ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Atividades de reforço e recuperação (estas atividades se destinam aos alunos que não entregaram nenhuma atividade nos bimestres) Disciplina: Matemática Prefº. Benício 3 ª Série A e B As atividades deverão ser respondidas no próprio caderno (APRENDER SEMPRE vol. 4) ou em uma folha e encaminhadas por fotos no E-mail do professor (beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br) ou pelo WhatsApp, até 27/10/2020. Ao encaminhar as atividades favor colocar: - Nome completo e série. Atividades :• Função exponencial, crescimento ou decrescimento. • Esse assunto já foi abordado em protocolo de entrega. Referentes a Habilidade (EF08MA03) • Na página 53 do caderno do aluno (Aprender sempre), vol. 4 item 2 e 3, há duas questões sobre o tema. Leia com atenção os enunciados e resolva os itens: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA
De 07/12/2020
a 14/12/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail. E-mail do professor:
beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br ATIVIDADES
- Avaliação
Diagnostica de Retorno (RETIRAR NA ESCOLA) - Entregar
atividades em atraso |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATIVIDADES SEQUENCIA DE ATIVIDADES 2 DIAGRAMA DE ARVORE E O PRINCIPIO
MULTIPLICATIVO
APRENDER
SEMPRE: PAGINA 26 E 27
LINK
DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/YYRrjaJ9bGg
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
Até 27/11/2020
ATIVIDADES SEQUENCIA DE
ATIVIDADES 2 DIAGRAMA DE ARVORE
E O PRINCIPIO MULTIPLICATIVO
APRENDER SEMPRE: PAGINA 24 E 25
LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/E4z2_UozMvM
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA
13/11/2020
entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail. E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 – APRENDER
SEMPRE
PÁGINAS 21 E 22.
LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO
CADERNO DO ALUNO VOL.3, APRENDER SEMPRE:
RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E
RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR
AS AULAS DO CMSP |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO
DE ENTREGA
Atividades:
06/11/2020
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO
DO ALUNO VOLUME 3 – APRENDER SEMPRE
AULAS
1 E 2
PÁGINA
5 PÁGINA
6 PÁGINA
7
LINK
EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOL.3, APRENDER SEMPRE:
RETIRAR O
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU
ACESSA-LA PELO LINK
DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR AS AULAS DO CMSP |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
CADERNO
DO ALUNO VOLUME 3
LINK
EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOL.3:
ATIVIDADES
PARA PROVÃO DE REFORÇO:
1- Quantos números
de 3 algarismos ( sem repeti - Los num mesmo número) podemos formar com os
algarismos 1, 2, 3 ? a) 3 b) 4 c) 5 d) 6
2- Ao lançarmos sucessivamente ,3 moedas
diferentes, quantas são as possibilidades de resultado?
a) 8 b) 7 c) 6 d)
5
PRAZO
DE ENTREGA
Atividades:
30/10/2020
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
RETIRAR O
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU
ACESSA-LA PELO LINK
DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR AS
AULAS DO CMSP |
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3
Aprender sempre vol único páginas 98 e 99
Curso de Matemática Paccola, página 602.
LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:
RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR AS AULAS DO CMSP PRAZO DE ENTREGA
Atividades: 23/10/2020 E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
CADERNO
DO ALUNO VOLUME 3
TEMA
3
PÁGINA
19
ATIVIDADE
2 ATIVIDADE
4
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES 8
-MÁXIMO
E MÍNIMO DE PARÁBOLA
PÁGINA
94
8.1-
ATIVIDADE 1 ATINGINDO
O MÁXIMO
ITENS
A) e B) (caderno do aluno volume único)
CORREÇÃO ENEM QUESTÃO 151 (2015)
PROPOSIÇÃO- ENEM QUESTÃO 158 (2017)
LINKS
EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:
RETIRAR O
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU
ACESSA-LA PELO LINK
DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR AS
AULAS DO CMSP |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
CADERNO
DO ALUNO VOLUME 3
TEMA3 CRESCIMENTO
E DESCRESCIMENTO DE FUNÇÕES.
PÁGINA
16 PÁGINA
17 PÁGINA
18 PAGINA
19
LINK
EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES:
RETIRAR O
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU
ACESSA-LA PELO LINK
DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR
AS AULAS DO CMSP |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:
RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA. ASSISTIR AS AULAS DO CMSP
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br |
TEMA 2- Gráficos de funções
PAGINA 14
ATIVIDADE 5
(ENEM 2019) QUESTÃO 168
LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA:
RETIRAR
O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU
ACESSA-LA PELO
LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.
ASSISTIR AS AULAS DO CMSP
PRAZO DE ENTREGA
Atividades: 18/09/2020
E-mail
do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADES
|
TEMA 1- ESTUDOS DAS FUNÇÕES
ATIVIDADE 11
PÁGINA 10/11
ATIVIDADE 12
PÁGINA 11
Itens
(A), (B), (C) e (D)
ATIVIDADE 13
ATIVIDADE 14
ATIVIDADE 15
ATIVIDADE 16
PÁGINA 11
ATIVIDADE 17
ATIVIDADE 18
PÁGINA12
LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA:
RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO
LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.
ASSISTIR AS AULAS DO CMSP
|
ATIVIDADE 7
Identifique se a representação gráfica das
funções a seguir é uma parábola, com a
concavidade direcionada para cima( expressão de alegria ) ou com
a concavidade direcionada para baixo ( expressão de tristeza)
( ) f(x) = 3x² – 5x + 1
( ) g(x) = –x² + 2x²
( ) h(x) = –4x² + 5x + 2
Resolução: identifique o coeficiente de x². Se for positivo a parábola se volta para cima, se for negativo será voltada para baixo.
Exemplo: h (x)= -4x² + 5x + 2
O coeficiente de x² é -4 e portanto a concavidade e para baixo.
ATIVIDADE 8
Defina a característica observada, no exercício
anterior, para determinar se a concavidade da
parábola é direcionada para cima ou a concavidade é direcionada para baixo.
Resolução: Se o coeficiente de x² da função for positivo a concavidade é para cima. Se o coeficiente de x² for negativo é para baixo.
ATIVIDADE 9
No gráfico de uma função polinomial do 1º grau
podemos notar as seguintes características:
à a reta que representa a função intercepta em um
único ponto o eixo x;
àa reta que representa a função intercepta em um
único ponto o eixo y.
Dadas as equações de retas a seguir encontre os
pontos de intersecção nos eixos (x e y):
a) y = x + 3
b) y = 2x – 8
c) y = –3x – 3
d) y = 6 – x
Resolução: Para sabermos o ponto intersecção basta em um momento igualar X a 0 e em outro Y a 0. Como exemplo observe o item D.
Y = 6 – X à Para Y = 0 temos:
0 = 6 – X à X = 6.
Para X = 0 temos Y= 6 – 0 à Y= 6.
Isso significa que a reta da função do 1° grau intersecta o eixo Y no ponto 6, e intersecta o eixo X no ponto 6.
ATIVIDADE 10
Podemos observar como característica das
funções polinomiais de 2º grau a quantidade de raízes reais (ou zeros da função) dependendo do valor obtido no radicando ∆= b² – 4 ∙ a ∙ c.
à quando ∆ é positivo, há duas raízes reais e
distintas;
àquando ∆ é zero, há só uma raiz real (para ser mais preciso, há duas raízes iguais);
àquando ∆ é negativo, não há raiz real.
Sabendo-se disto, encontre o valor do ∆ e identifique a quantidade de raízes reais nas
seguintes funções:
a) y = x² + 3
b) y = 3x² – 8x
c) y = -4x² - x - 3
d) y= 5 + 6x – x²
Resolução:
Exemplo: Usando o item b :
Y= 3x² - 8x à 3x² - 8x = 0
∆= √b² – 4 ∙ a ∙ c.
∆ = √64 – 4 (3).(0)
∆ = √64
∆ = 8
Como ∆ é positivo, existe duas raízes reais.
Faça os itens a, c e d.
RETIRAR O CADERNO DO ALUNO IMPRESSO NA ESCOLA, A PARTIR DE 01/09 ATE 04/09/2020 DAS 10 ÁS 16 HORAS.
RETIRAR A AAP IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO
LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
|
Como resolver
4- a) para cada valor de X aumenta o valor de Y em 4 unidades. Veja as coordenadas para a confecção do gráfico. Ponto A: (1,4); Ponto B (2,8); Ponto C (3,12), e assim por diante.
b) para esboçar o gráfico a cada valor de X, Y é o quadrado de X. Use estas coordenadas no plano cartesiano. Ponto A: (2,4); Ponto B (3,9); Ponto C (4,16).
5- Para saber se a função é crescente ou decrescente basta observar o sinal de X: se for positivo é crescente se for negativo é decrescente.
6- São funções decrescentes quando ao aumentar o valor de X o valor de Y diminui e são funções crescentes quando ao aumentar o valor de X o valor de Y também aumenta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
As atividades propostas terá a devolutiva do professor, indicando o algoritmo necessário para correções dos exercícios.
Notas de 5 à 10 de acordo com o número de atividades entregues.
AAP: 27 EDIÇÃO- 2° BIMESTRE
A avaliação valerá 10 pontos se às 16 questões estiverem corretas.
Para cada questão certa, atribuição de 0,625 (seiscentos e vinte e cinco milésimos).
Como resolver:
ATIVIDADE 1: Sabemos que o perímetro de um quadrado é a soma dos lados. Se um lado vale 1x, então teremos em 4 lados: x + x + x + x = __.
ATIVIDADE 2: A lei da função da área de um quadrado é dada pela multiplicação da base pela altura. Se a base vale x e altura também vale x, teremos: x . x = __
ATIVIDADE 3: Para completar a tabela quanto ao perímetro faça o seguinte: multiplique o lado sempre por 4.
Assim: 4 x 1 = __; 4 x 2 =__; 4 x 3 = __, assim por diante até o 5.
Para completar a tabela quanto a área, eleve o valor do lado ao quadrado.
Assim: 1² = __; 2² = __; 3² = __, e assim por diante até o 5.
|
Prova AAP: Avaliação de Aprendizagem em Processo - 2º bimestre.
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da
turma, classroom ou e-mail.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
2ª ATIVIDADE Responder a AAP do 2° bimestre de matemática e enviar a
página do gabarito através do WHATSAPP ou CLASSROOM até 10/08/2020.
Observação: Colocar nome completo, série e data.
Os alunos devem retirar a avalição AAP na escola no período de
03/08/2020 a 07/08/2020 das 10:00h às 16:00h.
|
Observação
1-
Refazer,
reavaliar as atividades onde em que há dúvidas .
2- Atualizar as atividades até
quarta-feira, para fechamento das notas do 2° bimestre
Prazo de entrega – 29/07
E-mail
do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
|
PRAZO DE ENTREGA
24/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classroom.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
OPERAÇOES COM POLINOMIOS
EXERCICIO
APLICANDO O DISPOSITIVO DE BRIOT-RUFFINI, CALCULE O QUOCIENTE E O RESTO DA DIVISAO DE:
a) p(x) = 5x² - 3x + 2 por h(x) = x + 3
b) p(x) = 2x³ - 7x²+ 2x + 1 por h(x) = x- 4
|
PRAZO DE ENTREGA
PRAZO DE ENTREGA
18/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
Para resolver os exercícios, verifique que o polinômio tem que ser igual a 0, isto é, substituindo o número no lugar de x, devemos ter como resultado 0.
Observe os exemplos no item 5 e 6.
|
PRAZO DE
ENTREGA
PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da
turma, e-mail ou Classrom.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
RECUPERAÇAO: dada as dificuldades na resolução de
problemas de equações algébricas e polinômios, vamos recapitular as noções de
fatoração e produtos notáveis.
FATORAÇAO: fatorar uma expressão algébrica é
modificar sua forma de soma algébrica para produto; fatorar uma expressão é
obter outra expressão que:
a)
Seja
equivalente a expressão dada;
b)
Esteja
na forma de produto. Na maioria dos casos o resultado de uma fatoração é um
produto notável.
FATOR COMUM: devemos reconhecer o fator comum, seja
ele numérico, literal ou misto; em seguida colocamos em evidencia esse fator
comum, simplificamos a expressão deixando entre parênteses a soma algébrica.
Exemplos:
a) ax + ay = a (x + y)
b) 12x²y + 4xy³ = 4xy (3x + y²)
Exercícios:
1- Fatore as seguintes expressões:
a) rs + s = __
b) x³ - 3x² - 4x + 12 =__
AGRUPAMENTO: devemos dispor os termos do polinômio
de modo que formem dois ou mais grupos entre os quais haja fator comum, em
seguida, colocar o fator comum em evidencia.
Exemplo:
a)
ax + ay + bx + by =
= a (x + y) + b (x + y) =
= (a + b) (x + y)
Exercício:
1-
Fatore
a expressão:
x²
+ 2xy + y²
PRODUTOS NOTAVEIS:
Quadrado
da soma de 2 termos.
( a
+ b )² = (a + b) (a + b) = a² + 2ab + b²
Exemplo:
a) (x + 3)² = (x + 3) (x + 3) = x² + 6x + 9
Exercícios:
a)
(x + y) ² =__
4 –
x² = __
|
ATIVIDADES
Introdução
aos polinômios
Valor numérico de um
polinômio é o número complexo α,
que obtemos quando substituímos a variável x do polinômio pelo número α;
e indicamos por P (α) (lemos: P de α).
Quando P (x) = 0 dizemos que α é uma raiz ou 0 do polinômio.
ATIVIDADE
1-
Verifique quais os
números do conjunto (-2, -1, 0, 1, 2,
3) são raízes de:
P (x)
= x³ - 2x² - 5x + 6.
Exemplo:
P (-2) = (-2) ³ -2 (-2) ²- 5(-2) + 6.
P
(-2) = -8 -8 + 10 + 6
P
(-2) = 0 à
-2 é raiz de P(x).
Observe que o resultado
final deu 0 por isso dissemos que -2 é raiz de P (x).
Agora
é com você, verifique se os outros números são raízes da equação.
ATIVIDADE
2- GRAU DE UM POLINOMIO.
Dado um polinômio P (x) não-nulo, chamamos grau de P
e indicamos por Gp, o maior dos
expoentes de x que tem coeficiente
não-nulo.
Quando o polinômio é
nulo o seu grau não é definido.
Exemplo:
P(x) = 3x³ -2x² + 7à
Gp = 3
Note
que o grau é o maior expoente de x.
Agora
é com você, indique o grau de cada um dos polinômios abaixo:
A) P
(x) = 1 + 2x + 3x² + x³ à
Gp= __
B) P
(x) = x² - x + 2 à
Gp=__
C) P
(x) = 3 à
Gp=__
D) P
(x) = 0 à
Gp= __
Acompanhamento e devolutiva para os
alunos no grupo do WhatsApp da turma ou e-mail.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADE
Tema 2: Das fórmulas à análise quantitativa
Atividade 5: Página 17-CA
Escreva na forma fatorada uma equação algébrica de grau 4, cujas
raízes são:
a) 2, 3, 4 e 5
b) -2, 3, 4 e -5
C) 1, 0, 3 e 7
Atividade 6- pág.18- CA
Escreva as equações da atividade 5 na forma polinominal de grau
4
|