terça-feira, 15 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as atividades atrasadas até o dia 17 dedezembro para o meu whasapp (14) 99853-7852

 

Recuperação de conteúdo

 

*Enviar as atividades atrasadas até o dia 17/12.

 

Bons estudos

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Avaliação do 4° bimestre

 

De acordo com o conteúdo do 4° bimestre, seus conhecimentos e pesquisa, responda:

 

1-    Nós temos o direito ao lazer, quais são os dois órgãos que nos asseguram disso?

2-    Na adolescência a alimentação é influenciada por diversos fatores. Quais são os fatores externos e internos?

3-    Ao praticar os exercícios de máscara, quais são os cuidados que devemos tomar?

4-    Quais são os benefícios da yoga para a saúde física e para a saúde mental?

 

 

Bons estudos 😊

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 04 de dezembro no meu whasapp (14) 99853-7852

 

ATIVIDADE

Pesquise sobre algum esporte radical que gosta, quer praticar ou que tem curiosidade de saber. Escreva sua suas origens históricas, como funciona, quantidade de atletas a participar, regras e benefícios.

 

Bons estudos 😊

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 27 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99853-7852

 

ATIVIDADE

De acordo com a aula do CMPS do dia 13/11 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nk6RV-HbkHw&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=11, responda:

1-    O que significa o termo “esportes radicais”? Cite alguns benefícios dos esportes radicais.

2-    Quais são os dois tipos de esportes radicais?

3-    Quais são os esportes radicais mais praticados no Brasil?

 

Bons estudos 😊

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 13 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99853-7852

 

ATIVIDADES

 

Leia o texto abaixo para responder as questões que seguem.

 

 

Saúde Individual

Tema: Práticas de relaxamento: Yoga

 

yoga é conhecido por ser uma prática capaz de trazer sensações positivas, como relaxamento e tranquilidade. Porém, o que pouca gente sabe é que a modalidade tem diversos benefícios à saúde, aplicados a todos os tipos de pessoas, que vão desde tratamento de doenças, alívio de dores até um melhor preparo ao parto.

O que é yoga

Mais do que um exercício, o yoga é uma filosofia de vida, com técnicas práticas que conduzem à expansão da consciência. Ou seja, há uma melhor percepção do que ocorre com você e com seu corpo.

A definição é de Tulio Bisbocci, instrutor de yoga do We Love Yoga Studio e do São Paulo Futebol Clube. Assim, o yoga trabalha o equilíbrio entre corpo, mente e emoções.

E sua prática, independentemente do tipo, envolve posturas (asanas), respiração (pranayamas) e meditação. É o que explica a professora de yoga desde 1990 para adultos, gestantes e crianças Jagdeep Colognesi.

"O yoga enxerga o ser através do funcionamento da energia. De como a energia funciona em nós. Por isso, traz a grande sensação de bem-estar e equilíbrio de que todos falam. Também, mexe com todos os nossos sistemas, principalmente nervoso, glandular e hormonal, respiratório e sanguíneo", comenta a especialista.

 

 

 

 

12 POSIÇÕES DE YOGA

Especialistas de yoga explicam como executar as posições mais comuns do yoga, organizadas em ordem alfabética:

1- Adho Mukha Svanasana (Postura do cachorro olhando para baixo)



Posições do yoga: Adho Mukha Svanasana - Foto: Shutterstock

Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos ao chão, olhando para frente. Coloque as palmas das mãos no chão. Eleve os quadris, com o bumbum voltado para o teto.

Deixe a cabeça solta, colocando-a para baixo. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição. Calmamente, volte à posição inicial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 - Anjali mudra (Posição de prece)



Posições do yoga: Anjali mudra - Foto: Shutterstock

Mantenha a coluna ereta e olhe para frente, com os braços na lateral do corpo. Então, inspire ao mesmo tempo em que vai levantando os braços em direção ao céu e depois descendo com as palmas das mãos juntas, em posição de prece junto ao peito.

A posição pode ser feita de pé, com os pés alinhados; ou sentada, com as pernas cruzadas.

3 - Ardha Uttanasana (Postura do alongamento intenso)




Posições do yoga: Ardha Uttanasana - Foto: Shutterstock

Fique de pé, mantenha os pés alinhados, coluna ereta e olhar para frente, com os braços na lateral do corpo. Inspire, elevando os braços e se alongando. Em seguida, coloque as mãos no chão e a cabeça em direção aos joelhos.

Então, expire, inclinando-se para frente, como se fosse puxar o umbigo para dentro. Levante-se até que as mãos alcancem os joelhos.

Mantenha as costas retas e as pernas hiperestendidas. O pescoço também deve estar reto e alinhado com a coluna. Respire profundamente por três vezes nesta posição.

4 - Ashwa Sanchalanasana (Postura do corredor)



Posições do yoga: Ashwa Sanchalanasana - Foto: Shutterstock

Em pé, deixe os pés afastados e alinhados à largura do quadril. Dê um passo grande com a perna direita para trás, o mais amplo que conseguir e somente com os dedos do pé apoiados ao chão. Flexione o joelho esquerdo e apoie as duas mãos no solo.

Levante o peito, alongue o pescoço e olhe para frente. Retorne lentamente à posição vertical e repita todo o processo invertendo as pernas (agora, estendendo a perna esquerda e flexionando a direita).

5 - Balasana (Postura da criança)



Posições do yoga: Balasana - Foto: Shutterstock

Ajoelhe-se no chão, com os joelhos ligeiramente afastados um do outro, mantendo a coluna ereta. Então, engatinhe com as mãos, mas sem mover as pernas, até que seus braços fiquem totalmente estendidos à sua frente.

Relaxe seu tronco sobre as costas e encoste a testa no chão. Respire profundamente por três vezes nessa posição.

6 - Bitilasana (Postura da vaca)



Posições do yoga: Bitilasana - Foto: Shutterstock

Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos ao chão, olhando para frente. Inspire, arqueando a coluna (como se fosse um alongamento) e levantando a cabeça para cima. Expire e inspire profundamente pelo menos três vezes nessa posição. Volte à posição inicial lentamente.

7 - Chaturanga Dandasana (Postura da prancha baixa)



Posições do yoga: Chaturanga Dandasana - Foto: Shutterstock

A prancha baixa é uma postura que, se mal-feita, pode levar a problemas lombares em vez de ajudar a aliviar dores. Por isso, fique atento e realize-a com muito cuidado.

De pé, dê um grande passo para trás com uma perna e apoie ambas palmas das mãos no chão, mantendo os braços esticados e paralelos. Então, estique a outra perna, mantendo os pés apoiados somente com as pontas dos dedos. Mantenha a coluna e as solas dos pés eretas.

Agora, é hora de descer. Flexione os braços e vá descendo seu corpo em direção ao chão, mantendo todo corpo ereto e alinhado. Contraia o abdômen. Mas cuidado para os quadris não tocarem o chão ou ficarem elevados a ponto de empinar o bumbum.

Faça isso olhando para o chão, mantendo a cabeça alinhada com o restante do corpo. A cabeça deve estar cerca de 15 cm de distância do chão.

8 - Kumbhakasana (Postura da prancha)



Posições do yoga: Kumbhakasana - Foto: Shutterstock

Fique de pé. Então, dê um grande passo para trás com uma perna e apoie ambas palmas das mãos no chão, mantendo os braços esticados e paralelos.

Estique a outra perna, mantendo os pés apoiados somente com as pontas dos dedos. Mantenha a coluna e as solas dos pés eretas. Seu corpo deve ficar todo alinhado em diagonal. Respire profundamente três vezes nessa posição.

9 - Marjaryasana (Postura do gato)




Posições do yoga: Marjaryasana - Foto: Shutterstock

A postura do gato, também chamada de Marjaryasana, alonga a coluna, alivia dores lombares e estimula o intestino.

Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos ao chão, olhando para frente. Expire puxando o umbigo para dentro, curvando a coluna (como um gato bravo ou assustado). Ao fazer isso, pressione o chão com as mãos e joelhos. Respire calmamente cerca de três vezes nessa posição. Volte à posição inicial calmamente.

10 - Savasana (Relaxamento final)



Posições do yoga: Savasana - Foto: Shutterstock

Para realizar o Savasana, considerado o relaxamento final após uma sessão de yoga, deite-se de barriga para cima sobre o chão, colchonete, tapete ou qualquer outra superfície que se sinta à vontade.

Mantenha os braços esticados ao lado do corpo e as pernas também esticadas. Feche os olhos e mentalize cada parte de seu corpo.

Não faça movimentos e fique na posição até se sentir completamente relaxado. Depois, retorne lentamente os movimentos das mãos, braços, pés e pernas.

11 - Setu Bandha Sarvangasana (Postura da ponte)



Posições do yoga: Setu Bandha Sarvangasana - Foto: Shutterstock

Para executar a postura da ponte, fique deitado, com os pés separados, joelhos flexionados e alinhados à largura do quadril. Os braços devem estar estendidos ao lado do corpo. Levante o quadril.

Respire três vezes lentamente nessa posição. Depois, desça devagar seu quadril, voltando à posição inicial.

12 - Surya Namaskar (Saudação ao sol)



Posições do yoga: Surya Namaskar - Foto: Shutterstock

A "Saudação ao sol", também chamada de Surya Namaskar, é conhecida como um movimento completo no yoga, capaz de fazer com que você desfrute de todos seus benefícios mentais e físicos.

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>>> O que usar na Yoga?

A primeira dica é sempre usar materiais próprios ao yoga, como o tapete (yoga mat) - considerado o principal apoio para execução das posições. Caso você ainda não tenha o tapete, o médico aconselha usar uma toalha.

>>> Posturas

Outro conselho é focar na postura correta e executar posições mais simples. Posturas avançadas podem ocasionar lesões, pois seu corpo ainda não está preparado para realizá-las.

>>> Música

Busque ouvir músicas relaxantes que traz sensação de calma. Sons da natureza é uma boa pedida. No Youtube você entra diversas listas de sons de yoga.

INDICAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=dC_5s-vCtU0

 

Boa prática!

 

ATIVIDADE

1-    Após a leitura e compreensão o texto, faça a prática em casa. Tente fazer ao menos 3 posições, escute a lista de música indicada ou uma de sua preferência e grave um vídeo ou envie uma foto de você praticando a yoga.

 

2-    Quais são os benefícios da yoga para a saúde física e para a saúde mental?

 

 

Bons estudos 😊

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

Leia o texto abaixo para responder as questões que seguem.

 

 

Tema: Saúde Individual

É POSSÍVEL PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS DE MÁSCARA SEM PREJUÍZOS À SAÚDE?




Em março deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia de Covid-19. Desde então, muitas recomendações foram dadas para minimizar o contágio e em busca da redução das consequências do vírus Sars-CoV-2.

Por isso, neste artigo trataremos de duas dessas recomendações e como conciliá-las: o uso de máscaras e a prática de exercícios físicos – esta recomendada como medida por importantes instituições ligadas à saúde, como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ASCM), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a própria OMS. 

Os benefícios da prática de exercícios físicos 

As organizações acima citadas atestam que a prática regular de exercícios físicos está associada a uma melhora da função imunológica em seres humanos. Embora atualmente não existam dados científicos sobre os efeitos do exercício em relação ao coronavírus, há evidências de que o exercício pode proteger o indivíduo de muitas outras infecções virais – como a influenza, o rinovírus (outra causa do resfriado comum) e outros. 

Nesse sentido, além da simples prática também é importante dar uma atenção especial à intensidade do exercícios, principalmente neste momento no qual muitos estavam ou estão sem praticá-los. Os exercícios de alta intensidade, se iniciados repentinamente, podem ser nocivos. Por isso, sua recomendação precisa de maiores investigações. 

Outro ponto relevante é o fato de que o exercício físico é especialmente benéfico para os idosos, pois trata-se de uma população mais suscetíveis a infecções em geral. Além disso, eles foram identificados como uma população particularmente vulnerável durante esse surto de Covid-19.

Nesse contexto, duas condições garantem uma melhor prática de exercícios: o acompanhamento de um Profissional de Educação Física e a realização de uma avaliação física prévia. Esta é especialmente relevante pois é através dela que podem ser colhidos dados sobre a condição do praticante no retorno às atividades, traçar um planejamento de treino e avaliar periodicamente os resultados dos exercícios.

Mas o que fazer quando surge e obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos? É realmente prejudicial fazer exercícios físicos de máscara?

Exercícios físicos de máscara

O objetivo da obrigatoriedade do uso da máscara é reduzir a excreção respiratória de gotículas em indivíduos pré-sintomáticos e assintomáticos. Sabemos que existem discussões sobre as máscaras faciais serem eficientes para reduzir a propagação de vírus respiratórios, infecções e para a melhoria de resultados clínicos.

Apesar disso, a também inexistência de tratamentos ou vacinação comprovadamente eficazes contra a SARS-CoV2 faz com que as políticas de saúde precisem contar com intervenções não farmacológicas – como o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e o uso de barreira facial (máscara). 

Para que ela seja eficaz nessa proteção, é obrigatório que todos pratiquem exercícios físicos de máscara. Outros cuidados também são recomendados: evitar tocar na parte frontal da máscara, ajustá-la pelas partes laterais e cobrir bem o nariz e boca (como praticante de exercícios, aqui vejo a recomendação mais descumprida). 

Ainda, após a prática é preciso higienizá-la ou até mesmo substituí-la, lavar sempre as mãos e usar álcool gel antes de levar a mãos ao rosto – uma vez que o vírus precisa de mucosas (como boca e nariz) para entrar no nosso organismo.

Dificuldades de praticar exercícios físicos de máscara

Durante a prática de exercícios físicos na quarentena surgem diversas dúvidas. Segundo os primeiros estudos sobre a temática, a função pulmonar é uma das mais afetadas pelos exercícios físicos de máscara. Isso acontece porque elas aumentam o tempo de inspiração (entrada do ar), o que ativa mais músculos acessórios dessa função e, consequentemente, acelera a fadiga destes.

Apesar disso, a expiração (saída do ar) não é comprometida pelo uso de máscara, o que indica que o temor de respirar dióxido de carbono (CO2) não tem fundamento. Ainda, temos que alguns índices de desempenho também ficam abaixo do normal como o pico do lactato.

Na prática, isso indica que devemos ter prudência ao iniciar a prática de exercícios físicos de máscara e que nossos “índices” como quilômetros que corremos ou peso que levantamos devem estar reduzidos com o uso da máscara. 

Contudo isso não deve ser motivo de alarde, visto que muitos estavam sem praticar atividade física, haviam reduzido o ritmo ou mesmo adaptado a prática às condições diferentes das habituais – o que por si só pode diminuir o desempenho.

Outro fato a se considerar é que esses índices citados anteriormente refletem marcas de desempenho, mas o corpo continua sofrendo as adaptações benéficas do exercício. Isso, por sua vez, pode ser mensurado por outros métodos avaliativos. Mas, é claro, nunca é demais lembrar da prudência que devemos ter nesse momento com a intensidade do treino. 

Outra queixa habitual ao realizar exercícios físicos de máscara é o incômodo que a mesma provoca durante a prática, uma vez que ela fica úmida e dificulta ainda mais a atividade. Nesse sentido, existem máscaras de diversos materiais e formatos. Com isso, o usuário deve escolher a que lhe proporciona menor incômodo. Veja abaixo como isso pode ser feito.

Opções para adaptar a prática de exercícios físicos de máscara 

Para práticas longas, como a corrida, o uso de máscaras que não aderem à boca pode ser recomendado. Quando a máscara fica “molhada”, além do problema de inspiração, sua proteção também diminui. Nesse caso, o ideal é realizar a substituição da mesma. Assim, algumas pessoas podem necessitar máscaras suplentes em decorrência de características pessoais, tipo de treinamento ou o ambiente no qual realizam a atividade. 

E quanto à sensação de mais calor? Alguns estudos mostram que a região da cabeça pode ter um aumento de 1°C em relação a quem não usa a máscara. Apesar disso, esse quadro não se repetiu em todos os participantes do experimento. Assim, fica reforçada a recomendação de se exercitar em ambiente arejado, com boa ventilação e temperatura, além de se hidratar antes, durante e após a atividade. 

Conclusão

Sabemos que as máscaras foram feitas para proteção, como é o objetivo nessa atual pandemia, e não para fazer exercícios. Portanto, mesmo que ela possa causar eventuais desconfortos e dificuldades, seu uso traz um efeito protetor cientificamente reconhecido.

Até o momento em que forem lançadas máscaras especiais com um perfil ótimo de performance e proteção, quem se exercita deve testar modelos até encontrar o que proporcione maior conforto. É importante lembrar, também, que a frequência pode trazer adaptação ao uso do implemento. 

 

1-    O que as Instituições ligadas à saúde, como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ASCM), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a própria OMS, atestam sobre a prática regular de exercícios?

 

2-    Quais são as duas condições garantem uma melhor prática de exercícios?

 

3-    Segundo o texto, qual é a  objetivo da obrigatoriedade do uso da máscara?

 

4-    Ao praticar os exercícios de máscara, quais são os cuidados que devemos tomar?

 

5-    Cite três dificuldades de se praticar exercícios com máscara, segundo o texto.

 

Bons estudos 😊

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 06 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99853-7852

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

Leia o texto abaixo para responder as questões que seguem.

 

 

Tema: Saúde Individual

Tema: COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ADOLESCÊNCIA?

 

 – A má alimentação pode interferir no rendimento escolar e físico?
Os alimentos são a fonte de energia dos adolescentes e uma alimentação desequilibrada pode desequilibrar tanto corpo quanto mente. Prova disso são os diversos estudos que analisam crianças e adolescentes que não consomem café da manhã e apresentam menor desempenho escolar. Os que consomem desenvolvem melhor a atenção e a memória, bem como melhor disposição e bom humor. O consumo habitual do café da manhã, promoveu melhor desempenho, principalmente em testes de matemática e estatística.

 

– Quais alimentos são importantes nesta fase? 

A adolescência é caracterizada por um período de crescimento acelerado, temos que pensar que além da estatura, músculos, ossos, órgãos estão em desenvolvimento.  Por isso é necessário dar atenção à quantidade e qualidade da alimentação. Além de maior oferta de calorias, o adolescente também vai precisar de maior aporte de alguns nutrientes como proteína (carnes e ovos), ferro (carnes e leguminosas – feijão, lentilha, ervilha), cálcio (leite e derivados, vegetais verdes escuros, leguminosas, peixes), vitaminas A (fígado, peixe, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes e frutas) e C (frutas cítricas). Em resumo, refeições devem ocorrer a cada 3 horas e pratos coloridos e atrativos devem ser a base da alimentação nessa faixa etária.

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Pratos coloridos e atrativos devem ser a base da alimentação nessa faixa etária

 

– Como o mudar os hábitos alimentares de adolescentes? E quais as mudanças que os pais devem realizar para que uma alimentação saudável possa ser introduzida na rotina? 

Para mudança de hábitos precisamos entender como eles se formam. Na adolescência a alimentação é influenciada por diversos fatores. Os fatores externos são: hábitos da família e amigos, normas e valores culturais, mídia, conhecimento de nutrição, etc. E os fatores internos são: necessidades e características psicológicas, imagem corporal, valores e experiências pessoais, preferencias alimentares, etc. Acredito que conhecer as características individuais do adolescente, ter uma conduta flexível e traçar mudanças gradativas em conjunto são formas de motivá-lo a ter uma alimentação mais saudável.

 

Os pais são o exemplo. Não adianta querer que os filhos sejam saudáveis se eles não demonstram isso na prática. Fazer as refeições em família em um ambiente de carinho e acolhimento faz com que o adolescente tenha uma referência positiva da alimentação. É importante que os pais, que são os provedores, na hora da compra evitem alimentos ultraprocessados (industrializados com excesso de gordura, sal e açúcar) e priorizem uma alimentação colorida e feita em casa.

 

– Alimentar-se em frente à televisão ou computador pode ser prejudicial à saúde? Sim, essa é uma pratica a ser evitada. Distrair-se em frente à TV, computador, vídeo game ou celular, por exemplo, pode fazer com que não se registre o que está comendo e se coma além do necessário. Isso é tão importante que o Ministério da Saúde em seu Guia Alimentar orienta que as refeições sejam feitas com regularidade e atenção e também sempre que possível com companhia.

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– Mantendo uma alimentação balanceada é possível ter uma pele saudável mesmo com as variações hormonais da adolescência?

A prevalência da acne em adolescentes ocidentais é bastante alta, acomete em torno de 79-95% dessa população. Apesar de ser um assunto controverso, alguns estudos mostram sim que a alimentação pode influenciar a saúde da pele. Adolescentes obesos são afetados pela acne muito mais pela qualidade do que comem do que pela quantidade. O consumo frequente de carboidratos refinados (açúcar, pão, macarrão, biscoito, etc) e chocolate podem aumentar os riscos. Já alimentos integrais (aveia, arroz e pão integral, feijões, frutas e hortaliças), alimentos ricos em ômega 3 (peixes como sardinha e salmão, sementes de linhaça e chia), o mineral zinco (carnes, frutos do mar, ovos, cereais integrais, lentilha e germe de trigo) e vitamina A (fígado, peixe, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes e frutas) podem prevenir e até mesmo melhorar o aspecto da pele.

 

1-    A má alimentação pode interferir no rendimento escolar e físico? Justifique.

2-    Quais são os principais alimentos que devem ser consumidos na adolescência?

3-    Na adolescência a alimentação é influenciada por diversos fatores. Quais são os fatores externos e internos?

4-    Quais alimentos podem prevenir o aparecimento de acne?

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 30 de outubro para o meu whasapp (14) 99853-7852

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

ATIVIDADES

 

Nos dias de hoje, as empresas têm se preocupado mais com o bem-estar de seus empregados, principalmente as grandes empresas, relacionando lazer, atividade física e trabalho para melhorar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços prestados.

Empresas como Google, Microsoft e YouTube, por exemplo, tem investido bastante para garantir aos seus funcionários qualidade de vida no trabalho, com uma estrutura voltada para o lazer. Possuem salas com jogos, piscina, academia e até quadras esportivas, pois tem conhecimento de que um funcionário bem, trabalha com mais disposição, se torna mais produtivo gerando assim mais lucros para a empresa.

Acrescenta-se também que a empresa terá menos gastos com relação a afastamentos dos funcionários por causa de acidentes ou doenças no trabalho e menos gastos com planos de saúde, pois o número de acidentes e doenças diminui bastante.

Portanto, uma empresa que investe no bem-estar de seus empregados, tem muito a ganhar se comparada a empresas que investem somente em máquinas e tecnologias para aumentar a produção, deixando em segundo plano os funcionários, que se mostram peça chave para o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

 

1-    Qual é a importância do lazer no trabalho?

2-    O que uma empresa que investe no lazer de seus empregados ganha com isso?

Qual é a relação do texto com a saúde mental?

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 23 de outubro para o meu whasapp (14) 99853-7852

 

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 02/10, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=_fsjUb0bJ7c&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=9,  responda:

1-    O que é lazer?

2-    O que é trabalho?

3-    Quais são suas atividades de lazer?

4-    Por que é importante ter lazer depois do trabalho?

5-    Você frequenta espaços públicos ou privados de lazer? Quais?

Nós temos o direito ao lazer, quais são os dois órgãos que nos asseguram disso?

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 16 de outubro para o meu whasapp (14) 99853-7852

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

            ATIVIDADES

 

De acordo com a aula do CMSP do dia 18/09, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9YLW3OyjUXo&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=8, responda:

1-    O que é samba-enredo?

2-    Cite exemplos de samba-enredo.

Pesquise qual é a origem do samba-enredo.

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 02 de outubro no meu whasapp (14) 99853-7852

 

 

ATIVIDADES

 

De acordo com as aulas do CMSP nas duas últimas semanas sobre o samba, leia o texto complementar e responda as questões que seguem.

Considerado patrimônio cultural do Brasil (2004) e da Humanidade (2005), o samba de roda é uma expressão cultural com ocorrência em todo o estado da Bahia, com variações conforme características históricas, sociais e ecológicas, e tem maior incidência no Recôncavo Baiano, região que circunda a Baía de Todos os Santos.

A manifestação envolve música, dança e poesia. O formato de círculo, ou semicírculo, é estrutural e dá nome ao bem: samba de roda. Os tocadores, utilizando principalmente o pandeiro, o prato-e-faca e a viola, fazem parte do círculo. Os demais integrantes acompanham com palmas. A dança acontece dentro da roda. A coreografia típica, o miudinho, é um “quase imperceptível sapatear para frente e para trás dos pés quase colados no chão, com a movimentação correspondente dos quadris” (IPHAN, 2006, p. 23). A dança é predominante feminina, enquanto os homens estão geralmente tocando os instrumentos (com exceção do prato-e-faca). Os dançarinos revezam-se no centro da roda, muitas vezes fazendo a troca dos bailarinos com uma umbigada. Todos podem participar e não há local exclusivo para ocorrer: a roda pode ser formada em um bar, uma praça ou dentro de casa. 

Assim como não há local característico, não há ocasião específica para se ter um samba de roda. Apesar de estar presente no calendário das festividades civis e religiosas, não há data fixa para sua ocorrência, podendo acontecer a qualquer momento. Contudo, o samba de roda está fortemente associado e é imprescindível nas festas do catolicismo popular, a exemplo da festa dos santos Cosme e Damião, na Folia de Reis e depois das festas de candomblé nagô ou angola. 

As principais características do samba de roda, como a umbigada e o uso da viola, podem sem verificadas desde o século XVII. Os primeiros registros de algo semelhante ao samba de roda datam de 1803. No final do século XIX e início do século XX a manifestação começou a chamar atenção de intelectuais e desde então foi objeto de pesquisas, dissertações e teses.

Pode-se dividir o samba de roda em dois grandes tipos: o samba corrido e o samba chula, este também chamado de samba de parada, samba amarrado ou samba de viola. A diferença entre os dois está no modo de dançar e no modo como a música é executada. No samba corrido, dança, toque e canto acontecem na mesma hora e uma ou mais pessoas podem dançar no centro da roda ao mesmo tempo. No samba chula, mais rigoroso, a dança nunca acontece na mesma hora que o canto e apenas uma pessoa pode dançar no meio da roda (os instrumentos podem ser tocados nos dois momentos). 

A dança é permeada pelo erotismo presente tanto nos movimentos das dançarinas quanto nas interjeições dos cantadores. O homem toca estimulando a mulher a dançar e ela dança instigando o homem a tocar. Quem se habilita a dançar tem que correr a roda, ou seja, dançar em todo o espaço reverenciando os músicos e demonstrando sua dança, de modo a entusiasmar a plateia. 

Não há traje certo ou característico no samba, mas verifica-se a preferência de saias compridas e rodadas pelas mulheres. Os homens usam roupas comuns, cotidianas. No caso de grupos que fazem apresentações por meio de contratos, observa-se, pelas mulheres, o uso do traje típico da baiana, com colares, pulseiras e sandálias (mas também podem se apresentar descalças).

A falta de pandeiros, atabaques, timbales, violas, violões, cavaquinhos ou prato-e-faca (este o instrumento mais nobre) não impede que o samba de roda aconteça, pois este pode ocorrer com palmas e a batida em objetos. A parte cantada do samba, ou a estrofe principal, se chama chula, e dá-se o nome de “relativo” à resposta da estrofe principal. O que se chama de “tirar samba” é cantar a estrofe principal, papel mais alto da hierarquia do samba.

No processo de reconhecimento da forma de expressão como patrimônio nacional, foram averiguadas as dificuldades enfrentadas pelos sambadores e sambadeiras e elaborado um plano de salvaguarda do bem, com objetivos de curto, médio e longo prazo, divididos nas seguintes linhas de ação: organização, transmissão, difusão e documentação.

Há mais de duzentos anos presente no cotidiano do povo do Recôncavo, o samba de roda é a forma mais comum de festejar, envolvendo jovens e idosos, além de ser marcador de identidade. Aprende-se a rufar o pandeiro, tirar a chula e responder à toada por observação e imitação, quando, com oito ou dez anos, a criança começa a participar ativamente das rodas. Desde cedo, o samba de roda é o Recôncavo e o Recôncavo é o samba de roda.

 

1-    Em quais festas do catolicismo popular o samba está associado?

2-    O samba de roda está dividido em dois tipos. Cite e explique cada um deles.

3-    Como o samba é desenvolvido na falta dos instrumentos musicais?


PRAZO DE ENTREGA

 

Enviar as respostas até o dia 25 de setembro para o meu whasapp (14) 99853-7852

ATIVIDADES

De acordo com a aula do CMSP do dia 04/09, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KPJHVl54DXI&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=7, responda:
1-    Qual é a origem do termo “samba”?
2-    Explique sobre a influência do samba.
3-    Cite e explique 6 estilos de samba.
Quais são os principais instrumentos utilizados no samba?
PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 18 de setembro para o meu whasapp (14) 99853-7852


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09



ATIVIDADES

Atividade complementar de acordo com as últimas aulas do CMSP.
1-    Pesquise dois esportes radicais e descreva cada um deles.
2-    O que são esportes radicais de aventuras? Escreva sobre e cite exemplos.
3-    O que são esportes radicais de ação? Escreva sobre e cite exemplos.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES

De acordo com a aula do dia 14/08 no CMSP, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_h1VB80HA4U&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=6, responda:

1-    Como os praticantes de esportes radicais são vistos pela sociedade?
2-    Sobre o skate, como funciona esse esporte? Quais são os seus benefícios?
3-    Quais são os benefícios da patinação?
Quais são os benefícios do parkour?

PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 04 de setembro para o meu whasapp (14) 99853-7852







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES

Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=JGN2Jyd7DgY&t=14s sobre ginástica laboral e responda as questões abaixo.

1-    Como a ginástica laboral pode te auxiliar no melhoramento do seu dia a dia?
2-    Faça os exercícios do vídeo e conte-me como foi.
PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 21 de agosto para o meu whasapp (14) 99853-7852



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

ATIVIDADES

De acordo com a aula apresentada no CMSP no dia 31/07 (disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=ARMPgfqRrUI), responda:
1-    O que é ginástica labora?
2-    Quais são os objetivos da ginástica laboral?
3-    Quais são os tipos de ginástica laboral?
4-    Você pratica ginástica laboral no seu dia a dia? Como?
 PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 17 de agosto para o meu whasapp (14) 99853-7852








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
Tema: Como manter a saúde física na quarentena? Exercícios que podem ser feitos nesse período de isolamento.
Vimos até agora, o quanto é importante realizar atividades físicas e uma boa alimentação para manter sua saúde equilibrada. Na atividade anterior você fez uma atividade física de acordo com o vídeo assistido. Agora vamos falar de saúde mental.

TEXTO: Exercícios físicos e saúde mental: promover uma vida mais ativa é a melhor forma de prevenção

A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde.
Novos estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo.
Entre as descobertas recentes está o fato de que práticas como caminhar, correr ou pedalar são fundamentais para manter uma capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade.
Diante da redução dos níveis de atividade física entre a população global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera que estamos vivemos uma epidemia de sedentarismo.
Ou seja, a falta de exercícios deixou de ser uma preocupação meramente estética para se transformar em um grave problema de saúde pública, responsável por dois milhões de mortes a cada ano.
Em geral, quando se mencionam os riscos do sedentarismo para a saúde, na maioria das vezes fala-se muito de hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Mas o impacto dos hábitos sedentários na saúde mental pode ser igualmente devastador. Dados epidemiológicos sugerem que pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias.
O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.
Isso mostra que a participação em programas de exercícios físicos pode trazer benefícios tanto na esfera física quanto na psicológica.
Benefícios da atividade física para a saúde mental
Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.
Fazer exercícios contribui para melhorar a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização de pacientes que apresentam algum risco de saúde mental.
Nesse caso, atividade física significa qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética e que resulta em gasto energético para o praticante.
Nestas atividades há ainda componentes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental que podem ser exemplificados por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos.
Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas.

1-    Quais são os benefícios da atividade física para a saúde mental?
2-    Quais são as doenças mentais que o indivíduo sedentário pode obter?
3-    Quais são as atividades de componentes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental que também ajudam a saúde mental?
4-    Sobre você nesse período de quarenta. Como está sua saúde mental? O que tem feito para uma melhora dela? O que tem consciência que ainda pode fazer para obter uma boa saúde mental?

PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 07 de agosto para o meu whasapp (14) 99853-7852



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
De acordo com a última aula apresentada no CMSP, sobre street dance, pesquise:

1-    Explique como é feita a batalha de street dance.

PRAZO DE ENTREGA


Enviar as respostas até o dia 29 de julho no meu whasapp (14) 99853-7852



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA

Enviar as respostas até o dia 24 de julho no meu whasapp (14) 99853-7852

ATIVIDADES

De acordo com a aula do dia 17 de julho, apresentada no CMSP, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=LaabKKM5nB0, responda as questões que seguem:

1-    Dançar é expressar sentimentos por meio de movimentos. O que significa essa frase para você?

2-    O que é o street dance? Como ele surgiu?

3-    Explique sobre as primeiras influências dessa dança.

4-    O que é o breaking?

5-    O que é o locking?

6-    O que é o popping?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES


Os alunos deverão realizar uma pesquisa e responder a seguinte questão no caderno de educação física:



1-    Quais os benefícios da prática de Musculação?

2-    Quais os princípios de um treinamento de musculação?


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 29/06 A 03/07.

PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020
Pelo e-mail: beniltongarcia@professsor.educacao.sp.gov.br ou classroom


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADE

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES

Atividade:

Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as capacidades físicas e responder as seguintes questões no caderno de educação física:

1- Explique a capacidade física Velocidade: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
2- Explique a capacidade física Agilidade: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
3- Explique a capacidade física Força: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:


Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 18/05/2020 a 22/05/2020


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
O aluno deverá pesquisar e realizar um trabalho sobre os princípios do treinamento físico

Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES
O aluno deverá pesquisar e realizar um trabalho sobre identificar e conceituar capacidade físicas, e depois correlacionar cada capacidade física ao exercícios físico.(exemplo: flexibilidade-alongamento etc)

Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

O aluno devera pesquisar e realizar um trabalho sobre a modalidade boxe abordando sua história, tipos de golpes, técnicas, sua evolução ao longo do tempo,categorias existentes e os principais lutadores brasileiros


ATIVIDADE

Completar o caderno do aluno referente ao primeiro bimestre na disciplina de educação física.

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