do que realizou e poste no classroom.




                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 38 - ATIVIDADE 1.A
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo  

CADERNO DO ALUNO

QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 1.A
E REVISÃO DAS ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07

Alunos, devido a confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31 de julho, sexta-feira.
Peço que cada aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta semana.
Embora as atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades propostas para que não haja defasagem.

Conforme já é costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail e no Classroon. 

1.       Situações-problemas: Responda registrando no caderno de classe, suas próprias ideias;
1.1    Você bebe que tipo de água?
1.2    Você já presenciou algum tipo de desperdício de água?
1.3    Que tipo de água pode ser colocada no aquário?
1.4    A água da piscina necessita de algum tipo de tratamento? Qual?
1.5  Já ouviu falar de pH? E de pH neutro?
1.6  Você já imaginou o planeta sem água?
1.7   É preciso economizar água? De que forma?
2.     Com base na questão 1.5 pesquise o que é pH e registre no caderno de classe. Depois, pesquise o que é pH neutro e registre novamente no caderno de classe.
3.     A fórmula da água é H2O. Qual é a fórmula da água oxigenada? E da água destilada? E da água tônica? Explique as diferenças registrando no caderno de classe.
4.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

10/07/2020

Interação via mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK – 3ºB

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES

REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1




Atividade 1: Equilíbrio químico

1.       Faça uma pesquisa sobre o significado do termo equilíbrio químico. Dê exemplos de reações com essa característica.
2.       Explique como os fatores abaixo alteram o rendimento de uma reação química;
a)      Temperatura.
b)      Pressão.
c)       Concentração de reagentes.
3.       Como é expresso o valor de uma constante de equilíbrio químico?
4.       Utilizando sua resposta do exercício 3, calcule a constante de equilíbrio químico para a reação que forma o ácido carbônico (H2CO3):


























Atividade 2: A rapidez das transformações químicas

1.       Responder itens A, B e C da atividade 3C do Caderno do Aluno, página 37.
2.       Responder atividade 3D do Caderno do Aluno, página 37.
3.       Responder atividade 3E do Caderno do Aluno, página 37.
4.       Responder itens A, B e C da atividade 3G do Caderno do aluno, página 38. Utilizar o simulador descrito no enunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário