ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar as atividades
atrasadas até o dia 17 dedezembro para o meu whasapp (14) 99853-7852 Recuperação de conteúdo
*Enviar as atividades atrasadas até o dia
17/12.
Bons estudos |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Avaliação do 4°
bimestre
De acordo com o
conteúdo do 4° bimestre, seus conhecimentos e pesquisa, responda:
1-
Nós temos o direito ao lazer, quais são os dois órgãos
que nos asseguram disso? 2-
Na adolescência a alimentação é influenciada por diversos
fatores. Quais são os fatores externos e internos? 3- Ao praticar os exercícios de máscara, quais
são os cuidados que devemos tomar? 4-
Quais
são os benefícios da yoga para a saúde física e para a saúde mental?
Bons
estudos 😊 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar as respostas
até o dia 04 de dezembro no meu whasapp (14) 99853-7852 ATIVIDADE Pesquise sobre
algum esporte radical que gosta, quer praticar ou que tem curiosidade de
saber. Escreva sua suas origens históricas, como funciona, quantidade de
atletas a participar, regras e benefícios.
Bons
estudos 😊 |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar as respostas
até o dia 27 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99853-7852
ATIVIDADE De acordo com a aula do CMPS do dia 13/11 disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nk6RV-HbkHw&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=11, responda: 1- O que significa o termo “esportes radicais”? Cite alguns benefícios dos esportes radicais. 2- Quais são os dois tipos de esportes
radicais? 3- Quais são os esportes radicais mais
praticados no Brasil?
Bons
estudos 😊 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA
Enviar as respostas até o dia 13 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99853-7852 ATIVIDADES
Leia o texto abaixo para responder as questões que seguem.
Saúde Individual Tema: Práticas de relaxamento: Yoga
O yoga é conhecido por ser uma prática capaz de trazer sensações positivas, como relaxamento e tranquilidade. Porém, o que pouca gente sabe é que a modalidade tem diversos benefícios à saúde, aplicados a todos os tipos de pessoas, que vão desde tratamento de doenças, alívio de dores até um melhor preparo ao parto. O que é yoga Mais do que um exercício, o yoga é uma filosofia de vida, com técnicas práticas que conduzem à expansão da consciência. Ou seja, há uma melhor percepção do que ocorre com você e com seu corpo. A definição é de Tulio Bisbocci, instrutor de yoga do We Love Yoga Studio e do São Paulo Futebol Clube. Assim, o yoga trabalha o equilíbrio entre corpo, mente e emoções. E sua prática, independentemente do tipo, envolve posturas (asanas), respiração (pranayamas) e meditação. É o que explica a professora de yoga desde 1990 para adultos, gestantes e crianças Jagdeep Colognesi. "O yoga enxerga o ser através do funcionamento da energia. De como a energia funciona em nós. Por isso, traz a grande sensação de bem-estar e equilíbrio de que todos falam. Também, mexe com todos os nossos sistemas, principalmente nervoso, glandular e hormonal, respiratório e sanguíneo", comenta a especialista.
12 POSIÇÕES DE YOGA Especialistas de yoga explicam como executar as posições mais comuns do yoga, organizadas em ordem alfabética: 1- Adho Mukha Svanasana (Postura do cachorro olhando para baixo) Posições do yoga: Adho Mukha Svanasana - Foto: Shutterstock Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos ao chão, olhando para frente. Coloque as palmas das mãos no chão. Eleve os quadris, com o bumbum voltado para o teto. Deixe a cabeça solta, colocando-a para baixo. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição. Calmamente, volte à posição inicial.
2 - Anjali mudra (Posição de prece) Posições do yoga: Anjali mudra - Foto: Shutterstock Mantenha a coluna ereta e olhe para frente, com os braços na lateral do corpo. Então, inspire ao mesmo tempo em que vai levantando os braços em direção ao céu e depois descendo com as palmas das mãos juntas, em posição de prece junto ao peito. A posição pode ser feita de pé, com os pés alinhados; ou sentada, com as pernas cruzadas. 3 - Ardha Uttanasana (Postura do alongamento intenso) Posições do yoga: Ardha Uttanasana - Foto: Shutterstock Fique de pé, mantenha os pés alinhados, coluna ereta e olhar para frente, com os braços na lateral do corpo. Inspire, elevando os braços e se alongando. Em seguida, coloque as mãos no chão e a cabeça em direção aos joelhos. Então, expire, inclinando-se para frente, como se fosse puxar o umbigo para dentro. Levante-se até que as mãos alcancem os joelhos. Mantenha as costas retas e as pernas hiperestendidas. O pescoço também deve estar reto e alinhado com a coluna. Respire profundamente por três vezes nesta posição. 4 - Ashwa Sanchalanasana (Postura do corredor) Posições do yoga: Ashwa Sanchalanasana - Foto: Shutterstock Em pé, deixe os pés afastados e alinhados à largura do quadril. Dê um passo grande com a perna direita para trás, o mais amplo que conseguir e somente com os dedos do pé apoiados ao chão. Flexione o joelho esquerdo e apoie as duas mãos no solo. Levante o peito, alongue o pescoço e olhe para frente. Retorne lentamente à posição vertical e repita todo o processo invertendo as pernas (agora, estendendo a perna esquerda e flexionando a direita). 5 - Balasana (Postura da criança) Posições do yoga: Balasana - Foto: Shutterstock Ajoelhe-se no chão, com os joelhos ligeiramente afastados um do outro, mantendo a coluna ereta. Então, engatinhe com as mãos, mas sem mover as pernas, até que seus braços fiquem totalmente estendidos à sua frente. Relaxe seu tronco sobre as costas e encoste a testa no chão. Respire profundamente por três vezes nessa posição. 6 - Bitilasana (Postura da vaca) Posições do yoga: Bitilasana - Foto: Shutterstock Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos ao chão, olhando para frente. Inspire, arqueando a coluna (como se fosse um alongamento) e levantando a cabeça para cima. Expire e inspire profundamente pelo menos três vezes nessa posição. Volte à posição inicial lentamente. 7 - Chaturanga Dandasana (Postura da prancha baixa) Posições do yoga: Chaturanga Dandasana - Foto: Shutterstock A prancha baixa é uma postura que, se mal-feita, pode levar a problemas lombares em vez de ajudar a aliviar dores. Por isso, fique atento e realize-a com muito cuidado. De pé, dê um grande passo para trás com uma perna e apoie ambas palmas das mãos no chão, mantendo os braços esticados e paralelos. Então, estique a outra perna, mantendo os pés apoiados somente com as pontas dos dedos. Mantenha a coluna e as solas dos pés eretas. Agora, é hora de descer. Flexione os braços e vá descendo seu corpo em direção ao chão, mantendo todo corpo ereto e alinhado. Contraia o abdômen. Mas cuidado para os quadris não tocarem o chão ou ficarem elevados a ponto de empinar o bumbum. Faça isso olhando para o chão, mantendo a cabeça alinhada com o restante do corpo. A cabeça deve estar cerca de 15 cm de distância do chão. 8 - Kumbhakasana (Postura da prancha) Posições do yoga: Kumbhakasana - Foto: Shutterstock Fique de pé. Então, dê um grande passo para trás com uma perna e apoie ambas palmas das mãos no chão, mantendo os braços esticados e paralelos. Estique a outra perna, mantendo os pés apoiados somente com as pontas dos dedos. Mantenha a coluna e as solas dos pés eretas. Seu corpo deve ficar todo alinhado em diagonal. Respire profundamente três vezes nessa posição. 9 - Marjaryasana (Postura do gato) Posições do yoga: Marjaryasana - Foto: Shutterstock A postura do gato, também chamada de Marjaryasana, alonga a coluna, alivia dores lombares e estimula o intestino. Fique na posição de quatro apoios: joelhos e mãos ao chão, olhando para frente. Expire puxando o umbigo para dentro, curvando a coluna (como um gato bravo ou assustado). Ao fazer isso, pressione o chão com as mãos e joelhos. Respire calmamente cerca de três vezes nessa posição. Volte à posição inicial calmamente. 10 - Savasana (Relaxamento final) Posições do yoga: Savasana - Foto: Shutterstock Para realizar o Savasana, considerado o relaxamento final após uma sessão de yoga, deite-se de barriga para cima sobre o chão, colchonete, tapete ou qualquer outra superfície que se sinta à vontade. Mantenha os braços esticados ao lado do corpo e as pernas também esticadas. Feche os olhos e mentalize cada parte de seu corpo. Não faça movimentos e fique na posição até se sentir completamente relaxado. Depois, retorne lentamente os movimentos das mãos, braços, pés e pernas. 11 - Setu Bandha Sarvangasana (Postura da ponte) Posições do yoga: Setu Bandha Sarvangasana - Foto: Shutterstock Para executar a postura da ponte, fique deitado, com os pés separados, joelhos flexionados e alinhados à largura do quadril. Os braços devem estar estendidos ao lado do corpo. Levante o quadril. Respire três vezes lentamente nessa posição. Depois, desça devagar seu quadril, voltando à posição inicial. 12 - Surya Namaskar (Saudação ao sol) Posições do yoga: Surya Namaskar - Foto: Shutterstock A "Saudação ao sol", também chamada de Surya Namaskar, é conhecida como um movimento completo no yoga, capaz de fazer com que você desfrute de todos seus benefícios mentais e físicos. _______________________________________________________________ >>> O que usar na Yoga? A primeira dica é sempre usar materiais próprios ao yoga, como o tapete (yoga mat) - considerado o principal apoio para execução das posições. Caso você ainda não tenha o tapete, o médico aconselha usar uma toalha. >>> Posturas Outro conselho é focar na postura correta e executar posições mais simples. Posturas avançadas podem ocasionar lesões, pois seu corpo ainda não está preparado para realizá-las. >>> Música Busque ouvir músicas relaxantes que traz sensação de calma. Sons da natureza é uma boa pedida. No Youtube você entra diversas listas de sons de yoga. INDICAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=dC_5s-vCtU0
Boa prática!
ATIVIDADE 1- Após a leitura e compreensão o texto, faça a prática em casa. Tente fazer ao menos 3 posições, escute a lista de música indicada ou uma de sua preferência e grave um vídeo ou envie uma foto de você praticando a yoga.
2- Quais são os benefícios da yoga para a saúde física e para a saúde mental?
Bons estudos 😊 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
Leia
o texto abaixo para responder as questões que seguem.
Tema: Saúde Individual É POSSÍVEL PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS DE
MÁSCARA SEM PREJUÍZOS À SAÚDE? Em março deste ano a
Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia de Covid-19.
Desde então, muitas recomendações foram dadas para minimizar o contágio e em
busca da redução das consequências do vírus Sars-CoV-2. Por isso, neste artigo
trataremos de duas dessas recomendações e como conciliá-las: o uso de
máscaras e a prática de exercícios físicos – esta recomendada como medida por
importantes instituições ligadas à saúde, como o Colégio Americano de
Medicina do Esporte (ASCM), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e
do Esporte (SBMEE) e a própria OMS. Os benefícios da prática
de exercícios físicos As organizações acima
citadas atestam que a prática regular de exercícios físicos está associada a
uma melhora da função imunológica em seres humanos. Embora atualmente não
existam dados científicos sobre os efeitos do exercício em relação ao
coronavírus, há evidências de que o exercício pode proteger o indivíduo de
muitas outras infecções virais – como a influenza, o rinovírus (outra causa
do resfriado comum) e outros. Nesse sentido, além da
simples prática também é importante dar uma atenção especial à intensidade do
exercícios, principalmente neste momento no qual muitos estavam ou estão sem
praticá-los. Os exercícios de alta
intensidade, se iniciados repentinamente, podem ser nocivos.
Por isso, sua recomendação precisa de maiores investigações. Outro ponto relevante é o
fato de que o exercício físico é especialmente benéfico para os idosos, pois
trata-se de uma população mais suscetíveis a infecções em geral. Além disso,
eles foram identificados como uma população particularmente vulnerável
durante esse surto de Covid-19. Nesse contexto, duas condições garantem uma melhor prática de exercícios:
o acompanhamento de um Profissional de Educação Física e a realização de
uma avaliação física prévia. Esta é especialmente
relevante pois é através dela que podem ser colhidos dados sobre a condição
do praticante no retorno às atividades, traçar um planejamento de treino e
avaliar periodicamente os resultados dos exercícios. Mas o que fazer quando
surge e obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos? É realmente
prejudicial fazer exercícios físicos de máscara? Exercícios físicos de máscara O objetivo
da obrigatoriedade do uso da máscara é reduzir a excreção respiratória de
gotículas em indivíduos pré-sintomáticos e assintomáticos. Sabemos que
existem discussões sobre as máscaras faciais serem eficientes para reduzir a
propagação de vírus respiratórios, infecções e para a melhoria de resultados
clínicos. Apesar disso, a também
inexistência de tratamentos ou vacinação comprovadamente eficazes contra a
SARS-CoV2 faz com que as políticas de saúde precisem contar com intervenções
não farmacológicas – como o distanciamento social, a higienização frequente
das mãos e o uso de barreira facial (máscara). Para que ela seja eficaz
nessa proteção, é obrigatório que todos pratiquem exercícios físicos de
máscara. Outros cuidados também são recomendados: evitar tocar na parte
frontal da máscara, ajustá-la pelas partes laterais e cobrir bem o nariz e
boca (como praticante de exercícios, aqui vejo a recomendação mais
descumprida). Ainda, após a prática é
preciso higienizá-la ou até mesmo substituí-la, lavar sempre as mãos e usar
álcool gel antes de levar a mãos ao rosto – uma vez que o vírus precisa de
mucosas (como boca e nariz) para entrar no nosso organismo. Dificuldades de praticar
exercícios físicos de máscara Durante a prática de exercícios físicos na quarentena surgem diversas
dúvidas. Segundo os primeiros estudos sobre a temática, a função pulmonar é
uma das mais afetadas pelos exercícios físicos de máscara. Isso acontece
porque elas aumentam o tempo de inspiração (entrada do ar), o que ativa mais
músculos acessórios dessa função e, consequentemente, acelera a fadiga
destes. Apesar disso, a expiração
(saída do ar) não é comprometida pelo uso de máscara, o que indica que o
temor de respirar dióxido de carbono (CO2) não tem fundamento. Ainda, temos
que alguns índices de desempenho também ficam abaixo do normal como o pico do
lactato. Na prática, isso indica
que devemos ter prudência ao iniciar a prática de exercícios físicos de
máscara e que nossos “índices” como quilômetros que corremos ou peso que
levantamos devem estar reduzidos com o uso da máscara. Contudo isso não deve ser
motivo de alarde, visto que muitos estavam sem praticar atividade física,
haviam reduzido o ritmo ou mesmo adaptado a prática às condições diferentes
das habituais – o que por si só pode diminuir o desempenho. Outro fato a se considerar
é que esses índices citados anteriormente refletem marcas de desempenho, mas
o corpo continua sofrendo as adaptações benéficas do exercício. Isso, por sua
vez, pode ser mensurado por outros métodos avaliativos. Mas, é claro, nunca é
demais lembrar da prudência que devemos ter nesse momento com a intensidade
do treino. Outra queixa habitual ao realizar
exercícios físicos de máscara é o incômodo que a mesma provoca durante a
prática, uma vez que ela fica úmida e dificulta ainda mais a atividade. Nesse
sentido, existem máscaras de diversos materiais e formatos. Com isso, o
usuário deve escolher a que lhe proporciona menor incômodo. Veja abaixo como
isso pode ser feito. Opções para adaptar a
prática de exercícios físicos de máscara Para práticas longas, como
a corrida, o uso de máscaras que não aderem à boca
pode ser recomendado. Quando a máscara fica “molhada”, além do problema de
inspiração, sua proteção também diminui. Nesse caso, o ideal é realizar a
substituição da mesma. Assim, algumas pessoas podem necessitar máscaras
suplentes em decorrência de características pessoais, tipo de treinamento ou
o ambiente no qual realizam a atividade. E quanto à sensação de
mais calor? Alguns estudos mostram que a região da cabeça pode ter um aumento
de 1°C em relação a quem não usa a máscara. Apesar disso, esse quadro não se
repetiu em todos os participantes do experimento. Assim, fica reforçada
a recomendação de se exercitar em ambiente arejado,
com boa ventilação e temperatura, além de se hidratar antes, durante e após a
atividade. Conclusão Sabemos que as máscaras
foram feitas para proteção, como é o objetivo nessa atual pandemia, e não
para fazer exercícios. Portanto, mesmo que ela possa causar eventuais
desconfortos e dificuldades, seu uso traz um efeito protetor cientificamente reconhecido. Até o momento em que forem
lançadas máscaras especiais com um perfil ótimo de performance e proteção,
quem se exercita deve testar modelos até encontrar o que proporcione maior
conforto. É importante lembrar, também, que a frequência pode trazer
adaptação ao uso do implemento.
1- O
que as Instituições ligadas à saúde, como o Colégio Americano de Medicina do
Esporte (ASCM), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
(SBMEE)
e a própria OMS, atestam sobre a prática regular de exercícios?
2- Quais
são as duas condições garantem uma melhor prática de exercícios?
3- Segundo o texto, qual é a objetivo da
obrigatoriedade do uso da máscara?
4- Ao praticar os exercícios de máscara, quais
são os cuidados que devemos tomar?
5- Cite três dificuldades de se praticar
exercícios com máscara, segundo o texto.
Bons estudos 😊
PRAZO
DE ENTREGA
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as respostas até o dia 06 de NOVEMBRO para o meu whasapp (14) 99853-7852
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Leia
o texto abaixo para responder as questões que seguem.
Tema: Saúde Individual Tema: COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA
ADOLESCÊNCIA?
– A má alimentação
pode interferir no rendimento escolar e físico?
– Quais
alimentos são importantes nesta fase? A
adolescência é caracterizada por um período de crescimento acelerado, temos
que pensar que além da estatura, músculos, ossos, órgãos estão em
desenvolvimento. Por isso é necessário dar atenção à quantidade e
qualidade da alimentação. Além de maior oferta de calorias, o adolescente
também vai precisar de maior aporte de alguns nutrientes como proteína
(carnes e ovos), ferro (carnes e leguminosas – feijão, lentilha, ervilha),
cálcio (leite e derivados, vegetais verdes escuros, leguminosas, peixes),
vitaminas A (fígado, peixe, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes e frutas)
e C (frutas cítricas). Em resumo, refeições devem ocorrer a cada 3 horas e
pratos coloridos e atrativos devem ser a base da alimentação nessa faixa
etária. Pratos
coloridos e atrativos devem ser a base da alimentação nessa faixa etária
– Como o
mudar os hábitos alimentares de adolescentes? E quais as mudanças que os pais
devem realizar para que uma alimentação saudável possa ser introduzida
na rotina? Para
mudança de hábitos precisamos entender como eles se formam. Na adolescência a alimentação
é influenciada por diversos fatores. Os fatores externos são:
hábitos da família e amigos, normas e valores culturais, mídia, conhecimento
de nutrição, etc. E os fatores internos são: necessidades e características
psicológicas, imagem corporal, valores e experiências pessoais, preferencias
alimentares, etc. Acredito que conhecer as características individuais do
adolescente, ter uma conduta flexível e traçar mudanças gradativas em
conjunto são formas de motivá-lo a ter uma alimentação mais saudável.
Os pais são
o exemplo. Não adianta querer que os filhos sejam saudáveis se eles não
demonstram isso na prática. Fazer as refeições em família em um ambiente de
carinho e acolhimento faz com que o adolescente tenha uma referência positiva
da alimentação. É importante que os pais, que são os provedores, na hora da
compra evitem alimentos ultraprocessados (industrializados com excesso de
gordura, sal e açúcar) e priorizem uma alimentação colorida e feita em casa.
–
Alimentar-se em frente à televisão ou computador pode ser prejudicial à
saúde? Sim, essa é uma pratica a ser evitada. Distrair-se em frente à TV,
computador, vídeo game ou celular, por exemplo, pode fazer com que não se
registre o que está comendo e se coma além do necessário. Isso é tão
importante que o Ministério da Saúde em seu Guia Alimentar orienta que as
refeições sejam feitas com regularidade e atenção e também sempre que
possível com companhia.
– Mantendo
uma alimentação balanceada é possível ter uma pele saudável mesmo com as
variações hormonais da adolescência? A
prevalência da acne em adolescentes ocidentais é bastante alta, acomete em
torno de 79-95% dessa população. Apesar de ser um assunto controverso, alguns
estudos mostram sim que a alimentação pode influenciar a saúde da pele.
Adolescentes obesos são afetados pela acne muito mais pela qualidade do que
comem do que pela quantidade. O consumo frequente de carboidratos refinados
(açúcar, pão, macarrão, biscoito, etc) e chocolate podem aumentar os riscos.
Já alimentos integrais (aveia, arroz e pão integral, feijões, frutas e
hortaliças), alimentos ricos em ômega 3 (peixes como sardinha e salmão,
sementes de linhaça e chia), o mineral zinco (carnes, frutos do mar, ovos,
cereais integrais, lentilha e germe de trigo) e vitamina A (fígado, peixe,
gema de ovo, vegetais folhosos, legumes e frutas) podem prevenir e até mesmo
melhorar o aspecto da pele.
1- A má alimentação pode interferir no
rendimento escolar e físico? Justifique. 2- Quais são os principais alimentos que devem
ser consumidos na adolescência? 3- Na adolescência a alimentação
é influenciada por diversos fatores. Quais são os fatores externos
e internos? 4- Quais alimentos podem prevenir o
aparecimento de acne? PRAZO
DE ENTREGA
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as respostas até o dia 30 de outubro para o meu whasapp (14) 99853-7852 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
Nos dias
de hoje, as empresas têm se preocupado mais com o bem-estar de seus
empregados, principalmente as grandes empresas, relacionando lazer, atividade
física e trabalho para melhorar a produtividade e qualidade dos produtos e
serviços prestados. Empresas
como Google, Microsoft e YouTube, por exemplo, tem investido bastante para
garantir aos seus funcionários qualidade de vida no trabalho, com uma
estrutura voltada para o lazer. Possuem salas com jogos, piscina, academia e
até quadras esportivas, pois tem conhecimento de que um funcionário bem,
trabalha com mais disposição, se torna mais produtivo gerando assim mais
lucros para a empresa. Acrescenta-se
também que a empresa terá menos gastos com relação a afastamentos dos
funcionários por causa de acidentes ou doenças no trabalho e menos gastos com
planos de saúde, pois o número de acidentes e doenças diminui bastante. Portanto,
uma empresa que investe no bem-estar de seus empregados, tem muito a ganhar
se comparada a empresas que investem somente em máquinas e tecnologias para
aumentar a produção, deixando em segundo plano os funcionários, que se
mostram peça chave para o sucesso ou fracasso de um empreendimento. 1-
Qual
é a importância do lazer no trabalho? 2-
O
que uma empresa que investe no lazer de seus empregados ganha com isso? Qual é a relação do texto com a saúde
mental? PRAZO
DE ENTREGA
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do CMSP do dia 02/10, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=_fsjUb0bJ7c&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=9, responda: 1- O
que é lazer? 2- O
que é trabalho? 3- Quais
são suas atividades de lazer? 4- Por
que é importante ter lazer depois do trabalho? 5- Você
frequenta espaços públicos ou privados de lazer? Quais? Nós temos o direito ao lazer, quais são os
dois órgãos que nos asseguram disso?
PRAZO
DE ENTREGA
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
De
acordo com a aula do CMSP do dia 18/09, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9YLW3OyjUXo&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=8,
responda: 1- O
que é samba-enredo? 2- Cite
exemplos de samba-enredo. Pesquise qual é a origem do samba-enredo.
PRAZO
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ATIVIDADES
De
acordo com as aulas do CMSP nas duas últimas semanas sobre o samba, leia o
texto complementar e responda as questões que seguem. Considerado
patrimônio cultural do Brasil (2004) e da Humanidade (2005), o samba de roda
é uma expressão cultural com ocorrência em todo o estado da Bahia, com
variações conforme características históricas, sociais e ecológicas, e tem
maior incidência no Recôncavo Baiano, região que circunda a Baía de Todos os
Santos. A
manifestação envolve música, dança e poesia. O formato de círculo, ou
semicírculo, é estrutural e dá nome ao bem: samba de roda. Os tocadores,
utilizando principalmente o pandeiro, o prato-e-faca e a viola, fazem parte
do círculo. Os demais integrantes acompanham com palmas. A dança acontece
dentro da roda. A coreografia típica, o miudinho, é um “quase imperceptível
sapatear para frente e para trás dos pés quase colados no chão, com a
movimentação correspondente dos quadris” (IPHAN, 2006, p. 23). A dança é
predominante feminina, enquanto os homens estão geralmente tocando os
instrumentos (com exceção do prato-e-faca). Os dançarinos revezam-se no
centro da roda, muitas vezes fazendo a troca dos bailarinos com uma umbigada.
Todos podem participar e não há local exclusivo para ocorrer: a roda pode ser
formada em um bar, uma praça ou dentro de casa. Assim
como não há local característico, não há ocasião específica para se ter um
samba de roda. Apesar de estar presente no calendário das festividades civis
e religiosas, não há data fixa para sua ocorrência, podendo acontecer a
qualquer momento. Contudo, o samba de roda está fortemente associado e é
imprescindível nas festas do catolicismo popular, a exemplo da festa dos
santos Cosme e Damião, na Folia de Reis e depois das festas de candomblé nagô
ou angola. As
principais características do samba de roda, como a umbigada e o uso da
viola, podem sem verificadas desde o século XVII. Os primeiros registros de
algo semelhante ao samba de roda datam de 1803. No final do século XIX e
início do século XX a manifestação começou a chamar atenção de intelectuais e
desde então foi objeto de pesquisas, dissertações e teses. Pode-se
dividir o samba de roda em dois grandes tipos: o samba corrido e o samba
chula, este também chamado de samba de parada, samba amarrado ou samba de
viola. A diferença entre os dois está no modo de dançar e no modo como a
música é executada. No samba corrido, dança, toque e canto acontecem na mesma
hora e uma ou mais pessoas podem dançar no centro da roda ao mesmo tempo. No
samba chula, mais rigoroso, a dança nunca acontece na mesma hora que o canto
e apenas uma pessoa pode dançar no meio da roda (os instrumentos podem ser
tocados nos dois momentos). A
dança é permeada pelo erotismo presente tanto nos movimentos das dançarinas
quanto nas interjeições dos cantadores. O homem toca estimulando a mulher a
dançar e ela dança instigando o homem a tocar. Quem se habilita a dançar tem
que correr a roda, ou seja, dançar em todo o espaço reverenciando os músicos
e demonstrando sua dança, de modo a entusiasmar a plateia. Não
há traje certo ou característico no samba, mas verifica-se a preferência de
saias compridas e rodadas pelas mulheres. Os homens usam roupas comuns,
cotidianas. No caso de grupos que fazem apresentações por meio de contratos,
observa-se, pelas mulheres, o uso do traje típico da baiana, com colares,
pulseiras e sandálias (mas também podem se apresentar descalças). A
falta de pandeiros, atabaques, timbales, violas, violões, cavaquinhos ou
prato-e-faca (este o instrumento mais nobre) não impede que o samba de roda
aconteça, pois este pode ocorrer com palmas e a batida em objetos. A parte
cantada do samba, ou a estrofe principal, se chama chula, e dá-se o nome de
“relativo” à resposta da estrofe principal. O que se chama de “tirar samba” é
cantar a estrofe principal, papel mais alto da hierarquia do samba. No
processo de reconhecimento da forma de expressão como patrimônio nacional,
foram averiguadas as dificuldades enfrentadas pelos sambadores e sambadeiras
e elaborado um plano de salvaguarda do bem, com objetivos de curto, médio e
longo prazo, divididos nas seguintes linhas de ação: organização,
transmissão, difusão e documentação. Há
mais de duzentos anos presente no cotidiano do povo do Recôncavo, o samba de
roda é a forma mais comum de festejar, envolvendo jovens e idosos, além de
ser marcador de identidade. Aprende-se a rufar o pandeiro, tirar a chula e
responder à toada por observação e imitação, quando, com oito ou dez anos, a
criança começa a participar ativamente das rodas. Desde cedo, o samba de roda
é o Recôncavo e o Recôncavo é o samba de roda. 1- Em
quais festas do catolicismo popular o samba está associado? 2- O
samba de roda está dividido em dois tipos. Cite e explique cada um deles. 3- Como
o samba é desenvolvido na falta dos instrumentos musicais? PRAZO DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 25 de setembro para o meu whasapp (14) 99853-7852 |
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do CMSP do dia 04/09, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KPJHVl54DXI&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=7,
responda:
1- Qual
é a origem do termo “samba”?
2- Explique
sobre a influência do samba.
3- Cite
e explique 6 estilos de samba.
Quais são os
principais instrumentos utilizados no samba?
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 18 de setembro para o meu whasapp (14) 99853-7852
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ATIVIDADES
Atividade
complementar de acordo com as últimas aulas do CMSP.
1- Pesquise
dois esportes radicais e descreva cada um deles.
2- O
que são esportes radicais de aventuras? Escreva sobre e cite exemplos.
3- O
que são esportes radicais de ação? Escreva sobre e cite exemplos.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
De acordo com
a aula do dia 14/08 no CMSP, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_h1VB80HA4U&list=PLYyXIuxt8-m2pge9CExW4H1M6QFzWXDyn&index=6, responda:
1- Como os praticantes de esportes radicais são
vistos pela sociedade?
2-
Sobre o skate, como funciona esse
esporte? Quais são os seus benefícios?
3-
Quais são os benefícios da patinação?
Quais são os benefícios do parkour?
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 04 de setembro para o meu whasapp (14) 99853-7852
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ATIVIDADES
Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=JGN2Jyd7DgY&t=14s sobre ginástica
laboral e responda as questões abaixo.
1- Como a ginástica
laboral pode te auxiliar no melhoramento do seu dia a dia?
2- Faça os
exercícios do vídeo e conte-me como foi.
PRAZO DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 21 de agosto para o meu whasapp (14) 99853-7852
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
De acordo com a aula apresentada no CMSP no
dia 31/07 (disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=ARMPgfqRrUI), responda:
1-
O que é ginástica labora?
2-
Quais são os objetivos da ginástica laboral?
3-
Quais são os tipos de ginástica laboral?
4-
Você pratica ginástica laboral no seu dia a
dia? Como?
Enviar as respostas até o dia 17 de agosto para o meu whasapp (14) 99853-7852
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ATIVIDADES
Tema: Como manter a saúde física na
quarentena? Exercícios que podem ser feitos nesse período de isolamento.
Vimos até agora, o quanto é importante realizar atividades físicas e
uma boa alimentação para manter sua saúde equilibrada. Na atividade anterior
você fez uma atividade física de acordo com o vídeo assistido. Agora vamos
falar de saúde mental.
TEXTO: Exercícios físicos e saúde
mental: promover uma vida mais ativa é a melhor forma de prevenção
A relação entre a prática de exercícios físicos e
a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de
saúde.
Novos estudos apontam que a atividade física
regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes
com mal de Alzheimer, por exemplo.
Entre as descobertas recentes está o fato de que
práticas como caminhar, correr ou pedalar são fundamentais para manter uma
capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade.
Diante da redução dos níveis de atividade física
entre a população global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera
que estamos vivemos uma epidemia de sedentarismo.
Ou seja, a falta de exercícios deixou de ser uma
preocupação meramente estética para se transformar em um grave problema de
saúde pública, responsável por dois milhões de mortes a cada ano.
Em geral, quando se mencionam os riscos do
sedentarismo para a saúde, na maioria das vezes fala-se muito de hipertensão,
diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Mas o impacto dos hábitos sedentários na saúde
mental pode ser igualmente devastador. Dados epidemiológicos sugerem que
pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por
desordens mentais do que as sedentárias.
O indivíduo sedentário costuma apresentar
problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de
estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de
Parkinson.
Isso mostra que a participação em programas de exercícios
físicos pode trazer benefícios tanto na esfera física quanto na psicológica.
Benefícios da atividade física para a saúde
mental
Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a
capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira
geral.
Fazer exercícios contribui para melhorar a
autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de
socialização de pacientes que apresentam algum risco de saúde mental.
Nesse caso, atividade física significa qualquer
movimento corporal produzido pela musculatura esquelética e que resulta em
gasto energético para o praticante.
Nestas atividades há ainda componentes
de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental que podem ser
exemplificados por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos,
atividades laborais e deslocamentos.
Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta
indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente
menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e
medicamentosas.
1- Quais são os
benefícios da atividade física para a saúde mental?
2- Quais são as
doenças mentais que o indivíduo sedentário pode obter?
3-
Quais
são as atividades de componentes de ordem biopsicossocial, cultural e
comportamental que também ajudam a saúde mental?
4-
Sobre
você nesse período de quarenta. Como está sua saúde mental? O que tem feito
para uma melhora dela? O que tem consciência que ainda pode fazer para obter
uma boa saúde mental?
PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 07 de agosto para o meu whasapp (14) 99853-7852
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ATIVIDADES
De
acordo com a última aula apresentada no CMSP, sobre street dance, pesquise:
1-
Explique como é feita a batalha de street dance.
PRAZO DE
ENTREGA
Enviar as respostas até o dia 29 de julho no
meu whasapp (14) 99853-7852
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PRAZO
DE ENTREGA
Enviar
as respostas até o dia 24 de julho no meu whasapp (14) 99853-7852
ATIVIDADES
De
acordo com a aula do dia 17 de julho, apresentada no CMSP, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=LaabKKM5nB0, responda as
questões que seguem:
1-
Dançar é expressar sentimentos por meio de movimentos. O que
significa essa frase para você?
2-
O que é o street dance? Como ele surgiu?
3-
Explique sobre as primeiras influências dessa dança.
4-
O que é o breaking?
5-
O que é o locking?
6-
O que é o popping?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar uma pesquisa e responder a seguinte questão no caderno de educação física:
1- Quais os benefícios da
prática de Musculação?
2- Quais os princípios de um
treinamento de musculação?
Essa atividade corresponde
a semana de trabalho de 29/06 A 03/07.
PRAZO DE ENTREGA
06/07/2020
Pelo e-mail:
beniltongarcia@professsor.educacao.sp.gov.br ou classroom
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
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ATIVIDADES
Atividade:
Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as capacidades físicas e responder as seguintes questões no caderno de educação física:
1- Explique a capacidade física Velocidade: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
2- Explique a capacidade física Agilidade: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
3- Explique a capacidade física Força: Dê exemplos de atividades físicas que usamos essa capacidade física:
Essa atividade corresponde a semana de trabalho de 18/05/2020 a 22/05/2020
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05
ATIVIDADES
O aluno deverá pesquisar e realizar um trabalho sobre os princípios do treinamento físico
Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05
ATIVIDADES
O aluno deverá pesquisar e realizar um trabalho sobre identificar e conceituar capacidade físicas, e depois correlacionar cada capacidade física ao exercícios físico.(exemplo: flexibilidade-alongamento etc)
Enviar para o e-mail: profraquel.educacaofisica@gmail.com
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05
O aluno devera pesquisar e realizar um trabalho sobre a modalidade boxe abordando sua história, tipos de golpes, técnicas, sua evolução ao longo do tempo,categorias existentes e os principais lutadores brasileiros
ATIVIDADE
ACESSE O CADERNO DO ALUNO NO LINK ABAIXO
https://drive.google.com/open?id=1BYo-Oq9SbXo0XdxkcLQC1UcgEhA2ByDb
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