terça-feira, 15 de dezembro de 2020

HISTÓRIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

 📚RECUPERAÇÃO - 3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


ORIENTAÇÕES:

Observem os dois tipos de recuperação!
Se tiver dúvida com as suas notas ou numeração pergunte ao professor!

PARA ALUNOS AINDA SEM NENHUMA NOTA:
Segue relação de alunos, por número, sem nota em nenhum bimestre:
3ºA: 2 -7- 8- 15-17-18-23-31-41
3ºB: 10-11-13-16-28-32-36
Vocês terão até 16/12 para entrega de atividades.


Esses alunos devem realizar duas atividades em formulário: uma do 2º e uma do 3º bimestre.
Caso não consiga realizar pelo formulário, entre em contato comigo!


PARA ALUNOS COM NOTA DOS BIMESTRES ANTERIORES , FALTANDO APENAS 4º BIMESTRE:
Vocês terão até 16/12 para entrega de atividades.

Seguem os links das atividades do 4ºbimestre, como sempre, para facilitar:
Atv 21:
https://forms.gle/bM6PDpScqJh1z1ZYA

Atv 22: https://forms.gle/YdCoEsCE3MQEdE5H9
Atv 23:
https://forms.gle/bq1nbZUBAxHSa5LCA

Além disso os Resumos do Centro de Mídias das aulas de História dos dias 28/10 e 02/12.

Qualquer coisa já sabem:
-Tá com alguma dúvida?

Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA - 3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
- Recuperação.

 

ORIENTAÇÕES:
⇒ Pessoal, já chegamos na SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (SEI) do 4º BImestre.
É AGORA OU NUNCA!

Vocês terão até 16/12 para entrega de atividades.

Segue os links das atividades do 4ºbimestre, como sempre, para facilitar:

Atv 21:
https://forms.gle/bM6PDpScqJh1z1ZYA

Atv 22: https://forms.gle/YdCoEsCE3MQEdE5H9
Atv 23:
https://forms.gle/bq1nbZUBAxHSa5LCA

Além disso os Resumos do Centro de Mídias das aulas de HIstória dos dias 28/10 e 02/12.

Qualquer coisa já sabem:
-Tá com alguma dúvida?

Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

04/12

 

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 23 - 3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
- Entender o fim da Guerra Fria, Globalização e as consequências na América Latina.

 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!

https://forms.gle/2QX3PMCNRWvGsQnr5
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!


Pessoal, nesta atividade vamos entender um pouco como o final da Guerra Fria, resultou em um processo de globalização.

Essa globalização afetou o mundo todo e também a América Latina. Vamos entender esses fatores que ainda hoje influenciam nossa vida.

Vamos lá!

LEIA OS TEXTOS DE APOIO, VEJA O VÍDEO E RESPONDA AS QUESTÕES.

Texto 1

A queda do Muro de Berlim, em 1989, e o desmantelamento da URSS, em 1991, assinalaram o fim da Guerra Fria. Nesse contexto, os antigos países que faziam parte da União Soviética reestruturaram suas economias dentro dos mercados capitalistas. Um novo cenário se consolidou nas relações de poder entre nações e ampliou-se a hegemonia dos EUA, marcando um processo de crescente globalização destes mercados.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Texto 2
O que você entende por globalização? Será que essa expressão tem o mesmo significado em todas as regiões do mundo contemporâneo? Alguns estudiosos definem globalização como um processo histórico que interliga aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais entre os países do mundo, sendo que ele foi iniciado na Idade Moderna e intensificou-se nas últimas décadas do século XX. No entanto, apesar de todos os avanços tecnológicos, principalmente comunicacionais, do dinamismo econômico e da integração entre os mercados financeiros, e da “dissolução” de fronteiras, a globalização ainda traz exclusão social.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Veja a vídeo-aula sobre o assunto:

https://youtu.be/TKRZQ-Wbuj8

Vou fazer as perguntas na ordem da aula, do esquema da lousa do vídeo. Prestem atenção, vai e volta no vídeo.
Se necessário, de uma pesquisada no google mas USE SUAS PALAVRAS.

1. O que causou o fim da Guerra Fria?

2. Explique a palavra “globalização”?

3. Qual a diferença desse novo mundo globalizado?

4. O que é o neoliberalismo?

5. Explique o que é direita e esquerda?

6. Na passagem do século 19 para o 20, a américa latina sempre elege um desses lados ou eles alternam no poder?

7. Na primeira atividade do bimestre, dos últimos presidentes do Brasil, vimos essa disputa esquerda e direita também. Como ela se deu?

8. Qual o resultado de todo esse processo explicado no vídeo? Ou seja, como ficou a américa latina?

A obra que o professor cita, “A Mão”, é um referência ao livro “As Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano. Este livro se tornou uma referência para ciência histórica ao analisar a história latino americana.
Leia um trecho abaixo:


É a América Latina, as regiões das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital estrangeiro e como tal acumula-se até hoje. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social.

 

(Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina, 1978, p. 14 e 281. Adaptado)

9. Interprete o trecho acima. Qual a ligação dele com o conteúdo do vídeo e dos textos de apoio que vimos? Qual sua impressão sobre esse cenário? Sua opinião?? Faça um texto juntando todas essas reflexões.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

16/11

 

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA - 3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Recuperação: identificar os processos de conflito e intervenção na passagem do século 19 para o 20.


ORIENTAÇÕES:
⇒ Pessoal para essa semana vocês deverão assistir a aula de História do Centro de Mídias e fazer um resumo no caderno, destacar os principais pontos. Me enviem uma foto pelo Classroom, pelo whatsapp, ou pelo email:
theusmansano@gmail.com.

HORÁRIO DA AULA: Quarta às 19h15.


Faremos isso, nesta semana para que vocês realizem a atividade anterior com mais tempo e cuidado e também realizem a recuperação proposta pelo Centro de Mídias.

⇒ ATENÇÃO, APROVEITE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES DAS SEMANAS ANTERIORES!!!! NÃO DEIXE ACUMULAR!
SEGUE O LINK:
Atv 21:
https://forms.gle/bpLuXCWGZ5FdxSHk9
Atv 22:
https://forms.gle/WF7GtwiMYcCGQeF29

Boa semana pessoal!

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 22 - 3º ANO EM📚 
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
- Entender a descolonização na África e na Ásia

 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!

https://forms.gle/ZuXAcxhLPFJg7XxJ9 
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. 
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? 
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com

ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!

PRAZO DE ENTREGA

Até 16/11


Pessoal, nesta atividade vamos entender um pouco como países da África e da Ásia que foram colonizados láá no período imperialista (matéria do 1º/2º bimestre) conseguiram sua autonomia. 

Vamos lá!

 Entre os dias 18 e 24 de abril de 1955, delegações dos governos de 29 países asiáticos e africanos participaram da Conferência Asiático-Africana realizada em Bandung, Indonésia. Essa conferência firmou dez princípios para a “promoção da paz e cooperação mundiais”, baseada na Carta das Nações Unidas e nos princípios do premiê indiano Jawaharlal Nehru, pressupondo o fim da experiência do neocolonialismo, assim como o domínio econômico, político e social, imposto pelas potências mundiais imperialistas na Conferência de Berlim de 1885.

Leia as fontes abaixo e responda as questões:







1. Que tipos de fontes estão sendo apresentadas? Quais são as datas de suas produções? 
2.  Qual é o assunto principal das duas fontes? 
3.  Quais são as críticas apresentadas na fonte 1 em relação ao colonialismo? Explique. 
4.Quais são as reivindicações apresentadas nos Dez princípios da Conferência de Bandung? Explique o que isso significava para os países que os elaboraram.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 21 - 3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender os últimos governos brasileiros a partir da redemocratização.

 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!

https://forms.gle/FfDaA6FxnqkrLHqg8
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!


Pessoal, este bimestre vamos analisar fatos recentes Brasil e do Mundo. Ao mesmo tempo vamos rever alguns dos assuntos que ja vimos.

Para começar, algo simples: vejam os vídeos com os governos dos presidentes do Brasil desde a ditadura até o governo Lula.

O vídeo é meio rápido, mas dá pra entender bem!

https://youtu.be/Tg9yGBTgOEg

Atividade simples, em cada presidente você vai dar uma resumida, ou destacar o que achou mais importante.
MANTENHA-SE NOS FATOS DO VÍDEO!

1. Tancredo Neves

2. José Sarney

3. Fernando Collor de Melo

4. Itamar Franco

5. Fernando Henrique Cardoso

6. Luiz Inácio Lula da Silva.


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

HISTÓRIA - PROFº MATHEUS

OBJETIVOS:

-Entender o processo da Ditadura Civil-MIlitar, seu início, suas violações de direito humanos e a redemocratização.


ORIENTAÇÕES:
-ATENÇÃO!!! FORMATO DIFERENTE, MAIS SIMPLES, ESSA SEMANA: Realize a atividade NO CADERNO e envie a foto por whatsapp, ou email, ou pelo Classroom. Numero e email estão abaixo.

-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
ou pelo Classroom!


Pessoal, para essa semana:

1º. ASSISTAM A AULA DO CMSP, Centro de Mídias desta semana.
⇒ A AULA DO 6º ANO SERÁ NESTA QUARTA, 14/10, às 19h15.

2º. Faça um resumo da aula no caderno, anote suas dúvidas e responda os exercícios feitos durante a aula.
Lembre-se de anotar: a habilidade da aula, qual o tema que está sendo discutido.

As aulas dessa semana serão de revisão, então elas nos ajudarão a relembrar os conteúdos que já vimos e iniciar os conteúdos do 4 bimestre.

Usaremos esse resumo para nossas próximas atividades e formulários ok? Então façam com carinho!

Um bom final de bimestre para nós! <3


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 20 - 3º ANO EM📚 
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
-Entender o final da Ditadura Civil-Militar e a Constituição de 1988.

 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!

https://forms.gle/b3fnds7vPKvcVX8T9 
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. 
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? 
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com

ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!


Pessoal, chegamos na 3ª atividade sobre a ditadura civil militar no Brasil. Lembrando da forma como fiz a divisão do tema:
1º “A Ditadura se Instala” - 1964 à 1968
2º “A Ditadura Aterroriza” - 1968-1975
3º “A Ditadura Não se Sustenta” - 1975-1985 

Hoje vamos focar no período de 1975-1985, que é período final deste regime autoritário. Vamos ver como ele se encerra e como se formou nossa atual constituição.
Vamos começar!

3º parte do Documentário. Vídeo “A Ditadura Não se Sustenta” - 1975-1985

https://youtu.be/kKxiOLHVJmw 

Como sempre, para ajudar, segue o vídeo resumo que a gente vem sempre usando. 

https://youtu.be/93PBy0aZDf0

A ANISTIA E O FIM DA DITADURA







Escrito Charge 1: Muito bem oposição!! Vocês estão cercados! Saiam de mãos estendidas para a conciliação! // Escrito Charge 2: Vlado!! Saiu a anistia!


1.Descreva as charges. Elas possuem alguma relação entre si?

2. Após a leitura do texto, qual é a crítica que as charges apresentam? Explique com suas palavras.

 

3. Ao ler o texto e observar as charges, é possível identificar os grupos sociais que defendiam a Anistia? Justifique. 

4. Qual é a ironia apresentada por Henfil na charge 2? Justifique.

 

Leia o texto abaixo: 

     Ainda em 1979, com a “abertura lenta e gradual”, houve uma reforma partidária que extinguiu o bipartidarismo no Brasil (Arena e MDB) e teve como consequência a formação de novos partidos: os ex-arenistas criaram o PDS (Partido Democrático Social), os ex-emedebistas criaram o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e o PT (Partido dos Trabalhadores).

     Apesar do pluripartidarismo, em 1983, uma emenda constitucional, que uniu a oposição, foi apresentada pelo deputado federal Dante de Oliveira  (PMDB-MT), propondo o retorno das eleições diretas para presidente e vice-presidente em 1985. 
     Nesse contexto, a Campanha das Diretas Já, movimento político suprapartidário, ganhou força e teve como desdobramentos uma série de comícios, manifestações, contando com a participação de milhões de brasileiros insatisfeitos com a recessão econômica vivida pelo país. Apesar de o Congresso não ter aprovado o projeto e de as eleições terem sido indiretas, pois contava com uma maioria de parlamentares governistas, a campanha, em uma perspectiva histórica, foi vitoriosa para a oposição quando posteriormente elegeu Tancredo Neves e abriu caminho para o processo de redemocratização.

Fonte: Material de Apoio ao Currículo Paulista, versão Professor.


5. Explique o nome “Diretas Já”. 

6. Pesquise: quais setores da sociedade participaram das Diretas Já?

7. Até hoje as Diretas Já são lembradas como uma das mais marcantes mobilizações populares da história do país. Com suas palavras, explique por que você acha isso? Qual foi a importância do movimento?

 

CONSTITUIÇÃO DE 1988

Mais um texto:


Constituição Cidadã

 

    A elaboração da Constituição de 1988, ao contrário das demais constituições de nosso país, forjadas nos gabinetes, não teve um texto prévio do governo.

    Isso possibilitou a participação popular direta, com a representação de cidadãos por meio de entidades sociais, além das comissões e subcomissões de parlamentares que organizaram um projeto que abordava um conjunto de temáticas amplas, que visavam a viabilização da democracia no país. 
    Em virtude da participação popular, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado Ulysses Guimarães, apelidou o texto final de Constituição Cidadã.

 

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.





8. Qual era o regime político vigente antes da promulgação da Constituição de 1988? O que mudou? Explique com suas palavras, tendo em vista tudo o que já estudamos sobre o período anterior.

9. Quais as principais características da Constituição de 1988, segundo o infográfico? Por que ela ficou conhecida como a Constituição Cidadã? Justifique sua resposta.

10. HORA DA PESQUISA: 
Vamos completar o Infográfico. Pesquise como cada item, ou seja, cada tema do infográfico está na nossa constituição. 
Pode ser bem simples! Não quero aqueles copia e cola imenso não!
⇒ Os temas sobre relações raciais e direitos indígenas vamos trabalhar semana que vem!

A. PRESIDENCIALISMO

B. ELEIÇÕES DIRETAS

C. LEGISLAÇÃO DO TRABALHO

D. LIBERDADES CIVIS

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 19 -  3º ANO EM📚 
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
-Entender a violação dos direitos humanos ocorridas na Ditadura Civil-Militar.

 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!

https://forms.gle/pj9J7QPtSgVf9f3U6 
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. 
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? 
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com

ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!


Pessoal, chegamos na 2ª atividade sobre a ditadura civil militar no Brasil. Lembrando da forma como fiz a divisão do tema:
1º “A Ditadura se Instala” - 1964 à 1968
2º “A Ditadura Aterroriza” - 1968-1975
3º “A Ditadura Não se Sustenta” - 1975-1985 

Hoje vamos focar no período de 1968 à 1975, focando ainda mais na censura e na violação dos direitos humanos.

Vamos começar!

2º parte do Documentário. Vídeo “A Ditadura Aterroriza” - 1968-1975

https://youtu.be/OJDbutDMn2s 

Como semana passada, para ajudar, segue o vídeo resumo que a gente vem sempre usando. 

https://youtu.be/93PBy0aZDf0

O AI-5

Semana passada, nosso vídeo terminou falando sobre o AI-5. Vamos rever esse Ato Institucional. Segue ele abaixo:


1. Qual a data do Ato Institucional? Quem é o autor?
2. Qual o assunto do documento?
3. Identifique duas características, ou seja, dois trechos que mostram o desejo do governo militar de assumir o controle da sociedade brasileira. O que isso significa?

Agora leia outras duas fontes:


De forma complementar às fontes 2 e 3, assista o vídeo abaixo, com o relato trazido na fonte 3 :





https://youtu.be/9CJYK3dpHfo 

4. Quais as datas das fontes? Quem são os autores?
5. Quais são os assuntos tratados?

6. Qual a relação entre a fonte 1 e a fonte 2 e 3?

Agora, observe as imagens abaixo:





Imagens retiradas da seguinte reportagem:





https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,acervo-mostra-as-marcas-de-censura,113609e

 

7. Explique as imagens acima, relacionando-as à fonte 1, AI-5.




8. Leia o trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil foi signatário em 1948. Após analisar as fontes 2 e 3, que constam no documento da Comissão da Verdade, e imagens da página de jornal, explique com suas palavras no que esses depoimentos violam os Direitos Humanos.



ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 18 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender os processos históricos que levaram a Ditadura Civil-Militar.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/vJ1ztZeZYn7i6DjS9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!

Pessoal, nas próximas 3 atividades vamos entender a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Vamos entendê-la em 3 partes, seguindo as 3 partes de um documentário:
1º “A Ditadura se Instala” - 1964 à 1968
2º “A Ditadura Aterroriza” - 1968-1975
3º “A Ditadura Não se Sustenta” - 1975-1985

Não se preocupe que a duração dos vídeos do documentário é de no máximo 8 minutos, no mesmo padrão dos vídeos que venho colocando aqui.

Vamos começar!

1º parte do Documentário. Vídeo “A Ditadura se Instala” - 1964 à 1968

https://youtu.be/uUx3UxyWDqk

Caso queira, para ajudar, segue o vídeo resumo que a gente vem sempre usando. Mas o vídeo acima é o principal vídeo da atividade.

https://youtu.be/93PBy0aZDf0

LEMBRANDO....

No documentário, vemos alguns processos que já vimos na atividade anterior. Vamos lembrar!

1. Como o processo do golpe de 1964 se relaciona com a Guerra Fria?

2. Por que os militares não gostam dos governos de Jânio Quadros e Jango? Quais medidas esses presidentes tomaram que se relacionam com essa ideia dos militares?

3. O Comício da Central do Brasil foi um movimento popular a favor de Jango ou contra?

4. Por quem foi organizada a Marcha da Família com Deus pela Liberdade? Qual era o objetivo?

CHEGAMOS AO GOLPE!

5. Como é declarado o golpe? Como tirar Jango do poder?

6. O que significa os Atos Institucionais? Quais eram seus objetivos?

7. Qual foi o programa econômico do período e o que pretendia?

Início da OPRESSÃO E RESISTÊNCIA

8. Pesquise um dos casos de REPRESSÃO DO GOVERNO MILITAR citados NESTE 1º VÍDEO.

9. Pesquise um caso de RESISTÊNCIA ESTUDANTIL, ou seja, feita pelos estudantes, citados NESTE 1º VÍDEO.

10. Pesquise um caso de RESISTÊNCIA ARTÍSTICA, ou seja, música, teatro, etc, citados NESTE 1º VÍDEO.

Para pesquisar a repressão, pode utilizar os resumos encontrados mais facilmente no google.

Para pesquisar as resistências, é um pouco mais difícil, recomendo esse site aqui:
http://memoriasdaditadura.org.br/

ATENÇÃO AS DATAS. QUERO DE CASOS CITADOS NO VÍDEO, ou seja, ATÉ 1968.

PESQUISAS ATENCIOSAS!! SEM COPIA E COLA IMENSOS, VOCÊ PODE USAR OS TEXTOS, MAS RESUMA, LEIA O TEXTO QUE VOCÊ ESTÁ COPIANDO!

Responda o básico: data, loca, envolvidos, motivos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ  11/09
ATIVIDADES
 📚ATIVIDADE SUGERIDA 17 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender os processos históricos que levaram a Ditadura Civil-Militar.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/cZduecSMywXEmBxd9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!

Pessoal, vamos seguir nas próximas atividades entendendo a História do Brasil.

Lembre que: com o fim da ditadura de Vargas, iniciamos um período Democrático no Brasil. Ele se inicia com o próprio Vargas sendo eleito e depois Juscelino Kubitschek, que foi o assunto da nossa última atividade.

Temos dois outros presidentes depois dele: Jânio Quadros e João Goulart.
Esses dois governos nos levaram a uma ditadura civil-militar.

Vamos entender esse processo e tentar responder a pergunta: como chegamos ao golpe civil-militar de 1964?

Assista o nosso famoso vídeo resumo a seguir. Foque nos primeiros minutos, até 3min e 24 segundos, mas já  recomendo assistir o vídeo inteiro.
Vamos ver ele novamente semana que vem.

https://youtu.be/93PBy0aZDf0

Temos esses dois outros vídeos, que também vão nos ajudar:

https://youtu.be/WQn8M8uHn_w

https://youtu.be/FwildLGX6bU

Vamos de início e direto para a ideia principal:

1. Os governos dos dois presidentes foram marcados por disputas de ideias, disputas essas que foram uma das razões do golpe de 1964. Quais disputas são essas?

2. Essa disputa de liga com qual fato externo, ou seja, o que estava acontecendo no mundo que se liga à essa disputa?

3. A influência dos EUA no Brasil também é um fator dessa disputa. Como? Quais eram as intenções do país? Como isso se liga as atividades anteriores?

Agora, vamos lembrar alguns detalhes importantes dos dois governos:

Veja o vídeo:
https://youtu.be/m0QfM_IJsBw
4. Explique o sentido do jingle, tentando usar trechos da música.

5. Jânio Quadros se vê no meio da disputa de ideias que já vimos anteriormente. Por que isso torna ele uma ameaça para alguns grupos e para os Estados Unidos?

6. Quais eram as reformas de Base propostas por João Goulart?

Hora de analisar fontes (exercícios retirado do Caderno do Aluno, vol3, pág 29 e 30).


FONTE 1
Ano XVI – nº 35. Capital Federal. Sábado, 9 de setembro de 1961.

O Sr. Dr. João Belchior Marques Goulart, eleito a 3 de outubro de 1960, empossado Vice-Presidente da República a 31 de janeiro do corrente ano, prestará compromisso constante do parágrafo único do Art. 83 da Constituição dos Estados Unidos do Brasil, a fim de ser investido na Presidência da República, nos termos do Art. 21 da Emenda Constitucional nº 4, em virtude da renúncia do respectivo titular, ocorrida a 25 do mês anterior.

Fonte: Câmara dos Deputados. Diário do Congresso Nacional de 09/09/1961. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/emenda-parlamentarista/pdf/diario-do-congressonacional-de-09-09-1961>. Acesso em: 31jan. 2020.


FONTE 2
Ata da 160ª Sessão Ordinária Vespertina da Câmara dos Deputados

Crise deflagrada com a renúncia de Jânio Quadros ao mandato de Presidente da República. (...) O Deputado Waldir Simões transmite apelos de presidentes de sindicatos de marítimos e portuários aos chefes militares em defesa da Constituição Federal e da posse de João Goulart na Presidência da República (...). O Deputado Pereira Nunes relata comício ocorrido na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, em defesa da posse de João Goulart (...) Os deputados Nelson Carneiro, Aurélio Vianna,  Clemens Sampaio, Pereira da Silva e Osmar Cunha  encaminham a votação de requerimento de adiamento da discussão do Projeto de resolução 27/A, de 1959, que modifica o § 3º do artigo 182, do Regimento Interno (permissão de subemenda à proposta de emenda constitucional 16/61- Parlamentarismo). O Deputado Pereira da Silva ainda  apresenta requerimento para que sejam tornadas sem efeito as prisões do Marechal Lott e de oficiais que se posicionaram contra o impedimento da posse do Sr. João Goulart.

Fonte: Câmara dos Deputados. Anais da Câmara dos Deputados de 29/08/1961. p. 72-147. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/a-crise-politica-de-1961/Acontecimentos%20do%20dia%2029%20de%20agosto%20de%201961>.Acesso em: 31 jan. 2019.



FONTE 3
Manifesto dos militares contra Goulart

(...) As Forças Armadas do Brasil (...) manifestam (...) a absoluta inconveniência, na atual situação, do regresso ao país do vice-presidente, Sr. João Goulart. (...)
Já ao tempo em que exercera o cargo de ministro do Trabalho, o Sr. João Goulart demonstrara, bem às claras, suas tendências ideológicas, incentivando e mesmo promovendo agitações sucessivas e frequentes nos meios sindicais (...). E não menos verdadeira foi a ampla infiltração (...) de ativos e conhecidos agentes do comunismo internacional, além de incontáveis elementos esquerdistas. (...)
Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil. (...).

Fonte: Manifesto dos ministros das três Armas contra a posse de João Goulart, 30/8/1961. CARONE, E. A Quarta República (1945-1964). São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, p. 183-184, 1980.





7. Qual é o assunto tratado nas fontes 1, 2 e 3? Explique o que você compreendeu a partir da leitura.

8. A fonte 3 foi elaborada por militares. Quais são as suas acusações em relação ao presidente João Goulart? O que propunham?

Mais fontes, agora bastante foto, dividi elas em dois grupos:
Grupo de imagens 1










Grupo de imagens 2;





9. As fotos se referem a dois movimentos de participação popular, ou seja, passeatas, que aconteceram logo antes do golpe de 1964.
Uma, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade e outro o Comício da Central do Brasil.  Cada passeata está relacionada á um grupo de imagens. Faça essa relação.
10. Os movimentos têm ideias opostas e podemos dizer que ela está ligada a disputa de ideias que ocorria na Guerra Fria. Explique.

Hora mais difícil, relacionar e refletir. Leia o trecho abaixo;

    Tornou-se um lugar comum chamar o regime político existente entre 1964 e 1979 de ‘ditadura militar’. Trata-se de um exercício de memória, que se mantém graças a diferentes interesses, a hábitos adquiridos e à preguiça intelectual. O problema é que esta memória não contribui para a compreensão da história recente do país e da ditadura em particular.
    É inútil esconder a participação de amplos segmentos da população no golpe que instaurou a ditadura, em 1964. É como tapar o sol com a peneira. (...) A ampla frente que política e social que apoiou o golpe era bastante heterogênea.

Fonte: REIS, Daniel Aarão. 1964: golpe militar ou civil? In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 197-199

11. Com qual grupo de fotos o texto pode se relacionar?

12. Os documentos podem ajudar a entender o texto acima também. Qual deles?

13. Já vimos quais fotos e documentos, mas como eles se relacionam? Explique.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES
 📚ATIVIDADE SUGERIDA 16 -  3º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender os processos políticos e culturais do Governo de Juscelino Kubitschek. 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/kAKTHGVAmLSLJhnx8
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!


Eai pessoal? Descansaram bastante?
Tá na hora da gente voltar às nossas atividades.

Bora lembrar onde a gente tava e pra onde a gente tá indo!

Acabando a 2ª Guerra Mundial, uma grande disputa toma todo o mundo: A Guerra Fria: o capitalismo x socialismo, EUA x URSS.

O que aconteceu no nosso país durante essa disputa? Quais as consequências dessas duas ideias aqui?
A partir de agora até o final do bimestre nós vamos tentar responder essas perguntas, chegando até 1988.

Linha do Tempo Rápida do Brasil para gente lembrar:

1889/Proclamação da República -> República da Espada ->1894- República Oligárquica -> 1930- Era Vargas ->(1945-1964) Período Democrático/Populista

Vamos entender agora o Período Democrático.

Desse período um governo se destacou: Juscelino Kubitschek.

Hora do vídeo resumo para gente entender:

https://youtu.be/qsKRg5btToc



 1. Além da política, os anos 50 e o governo J.K. foi época de mudança cultural. Qual o novo aspecto cultural é mostrado, logo no início do vídeo?

2. Pesquise: o que foi a Bossa Nova?

3. Explique o nome do plano de metas: “50 anos em 5”.

4. No vídeo é explicado que o plano de metas é reflexo de uma atmosfera moderna. Além disso o governo J.K. é chamado de Anos Dourados. Explique essa afirmação, pensando e citando quais as mudanças que estavam ocorrendo no Brasil e no Mundo..

5. Quais os objetivos de Brasília? (Os declarados e os outros também).

6. Por que houve o aumento da construção de rodovias? Esse fato tem consequências até hoje no nosso país, explique. 

Hora de ligar a política com a cultura:

Leia a reportagem abaixo:
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/canta-brasilia/2013/04/21/internacantabrasilia,361444/construcao-de-brasilia-inspirou-musicas-contra-e-a-favor-da-nova-capital.shtml

MÚSICAS
Ouça um pouco de cada uma. Não são músicas do estilo que gostamos, mas elas nos ajudam a entender o passado!
https://youtu.be/PNv2Dyl9K3k Nova Capital, Linda Batista
https://youtu.be/qZZNid97-XE Vou pra Goiás, Nelson Gonçalves
https://youtu.be/O2wO3LjPtXQ Vamos pra Brasília, Jorge Veiga
https://youtu.be/nJsBRTnZ-50 Não Vou Pra Brasília, Billy Blanco


7. O que Brasília representa?

8. Copie o trecho de umas das letras citadas na reportagem que CRITICA a construção de Brasília.

9. Copie o trecho de umas das letras citadas na reportagem que APOIA a construção de Brasília.

10. Os diferentes ritmos sobre uma mesma cidade pode nos indicar o que?

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES
 📚ATIVIDADE SUGERIDA 15 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:-Movimentos sociais e políticos na América Latina e no Brasil nas décadas de 1950 e 1960: Revolução Cubana;

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/Bwt1sFSYAxcmo1dW7
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)ou pelo Classroom!


Pessoal, na última atividade vimos que a Guerra Fria influenciou diversos processos históricos no mundo todo, influenciando revoluções, mudança de governo.. todos eles baseados nessa disputa ideológicas Capitalismo/EUA x Socialismo/URSS.

Mas claro, também, que cada país tem suas características, ideias e movimentos.

Hoje vamos analisar a Revolução Cubana, um movimento histórico ligado a esse processo da Guerra Fria e muito marcante até hoje na história do nosso continente americano.

Assista o vídeo abaixo.
O cara tem um humor questionável e fala meio rápido, mas vou colocar um resumo escrito para vocês também.
https://youtu.be/Rk3itAjFUCw

https://brasilesco.la/b8484
https://www.todamateria.com.br/revolucao-cubana/

1. Qual era a principal influência externa em Cuba antes da Revolução?

2. O que foi a Emenda Platt? (escreva o que VOCÊ entendeu, a principal ideia da Emenda).

3. “Condenem-me, não importa. A História me Absolverá”. Essa frase foi pronunciada por Fidel Castro, principal líder da Revolução Cubana, na ocasião em que ele:

a) foi julgado pelo assalto ao quartel de Moncada, em 1953.
b)associou-se ao governo de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.
c) foi acusado de assassinar o presidente Fulgêncio Batista,1959.
d) associou-se à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
e) comandou as execuções de militares americanos partidários de Fulgêncio Batista.
 4.(FGV-SP) Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:
a) foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
b) foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
d) foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.
e) foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.

5. Justifique a alternativa anterior. (essa é a hora de você exercitar sua interpretação! sem copia e cola!!!)
6. Por que podemos dizer que a Revolução Cubana tem ligação direta com a Guerra Fria?

7. Quais foram as medidas tomadas pela Reforma de 1961? (tá simples no vídeo, não preciso de textão do wikipedia)

Observe a imagem e responda as questões 8 a 10.


8. Qual era o objetivo ao impor um embargo econômico a Cuba?
9. Como o governo cubano reagiu ao bloqueio econômico?
10. Com base nos dados do quadro, responda: nos anos 1990 e no governo de Bush, o rigor do embargo diminuiu ou aumentou?
11. Comparando as falas dos dois presidentes em relação a Cuba, pode-se afirmar que:a) Ambos defendem o cancelamento do embargo econômico a Cuba.
b) Ambos são contrários à reaproximação entre os EUA e Cuba.
c) Ao contrário de Obama, Trum impõe condições para suspender o bloqueio.
d)  Obama e Trum proferiram discursos divergentes sobre a relação dos EUA com Cuba. Contudo, fica claro o único interesse estadunidense na ilha: o comércio.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

ATIVIDADES
 📚ATIVIDADE SUGERIDA 14 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:-Entender os processos políticos e culturais da Guerra Fria.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/pq6gAkF4Fx3dsSu49
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)ou pelo Classroom!

ANTES DE TUDO... AVISOS IMPORTANTES!!

⇒ DEVOLUTIVAS: Para todos que realizaram as atividades do bimestre
anterior, as correções e comentários estão no email que vocês deixaram
para mim. De alguns também foi para o email institucional!
SE NÃO RECEBEU E QUER RECEBER: Entre em contato comigo!
LEIA A DEVOLUTIVA COM ATENÇÃO E CARINHO!

⇒ OUTRO AVISO: VOU COMEÇAR A SER MAIS INTOLERANTE COM
COPIA E COLA PRINCIPALMENTE OS SEM SENTIDO ALGUM OU NAS
QUESTÕES QUE PEÇO PARA VOCÊ UMA INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA!
Vocês só precisam pesquisar fora do formulário quando eu disser
"pesquise"

⇒ LEMBRANDO TAMBÉM QUE: Na atividade anterior estou recolhendo
as respostas sobre nossas reuniões/plantões online semanais.
Responda lá com carinho!

Pessoal, nesse bimestre, como disse, vamos alternar entre história do Brasil e do Mundo.

Após o fim da 2º Guerra Mundial vimos, na atividade passada, como o Brasil se alinhou, ficou do lado dos EUA em uma disputa ideológica.

Vamos entender essa disputa?

Assista o vídeo abaixo, o famoso vídeo resumo, ATÉ OS 6m30seg (6:30). O restante dele fala sobre o fim da URSS que vamos tratar só depois…
https://youtu.be/uaS8gZXyNw0
1. Quando ouvimos a palavra “guerra”, geralmente nos vêm à cabeça bombas, gritos, desesperos, fogo, fumaça - uma série de imagens fortes, “quentes”.
Por que, então usar o nome Guerra Fria para esse período histórico?

Antes de tudo, a Guerra Fria foi uma disputa ideológica, ou seja, de ideias.
Observe a charge:

2. Explique a charge acima, explicando os conceitos de socialismo e capitalismo.

Observe o mapa para responder às questões 3 e 4.
3. O que representa o mapa? A cor azul significa o que? E a cor Vermelha?

4. Como ficou chamada a listra preta/cinza? Qual era seu objetivo?

Observe a charge para responder às questões 5 e 6.
5. O que foi o Plano Marshall?


6. Explique a charge. 

Assista o vídeo para responder às questões 8 e 9.:
https://youtu.be/23tmnLqiTxI 
8. Quais foram as conquistas espaciais russas? E as norte americanas?

9. O que a corrida espacial representava?

Já que o vídeo falou em Brasil… Lembrando da atividade anterior:

10. De qual lado o Brasil ficou, nessa disputa ideológica?

11. Como se chamava a política de alinhamento das américas ao EUA e Capitalismo?

Para finalizar, leio o texto abaixo:



Para ilustrar, tem esse vídeo aqui, do festival citado em 1969, do famoso guitarrista Jimi Hendrix tocando o hino nacional estadunidense:
https://youtu.be/MwIymq0iTsw
12. Qual a principal característica do movimento hippie e contra o que lutava?
13. Pode se dizer que os hippies também fizeram política?
14. As ideias do movimento, principalmente o lema “Faça amor, não faça guerra!” são aplicáveis ao mundo atual? Explique.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 13 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:-Revisar conteúdos sobre 2 Guerra Mundial
-Iniciar conteúdos sobre as consequências da 2º Guerra Mundial no Brasil e no Mundo.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/FYUDp2fFwWdRExneA
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)ou pelo Classroom!


Pessoal, outro bimestre começando! Neste bimestre vamos intercalar bastante entre História do Brasil e do Mundo!

Lembra da Era Vargas? Ela foi o último período que estudamos sobre a história nacional. E o que aconteceu depois do suicídio de Vargas?

Dois períodos políticos importantes sucedem Vargas:

ERA VARGAS (fim 1954 => Governo J.K.(1955-60)=> Ditadura Civil-Militar (1964-85)

MAS… Muita calma nessa hora.

Bora fazer ligações dos conteúdos anteriores com o próximo. Quais efeitos que a 2º Guerra Mundial causou aqui e no mundo? Como esses efeitos influenciam os próximos anos?

Bora ver e entender tudo isso, começando pelo Brasil!

Para começar assista os dois vídeos abaixo do personagem da Disney, Zé Carioca.
https://youtu.be/PXa5CveNhTw
https://youtu.be/fuacJZF_xCE

1.  Você conhece as personagens do vídeo? Se sim quais?
2.  Como identificamos o personagem como brasileiro?
3.  Qual o retrato de Brasil que o desenho animado quer passar?

Agora leia o texto abaixo:




4.  Qual a relação dos vídeos com o texto?
5.  Segundo o texto, em que momento da Segunda Guerra os EUA redobraram esforços para conquistar aliados na América Latina.
6.  Como o autor do texto analisa a política da boa vizinhança?
Reflitam e respondam: qual a visão de vocês sobre a política de boa vizinhança?
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
📚SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
ALUNOS(AS), SEGUEM AVISOS PARA ESSA SEMANA!
NO FINAL ESTÃO TODOS OS LINKS DAS ATIVIDADES DO BIMESTRE!
=> Se você já fez as atividades, aproveite nosso Plantão de Dúvidas para conversarmos sobre as atividades e tirarmos dúvidas.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

ATIVIDADES

   📚ATIVIDADE SUGERIDA 11 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:-Entender a 2ª Guerra Mundial: as disputas de ideias e violações dos direitos humanos. 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!https://forms.gle/oMbshnWzDVNMKJEd8
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com
ou Whatsapp: 14 99684-4567 (Lembra de se identificar quando mandar mensagem)ou pelo Classroom!


Pessoal, sempre bom lembrar: onde começamos? para onde estamos indo?

IMPERIALISMO ⇒ 1ª GUERRA MUNDIAL ⇒REVOLUÇÃO RUSSA ⇒        ENTREGUERRAS ⇒ 2ª GUERRA MUNDIAL

Nas últimas atividades vimos como os Estados Unidos se estabeleceu como potência e modelo de cultura e como os extremismos do Fascismo e Nazismo cresceram na Europa, após a 1ª Guerra.

Mais uma vez a Europa e agora também boa parte do mundo e viu em um tensão ideológica e econômica que levou à 2ª Guerra Mundial.

Prometo uma atividade menos pesada hoje, com muita análise de imagem e ligações com notícias atuais (sempre de olho no ENEM).

Vamos ver o já famoso e milagroso vídeo que ajuda a gente:
https://youtu.be/Vq9oIj2ecU8

Para começar, vamos entender o contexto de disputas:


  1.  Além da alemanha, quais outros países aparecem no cartaz? Como as pessoas aparecem representadas?
  2. Com base nas ilustrações e do texto do cartaz procure explicar a mensagem que ele pretende transmitir?


  1. Qual o assunto do mapa?
  2. Por quais motivos o Japão se expande?
  3. Por que isso se torna um fator para a 2ª  Guerra Mundial?


  1. O que Hitler está fazendo?
  2. Qual a atitude do primeiro-ministro inglês, Chamberlain?
  3. Na charge, a pequena menina representa o corredor polonês. Por que ele é tão importante, que chegou a ser retratado?
  4. O que o artista quis criticar?

Assista os vídeos abaixo:https://youtu.be/lK8MDXlHleE
https://youtu.be/LHCKoaZEZ2k

10. Por que o “Dia D” é tão celebrado, como vemos no vídeo?
11. Por que “espaços de memória”, como os mostrados no segundo vídeo são importantes?


A imagem retrata a primeira vitória da URSS sobre a alemã.

12. Explique o simbolismo da charge.
13. Qual o principal motivo da derrota da Alemanha?

Mais um vídeo curto:


14. Qual o contexto do ataque atômico dos EUA ao Japão?
15. Por que Obama não pediu desculpas? O que isso nos mostra atualmente?
(Para ajudar: 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/por-que-a-historica-visita-de-obama-a-hiroshima-nao-inclui-pedido-de-perdao-pela-bomba.html) Mas tente fazer sua interpretação do fato.)

O que mais faz sentido, enfim, quando falamos de Holocausto, é ouvir os seus sobreviventes. São fontes orais, vivas, sobre o ocorrido. Veja o vídeo abaixo:


16. O Holocausto atingiu quais grupos?
17. Por que, como citado lá no primeiro vídeo, não se sabia a extensão do holocausto até o fim da Guerra?
18. Qual a mensagem do sobrevivente para vocês, estudantes?

Pessoal, tem muito filme, série, HQ e tudo mais sobre a Segunda Guerra  e esses assunto que vimos. Quem quiser sugestões, só me chamar! =)

Hoje, não tem meme. Tem uma sugestão música para terminar nossa reflexão.


LETRA: Pensem nas crianças Mudas, Telepáticas/Pensem nas meninas Cegas, inexatas/ Pensem nas mulheres/ Rotas, Alteradas/ Pensem nas feridas/ Como rosas cálidas/ Mas oh! NÃO se esqueçam/ Da rosa, da rosa/ Da rosa de Hiroshima/ A rosa hereditária/ A rosa…
https://www.youtube.com/watch?v=DwVc0G3IKU4
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
📚ATIVIDADE SUGERIDA 10 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:-A ascensão dos regimes totalitários: conexões com o contexto atual. 

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!https://forms.gle/Z2mrVN4dbQoP8SiR6
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com


Pessoal, nessa semana vamos continuar falando sobre o Fascismo. Mas de uma forma diferente:

Nesta semana vamos falar como essa idéia percorre o nosso momento atual. As ligações dela com o presente.

O Fascismo vem sendo pauta, discutido muito fortemente nesses últimos anos. Essa conexão da história com o momento atual é muito importante para nossa discussão.

É importante também pq é sempre tema para vestibulares, ENEM, concurso, etc. Fazendo essa reflexão agora, vocês já terão argumentos formados para as futuras provas.

Vamos lá!


Para lembrar, caso queira, abaixo está o vídeo da semana passada. 
https://www.youtube.com/watch?v=bbi-OzMtslc

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 à 3.


1. Qual é a questão que o autor pretende responder?
2. Segundo o autor, quais seriam os novos obstáculos à volta do facismo após 1945?
Leia este outro trecho para responder

    O fascismo não morreu no pós II Guerra Mundial (reelaborando-se e reorganizando-se como um vírus dentro da sociedade contemporânea) e sobrevive hoje nas franjas da sociedade. Se, por uma confluência de fatores, ele voltasse a assumir o poder em algumas regiões do mundo ocidental (…) é difícil acreditar que ele retornaria em sua forma clássica.

    Dificilmente esse fascismo reciclado poderia fugir, contudo, das suas grandes contradições, a saber, a promessa de mudança social associada, normalmente, a uma prática política de aliança com as forças conservadoras e, como demonstrado nesse texto, a da contradição entre o desejo de fundir todos os fascistas do mundo em um bloco único soldado pela idéia de construção de uma nova civilização e a competição nacionalista, de idéias e pelo poder entre eles. Isso indica que um mundo dominado pelo fascismo dificilmente seria um mundo de relações pacíficas entre os Estados, no que seria coerente com seu encantamento pela guerra e pelas virtudes militares.

BERTONHA, João Fábio. A questão da "Internacional Fascista" no mundo das relações internacionais: a extrema direita entre solidariedade ideológica e rivalidade nacionalista. Rev. bras. polít. int.,  Brasília ,  v. 43, n. 1, p. 99-118,  June  2000 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292000000100005&lng=en&nrm=iso>.


O autor do último texto e do texto anterior discordam em um ponto e concordam em outro.

3. No que eles concordam?

4. No que eles discordam? (ajuda: eles enxergam o fascismo atual de formas diferentes. como?)

Agora assista essa matéria do Fantástico, veiculada há poucas semanas, para responder às próximas questões:

https://youtu.be/_yosWMjFgGg
 5. Quais os fatos que motivaram a volta do debate sobre o fascismo e também a realização da reportagem?

6. A reportagem foi produzida em um momento diferente dos dois textos apresentados? Como isso pode influenciar as posições dos historiadores?

7. Os historiadores seguem a posição apresentadas no texto ou diferem delas?

8. Reflita, se possível debata com amigos e dê a SUA OPINIÃO: o fascismo pode voltar a “tomar o poder” no mundo atual? Justifique.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADE SUGERIDA 9
 História- Profº Matheus

Pessoal, seguem as atividades dessa semana.
Ainda estou recebendo as atividades 7 e 8 das últimas semanas, até 06/07.
A atividade 9, dessa semana, me entreguem até 13/07.

Lembrando, que é só clicar no link abaixo, para abrir o formulário e fazer a atividade.
Lembrando, também, que as atividades também estão no Classroom e podem entrar em contato por lá ou pelo email: theusmansano@gmail.com

Atividade 9: https://forms.gle/dERvqudeyYXqxttb7


ATIVIDADES

  📚ATIVIDADE SUGERIDA 9 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:-A ascensão dos regimes totalitários.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com


Vamos lá pessoal!

Estamos vendo, nas últimas atividades, o período Entreguerras, ou seja, aquilo que aconteceu entre a 1ª Guerra Mundial e a 2ª Guerra Mundial. Esse período nos ajuda a entender diversas ideias e debates que temos ainda hoje na nossa sociedade.

Primeiro, vimos o que aconteceu nos Estados Unidos durante esse período (O american way of life e a crise de 1929)

Agora, vamos entender o que ocorreu na Europa, com dois famosos regimes: Fascismo e Nazismo.


Veja o vídeo abaixo:
(Como sempre, vou destacar os pontos mais importantes nas questões).
https://www.youtube.com/watch?v=bbi-OzMtslc
1. O cenário de crise na Europa é determinante para o surgimento dos movimentos fascistas. Por que?

Leia o trecho para responder a questão 2
 “O que distingue a variedade fascista de intervencionismo é a sua recorrência à ideia de estabilidade para justificar a ampliação do poder do estado. Sob o fascismo, grandes empresários e poderosos sindicatos se aliam entusiasticamente ao estado para obter estabilidade contra as flutuações econômicas, isto é, as expansões e contrações de determinados setores do mercado em decorrência das constantes alterações de demanda por parte dos consumidores. A crença é a de que o poder estatal pode suplantar a soberania do consumidor e substituí-la pela soberania dos produtores e sindicalistas, mantendo ao mesmo tempo a maior produtividade gerada pela divisão do trabalho.” (Rockwell, Lew. O que realmente é o fascismo. IMB).
2. O trecho acima ainda fala sobre o surgimento do fascismo, focando na economia. Qual acontecimento externo contribuiu para esse necessidade de estabilidade econômica?

3. Como o nacionalismo, ou seja, defender uma nação forte, se liga com essas questões econômicas?
(essa tem que pensar mais hehe tenta aí)

Observe agora a imagem com as principais características do fascismo:

4.Escolha três características e explique como elas foram colocadas em prática por Hitler e Mussolini.

5. Qual a grande diferença do Nazismo para o Fascismo?

6. Explique a Teoria do Espaço Vital.


Veja o vídeo abaixo e responda:https://youtu.be/STUPsSRlzgU

(Para quem gostou, tem vários trechos e todo documentário citado no youtube. Ele é meio longo, e cansativo rs, mas bem interessante para quem gosta do assunto!)

7. Arte e Política no regime nazista estavam inteiramente ligados. Uma coisa dependia da outra, uma coisa reforçava a outra. Como podemos exemplificar isso através de trechos do vídeo?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES SUGERIDAS 7 e 8
 História- Profº Matheus


Pessoal, seguem as atividades dessa semana e das semanas anteriores.
Tive um problema e não consegui postar antes, então acumularam duas atividades.
NÃO SE PREOCUPEM. Vocês podem realizar as atividades até 06/07, ok?
Desculpas por esse problema!

Lembrando, que é só clicar no link abaixo, para abrir o formulário e fazer a atividade.
Lembrando, também, que as atividades também estão no Classroom.

Atividade 7: https://forms.gle/4BEwczn7MiNDf4qq5
Atividade 8:
https://forms.gle/6vxMmddKmXMe7Jqx7

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES

 ATIVIDADES SUGERIDAS - HISTÓRIA📚
 3º A e B- PROFº MATHEUS
 Documento com todas as atividades
de História até o momento.

ORIENTAÇÕES:
⇒ Estamos na SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVAS. Para quem não fez, faça as atividades anteriores listadas abaixo.PRAZO PARA ENTREGA: Quarta, 27/05, até as 18 horas. -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: 
theusmansano@gmail.com
ATIVIDADES:Atividade 1: está no blog, você pode fazer no caderno e me enviar por email.(Atividade 2 eu acabei fazendo mas, por erro meu,  não foi postada no blog, então vamos ignorá-la)

Atividade 3! Da semana de 27/04 à 30/04
https://forms.gle/jfaNrxYwuJ86Lo2JA

Atividade 4! Da semana de 03/05 à 08/05https://forms.gle/rbF2evc1pMUz5ZAs6

Atividade 5! Da semana de 11/05 à 15/05
https://forms.gle/JgpRtTgvqw27UUqj7

Atividade 6! Da semana passada, 18/05 à 22/05
https://forms.gle/CwRFjfmorRoKxVeA6

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 6 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
-Entender os processos da Revolução Russa de 1917.ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!https://forms.gle/ys2n4Ra1gLZNNvWP6
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

Antes de tudo: ATENÇÃO!
Se você ainda não fez alguma das atividades anteriores, faça elas antes. Deixa essa por último. Ainda estou recebendo as atividades anteriores. Vou deixar o link para elas aqui embaixo:Atividade 1: está no blog, você pode fazer no caderno e me enviar por email.
(Atividade 2 eu acabei fazendo mas, por erro meu,  não foi postada no blog, então vamos ignorá-la)

Atividade 3! Da semana de 27/04 à 30/04https://forms.gle/jfaNrxYwuJ86Lo2JA
Atividade 4! Da semana de 03/05 à 08/05
Atividade 5! Da semana passada, de 11/05 à 15/05

Fez todas essas? Se sim, faça essa sexta atividade. Se não, prefiro que você faça as anteriores e deixamos essa para depois.


Pessoal, vamos acabar hoje os conteúdos deste bimestre (lembrando que o 1º bimestre acabará agora em Maio). Trabalharemos hoje a 2ª parte da Revolução Russa.

Para começar, como sempre, um videozinho de resumo, para vocês entenderem. Tentem ir anotando os pontos mais importante no caderno, para ajudar a responder as questões também.
=> Semana passada assistimos até os 6m45seg. (morte de Lênin) Agora assistiremos dos 6m45seg até o 9min. 

Link do vídeo: https://youtu.be/_06vqgsF5e0

Segue os mesmos resumos da semana passada que também podem ajudar:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-russa.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-revolucao-russa.htm

1. Com a morte de Lenin, inicia-se uma disputa entre Trotsky e Stalin. Mas quem eram eles? Pesquise qual a posição que os dois ocupavam no governo bolchevique/russo, para entendermos porque eles que passam a disputar o poder.

2. Qual era a ideia de Trotsky para a URSS?

3. Qual era a ideia de Stalin para a URSS?

4. Qual o modelo econômico que Stalin impôs? Como chamava? Ele teve sucesso?


Leia agora o trecho onde, comentando Governo de Stalin, o historiador Eric Hobsbawn observou que:

[...] entre 1934 e 1939,4 ou 5 milhões de membros e funcionários do partido foram presos por motivo políticos; quatrocentos ou quinhentos , executados sem julgamento; e próximo (18º.) Congresso do partido, que se reuniu na primavera de 1939, continha
[...] 37 sobreviventes dos 1827 delegados que tinham estado presentes no 17º em 1934.
[...] O que deu a esse terror uma desumanidade sem precedentes foi o fato de que não reconhecia limites convencionais nem qualquer tipo.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 381.

5. A que partido o Historiador está se referindo?
6. O que o texto permite concluir sobre o governo de Stalin? Use suas palavras.
7. De que forma o historiador caracteriza o governo de Stalin?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 5 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender os processos da Revolução Russa de 1917.ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!https://forms.gle/VeS1YRDE5tLuHQeA6
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

Pessoal, vamos lembrar:

Estamos estudando um importante momento histórico: a passagem do século 19 para o 20, ou seja, dos anos 1800 para os anos 1900.
Vimos até então, a Revolução Industrial, o Imperialismo e a 1ªGuerra Mundial. Vamos ver agora a Revolução Russa, que ocorreu na mesma época que esses últimos assuntos.

Lembre, para facilitar, nós estudamos tudo isso separadamente, mas todos os assuntos se relacionam, se ligam, ocorrem ao mesmo tempo.

Para começar, como sempre, um videozinho de resumo, para vocês entenderem. Tentem ir anotando os pontos mais importante no caderno, para ajudar a responder as questões também.
=> Assita só até os 6m45seg. (morte de Lênin) (O restante do conteúdo fica para semana que vem) 

Link do vídeo: https://youtu.be/_06vqgsF5e0

Coloquei alguns resumos que também podem ajudar:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-russa.htm
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-revolucao-russa.htm
⇒ Leia o texto a seguir, para responder as questões 1 e 2.
“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870” – Eric J. Hobsbawn

1. Com base nessa afirmação, destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917 acontecesse.
2. Identifique qual o principal levante (movimento) que antecedeu a Revolução Russa.
⇒ Leia o seguinte relato de Richar Pipes, autor do livro “O comunismo”, para responder as questões 3 e 4:
O partido Operário Social-Democrata foi organizado, formalmente, em 1903, em um congresso em Londres. Lá o movimento imediatamente dividiu-se em duas facções, uma liderada por Martov, apelidada ‘menchevique’, e outra por Lênin, que chamava a si mesmo do ‘bolchevique’.

3. Determine as divergências políticas existentes entre os bolcheviques e mencheviques.
4. Explique por que os bolcheviques derrubaram o governo provisório menchevique criado em fevereiro de 1917.
5.
 A revolução bolchevique de 17 e Lênin no comando da Rússia significou o fim das guerras? Explique.
6. Por que podemos dizer que a NEP (Nova Política Econômica) de Lênin foi um recuo estratégico ao capitalismo?

7.




















“Vamos trabalhar com o rifle por perto”: são os dizeres do cartaz abaixo, afixado em lugares públicos das grandes cidades russas em 1920.Exemplo de propaganda do governo revolucionário, é CORRETO afirmar que a finalidade do cartaz era:
a) arregimentar as massas trabalhadoras para a derrubada da república liberal instalada em fevereiro de 1917.
b) manter os trabalhadores mobilizados para a guerra civil em curso, na defesa da revolução bolchevique contra seus inimigos, internos e externos.
c) defender o governo provisório, liderado por Alexander Kerensky , com apoio dos socialistas moderados.
d) incentivar a os trabalhadores a integrar o Exército Branco, que reunia contrarrevolucionários russos e potencias estrangeiras.

8.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.
NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que:
a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917, que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína   do campo.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 4 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
-Entender os efeitos da 1ª Guerra mundial no cotidiano da população.ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!https://forms.gle/hiHWd1MCVtkVGmV26
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com


Na última atividade entendemos melhor os aspectos políticos da 1 Guerra Mundial, ou seja, a movimentação dos governos, os motivos, as consequências políticas.

Nessa atividade, vamos lembrar alguns pontos da última atividade, mas vamos focar em como a 1ª Guerra impactou o dia--a-dia da população, o que ela mudou no cotidiano. Chamamos isso de aspectos sociais e culturais.
Lembrem: História não é só política!

Veja o mapa mental abaixo, uma imagem que nos ajuda a lembrar os principais pontos do conteúdo.

(Se quiser, tem um vídeo resumo, baseado no mapa mental acima, que você pode assistir: https://youtu.be/6P89N-WrnLk)⇒ A Vida Nas TrincheirasLeia o trecho abaixo e veja o vídeo abaixo:

Guerra de Posições
A segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos enterraram-se em valas com a finalidade de proteção.

CARVALHO, Leandro. "Fases da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/fases.htm. Acesso em 04 de maio de 2020.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=G671JarVv38

1
. Leio o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Outro soldado francês descreveu como infantes abatidos por metralhadoras ficaram estirados durante um mês diante de sua trincheira, “alinhados como numa manobra. A chuva cai sobre eles inexoravelmente, e balas despedaçam seus ossos embranquecidos. Certa noite, Jacques, durante uma patrulha, viu enormes ratos saindo debaixo de seus casacos desbotados. Estavam gordos da carne humana de que se alimentavam. Com o coração batendo, ele se aproximou rastejando de um morto. O capacete tinha rolado. O morto ostentava uma careta na face desprovida de carne; o crânio pelado, os olhos comidos. Uma dentadura caíra em sua camisa decomposta e, da boca, escancarada, saltou um animal imundo”. (HASTINGS, Max. Catástrofe: 1914 - a Europa vai à guerra. Trad. Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.).
A descrição que o historiador Max Hastings trouxe é de um soldado da Primeira Guerra Mundial que viveu nas trincheiras no Front Ocidental. A partir dela, podemos perceber que o ambiente das trincheiras:
a) era favorável à defesa da posição.
b) era vulnerável e insalubre.
c) estava abandonado há meses.
d) não foi comum na Primeira Guerra.
e) não sofria ataques de bombas, apenas de tiros.

2. (Cefet-MG) O uso das trincheiras na Primeira Guerra Mundial:
a) acelerou o fim do embate entre os países beligerantes.
b) encerrou as disputas territoriais entre os países europeus.
c) marcou a memória de uma geração de forma traumática.
d) incentivou o seu emprego nas lutas europeias posteriores.
e) garantiu a proteção da população civil dos horrores do conflito.
3. Vamos supor que você é um soldado da primeira guerra mundial, vivendo nas trincheiras. Você precisa elaborar uma denúncia, um pequeno texto para um jornal, contando como está a vida na trincheira e os principais problemas.
Faça esse pequeno texto (mais ou menos 10 linhas).
DICA: Use os fatos que mais chamaram a atenção no vídeo.
⇒ As Mulheres na 1ª Guerra MundialLeia a reportagem abaixo: https://www.buzzfeed.com/br/gabrielsanchez/fotos-mulheres-primeira-guerra-mundial
Observe o trecho e os dois cartazes destacados da reportagem e responda:
As mulheres participaram em quase todos os aspectos do esforço de guerra — na manufatura e na agricultura, ajudaram a manter os soldados armados e bem alimentados, enquanto as telefonistas e mensageiras mantiveram linhas vitais de comunicação. Nas linhas de frente, motoristas de ambulância, médicas e enfermeiras salvaram a vida de milhões. Se não fosse pelas mulheres daquela época, é possível que os Aliados tivessem perdido a Primeira Guerra Mundial.

SANCHEZ, Gabriel H. 22 fotos que mostram como as mulheres foram importantes para a vitória na 1ª Guerra Mundial. 12 Nov 2018. Buzfeed News. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/br/gabrielsanchez/fotos-mulheres-primeira-guerra-mundial>


Traduções:
Imagem da Direita:
“ Quatro anos na luta.
As mulheres da França.
Nós devemos aplausos.
Una-se as campanhas de trabalho da guerra.”
Imagem da Esquerda:“Apoie a garota que ele deixou para trás.
Junte-se à armada da terra”.
4. Qual o apelo, pedido, dos cartazes?

5. Relacione o trecho destacado e as imagens.
Agora veja essa imagem, de 1899, ou seja, antes da guerra.




6. Quais são as principais mudanças entre as imagens?

7. Que mudança na condição das mulheres essas mudanças indicam?

8. A moda pode ser objeto histórico?
Use as imagens, fontes históricas, como argumento. 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05




ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 3 -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
-Revisar conteúdos trabalhados anteriormente, entender os contextos que antecederam a 1ª Guerra Mundial e também os resultados da mesma guerra. ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!https://forms.gle/PorvPfDqMeLmqmb18
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Essa nova atividade servirá para você se acostumar com os formulários.
(O nome da ferramenta chama Google Forms). Faremos um teste, ver se dá certo.
Se não der certo, tentaremos outras maneiras.
-Por que vamos usá-lo? Porque assim consigo receber as respostas de vocês na mesma hora, corrigir, tirar dúvidas depois e avaliar.
-Não se preocupem com a nota, por enquanto. Se preocupem em conseguir usar o formulário e responder as atividades.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com


Para  lembrar dos assuntos anteriores, das ultimas atividades, e continuarmos  a matéria sobre 1ª Guerra Mundial, assista esse vídeo:
-
(Obs: ignore a parte sobre prova que ela fala no final rs!)
-
Anote as suas dúvidas e o que achou de mais interessante.https://youtu.be/ZfZAle8CVgg
⇒ A atividade possui 3 partes: sobre o imperialismo/neo-colonialismo; antecedentes da 1ª Guerra e, por fim, seus resultados.
Todas as respostas estão no vídeo ou nas atividades feitas antes. 
Na próxima atividade passo os gabaritos!  =)
Se preocupem em tentar fazer!! Não ta valendo nota a quantidade de acerto e erros.

⇒ Primeiramente vamos tentar lembrar e responder algumas questões sobre o imperialismo e neo-colonialismo. Veja essa cena do vídeo para a ajudar a lembrar e responder. 

1.
A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.

SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).

O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma:

a) cruzada religiosa.
b) catequese cristã.
c) missão civilizatória.
d)expansão comercial ultramarina.
e)política exterior multiculturalista.

2. A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos – o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto afirmar que:

a) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso.

b) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX.

c) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria.

d) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.

⇒ Nessa segunda parte, vamos lembrar mais sobre os antecedentes da 1ª Guerra Mundial.

3. Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
a) difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.


4. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se:

a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.

b) a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.

c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.

d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.

e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

5.  Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões   pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

⇒ Neste terceiro e último momento, vamos lembrar dos resultados da guerra. Continuem lembrando do vídeo, principalmente as cenas abaixo. 





5. Faça a leitura do seguinte texto:
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)” HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.
b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”.

6. Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.




📚ATIVIDADE SUGERIDA -  3º ANO EM📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS 


OBJETIVOS:
-Entender o processo histórico imperialista.
-Além dos fatos históricos, entender as ideias envolvidas com esse processo.
-Identificar as permanências do processo imperialista na sociedade atual.
ORIENTAÇÕES:
-Realize as atividades NO CADERNO. Não precisa copiar as perguntas!
-São 3 atividades, todos com conteúdos já iniciados em sala de aula.
-Coloque como título “Atividades de 23 a 27 de Abril”.
-Depois escreva, sempre, o número da atividade que você está respondendo.
Assim, fica mais fácil de estudarmos e corrigirmos as questões depois, além de você e eu não nos perdermos! -Quer tirar dúvidas? Pode me mandar email: theusmansano@gmail.com


ATIVIDADE  1
 Finalize, ou veja novamente, o filme “A Lenda de Tarzan”, de 2016, dirigido por David Yates. (Na aula tinha falado que era de 2013, mas é 2016 mesmo).
O filme tem na Netflix, mas vocês conseguem achar facilmente online também!
 Terminado o filme, leia essa notícia sobre o filme, considerando em destaque o trecho abaixo:

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/07/lenda-de-tarzan-relembra-brutalidade-da-exploracao-na-africa.html

“A Lenda de Tarzan representa a brutalidade da exploração européia no continente africano, ao mesmo tempo que relembra ao público o motivo de Tarzan e Jane, interpretados por Alexander Skarsgård e Margot Robbie, serem alguns dos personagens mais queridos do cinema. O filme diverte, emociona e ao mesmo tempo relembra importantes eventos históricos.”

 Faça uma redação no caderno de, no mínimo, 20 linhas, ligando o filme com a questão histórica imperialista. Para lembrar do conteúdo imperialista, você pode usar o seguinte link: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/a-conferencia-de-berlim-e-o-destino-da-africa/






ATIVIDADE  2
A seguinte atividade é adaptada do Caderno do Aluno, pág 57, “Leitura de textos e documentos”. Leia o texto do quadro, analise os documentos, depois responda as questões no caderno.
Cientificismo e Racismo
A ciência, atrelada aos avanços tecnológicos, auxiliou o discurso de dominação da Europa em relação aos povos afro-asiáticos. Utilizando parâmetros da teoria darwinista aos fenômenos sociais, justificava a vitória do mais “forte” sobre o mais “fraco” – como uma “seleção natural”. Ou seja, a novidade no século XIX, foi a criação de uma concepção de raça como um atributo biológico e cientificamente “legítimo”. Se o preconceito é algo antigo, a ciência amparando a noção de raça, criou critérios morfológicos, como cor de pele, formato do nariz e crânio, para biologicamente justificar uma inferioridade característica em determinadas raças. Foi o caso de teorias de Francis Galton (eugenia) e das concepções de raça hierarquizadas, ainda no século XVIII, por Carl Von Linnè.

Missão civilizadora – o fardo do homem branco
O discurso da “superioridade dos europeus” de “raça branca” propiciou a disseminação do imperialismo, justificado pela responsabilidade em “civilizar” os povos inferiores, incultos, pautados pelas ausências de Estado, de tecnologia, de cultura etc. Os franceses usaram o termo “missão civilizadora” e os ingleses, “o fardo do homem branco”.


DOCUMENTO I – Discurso de ministro francês em 1885.
“As raças superiores têm um direito sobre as raças inferiores. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores.”
 Jules Ferry (Tradução Livre)

DOCUMENTO II – Machemba, chefe dos Yao, ao comandante alemão Hermann von Wissmann em 1880:
“Sou sultão aqui na minha terra. Vós sois sultão lá na vossa. No entanto, vede, não vos digo que me deveis obedecer, pois sei que sois um homem livre”. BOAHEN, A. A. O Desafio Colonial. In: Revista Correio da Unesco, p. 56, jul. 1984. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/f0000064434_por > Acesso em 20 set. 2019.

a)- Qual documento se apoia o processo imperialista e qual se opõe?
b)- Qual dos documentos se relaciona com o cientificismo, racismo?
c)- Podemos dizer que essas ideias racistas e civilizatórias são novas? Qual outro momento histórico de expansão essas ideias já circularam?

Para saber mais: Caso tenha se interessado com o assunto e até quiser ajuda para as questões, assista o seguinte documentário da BBC.https://www.youtube.com/watch?v=hPYZi_AlTh4


ATIVIDADE 3

Assista o seguinte vídeo da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi, em uma conferência TED.



Dublado: https://www.youtube.com/watch?v=qDovHZVdyVQ&t=32s
Legendado: https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc

A escritora fala sobre uma importante questão que ainda paira sobre o continente africano: os preconceitos, estereótipos e a falta de conhecimento sobre sua história e geografia.

Podemos dizer que essas questões são consequências da questão imperialista?
Crie um texto argumentativo respondendo essa questão, de no mínimo 15 linhas.
 
Pode utilizar trechos da fala da escritora, do filme do Tarzan, dos documentos e textos apresentados.
Mas lembre-se, se for usar, indique de onde está tirando, a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário