ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/OIfH_INfX-8, https://youtu.be/MWgZYm2j3So e https://youtu.be/mSg80ZNDZNc - período da atividade: 07/12 à 14/12 - entrega das atividades: 14/12 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Modelos atômicos: 1. Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de: a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva. b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons. c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron. d) uma região central com carga negativa chamada núcleo. e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons. 2. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs: I. Dalton II. Thomson III. Rutherford ( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”. ( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar. ( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”. 3. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas): Eletrosfera é a região do átomo que: a) contém as partículas de carga elétrica negativa. b) contém as partículas de carga elétrica positiva. c) contém nêutrons. d) concentra praticamente toda a massa do átomo. e) contém prótons e nêutrons. 4. (ENEM) Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos. Os riscos citados são decorrentes de: a) resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito. b) corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar c) resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos. d) tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento. e) intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla. Circuitos elétricos: 1 – Quais são os símbolos e unidades de medição das seguintes grandezas elétricas? a) Tensão elétrica: ___________________________________________________ b) Corrente elétrica: __________________________________________________ c) Resistência elétrica: ________________________________________________ d) Potência elétrica: __________________________________________________ e) Energia elétrica: ___________________________________________________ 2 – Explique detalhadamente a Lei de Ohm (V = R.I). 3 – Explique detalhadamente a chamada segunda Lei de Ohm (P = V.I). 4 – (ENEM) O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada, até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V. Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa? a) 1,2 mA b) 120 mA c) 8,3 A d) 833 A e) 120 kA Campo magnético: 1. A experiência de Oersted identificou que a passagem de corrente elétrica num fio condutor gera, em torno do fio, um campo magnético. Como este fato pode ser observado? 2. A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em: 3. Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magnético na direção da reta RS e apontando de R para S. Quando um próton passa por este ponto com velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma força, devida a esse campo magnético: a) Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele. b) Na mesma direção e sentido do campo magnético. c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele. d) Na mesma direção e sentido da velocidade. e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: terça-feira às 19:15 –
20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/mSg80ZNDZNc - período da atividade: 30/11 à 07/12 - entrega das atividades: 07/12 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Campo magnético (revisão):
1.
A experiência de Oersted identificou que a passagem
de corrente elétrica num fio condutor gera, em torno do fio, um campo
magnético. Como este fato pode ser observado? 2.
A bússola representada na figura abaixo repousa sobre
sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você
vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em
presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em: 3.
Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo
magnético na direção da reta RS e apontando de R para S. Quando um próton
passa por este ponto com velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma
força, devida a esse campo magnético: a)
Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele. b)
Na mesma direção e sentido do campo magnético. c)
Na direção do campo magnético, mas em sentido
contrário a ele. d)
Na mesma direção e sentido da velocidade. e)
Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a
ela. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: terça-feira às 19:15 –
20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/MWgZYm2j3So - período da atividade: 09/11 à 16/11 - entrega das atividades: 16/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Circuitos
elétricos
Atividades complementares 1 – Quais são os
símbolos e unidades de medição das seguintes grandezas elétricas? a) Tensão
elétrica: ___________________________________________________ b) Corrente
elétrica: __________________________________________________ c) Resistência
elétrica: ________________________________________________ d) Potência
elétrica: __________________________________________________ e) Energia
elétrica: ___________________________________________________ 2 – Explique
detalhadamente a Lei de Ohm (V = R.I). 3 – Explique
detalhadamente a chamada segunda Lei de Ohm (P = V.I). 4 – (ENEM) O choque elétrico é uma
sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As
consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A
circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o
corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada,
até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa
com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado,
sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V. Qual a intensidade
máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa? a) 1,2 mA b) 120 mA c) 8,3 A d) 833 A e) 120 kA |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: terça-feira às 19:15 –
20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/OIfH_INfX-8 - período da atividade: 03/11 à 09/11 - entrega das atividades: 09/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Modelos atômicos:
1. Uma
importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído
de: a) elétrons
mergulhados numa massa homogênea de carga positiva. b) uma estrutura
altamente compactada de prótons e elétrons. c) um núcleo de
massa desprezível comparada com a massa do elétron. d) uma região
central com carga negativa chamada núcleo. e) um núcleo
muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons. 2. Relacione as
características atômicas com os cientistas que as propôs: I. Dalton II. Thomson III. Rutherford ( )
Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”. 3. O átomo de
Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico
representa o sol e a eletrosfera, os planetas): Eletrosfera é a
região do átomo que: a) contém as
partículas de carga elétrica negativa. b) contém as
partículas de carga elétrica positiva. c) contém
nêutrons. d) concentra
praticamente toda a massa do átomo. e) contém
prótons e nêutrons. 4. (ENEM) Os manuais dos fornos
micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam
ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio
de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”,
devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como
daquelas dos próprios aparelhos. Os riscos
citados são decorrentes de: a) resistividade
da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito. b) corrente
elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar c) resistência
elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos. d) tensão
insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em
funcionamento. e) intensidade
do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da
tomada múltipla. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs - período da atividade: 26/10 à 02/11 - entrega das atividades: 02/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. DECAIMENTOS NUCLEARES
2. (ENEM 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela. Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua: (A) grande distância ao Sol. (B) massa pequena. (C) aceleração da gravidade pequena. (D) temperatura média muito baixa. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs - período da atividade: 19/10 à 26/10 - entrega das atividades: 26/10 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. FENÔMENOS NUCLEARESATIVIDADE 1 – FORMAÇÃO NUCLEAR É comum, em nossos dias, ouvirmos falar de energia nuclear, frequentemente em associação com os efeitos das radiações, das usinas e das bombas nucleares. Nosso objetivo agora será entender como ocorrem alguns desses fenômenos, discutir como se relacionam e mostrar que muitos são fundamentais para nossa sobrevivência, e que podem ser empregados para promover nosso bem-estar por meio de sua utilização na medicina. Você já viu o símbolo abaixo? O que ele pode significar? Símbolo Trifólio
Como é possível avaliar os riscos e os benefícios do uso de materiais radioativos? O objetivo deste tema é mostrar como ocorrem alguns dos fenômenos radioativos e discutir como eles se relacionam ao cotidiano. Pretende-se mostrar que muitos deles são fundamentais para a sobrevivência e que podem ser utilizados para promover o bem-estar do homem, por meio de aplicações na medicina, por exemplo. Para conhecer a radioatividade e sua interação com a matéria, é necessário partir de uma compreensão sobre o núcleo do átomo. As atividades anteriores abordavam fenômenos atômicos sem discutir, especificamente, a sua constituição. Daqui em diante ele passará de coadjuvante para ator principal nas discussões. PARA PESQUISAR: Pesquise a origem do nome “radioatividade”, os tipos de radiação eletromagnética e quais cientistas contribuíram para a descoberta dessa propriedade presente em alguns elementos. Exercício complementar: (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à) (A) tempo. (B) aceleração. (C) distância. (D) velocidade. |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs - período da atividade: 13/10 à 19/10 - entrega das atividades: 19/10 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividade de revisão:
1. Marque a alternativa correta a respeito do fenômeno da refração da
luz. a) A refração é caracterizada pela mudança de meio de propagação da
luz, que sempre ocasiona aumento em sua velocidade. b) O índice de refração é definido como sendo a razão entre a
velocidade da luz em um meio qualquer e a velocidade da luz no vácuo. c) A lei de Snell só pode ser aplicada quando a refração ocorre entre
o ar e um meio qualquer. d) Na passagem do maior para o menor índice de refração, a luz sofre
aumento em sua velocidade. e) Na passagem do menor para o maior índice de refração, a luz sofre
aumento em sua velocidade.
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs - período da atividade: 21/09 à 28/09 - entrega das atividades: 28/09 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. ATIVIDADE 4 – RAIO LASERA maioria dos produtos que compramos possuem um código de barras como o da imagem. Os códigos de barras, além de esconderem um sistema organizado de classificação, a partir de combinações numéricas representadas por listras de diferentes espessuras, são o meio mais eficaz para identificação rápida das informações convertidas pelo computador, e sua leitura é feita por um aparelho que emite raios laser. Você sabe como funcionam os leitores de código de barras utilizados nos caixas de supermercado e em banco? Por que, na maioria dos dispositivos que utilizam a luz laser, existe um aviso indicando que se deve tomar cuidado com os olhos ao manuseá-los? Qual seria o motivo para existir tal aviso? Primeiramente, vamos investigar qual é a diferença entre a luz emitida por um laser e a emitida por uma lâmpada comum, como a de uma lanterna. Em seguida, estudaremos algumas aplicações do laser.
Perigo Responda: 1. Algumas tecnologias como CD-ROM, DVD-ROM e Blu-ray, utilizam raios laser para gravação de dados. Faça uma pesquisa apontando a diferença entre essas tecnologias e explique por que um DVD consegue armazenar sete vezes mais dados que um CD, e um Blu-ray consegue armazenar cinco vezes mais dados que um DVD. 2. As canetas laser, para apresentação, permitem que o palestrante indique as informações projetadas e a serem comentadas, mesmo encontrando-se a uma grande distância delas. Quais as principais vantagens da luz laser em relação à luz comum? 3. Com base em seus conhecimentos e no que pesquisou na atividade, responda aos itens abaixo: a) Existe alguma relação entre o comprimento de uma onda (λ) e a sua cor? b) Alguns filmes de ficção utilizam a luz laser para cortar, por exemplo, uma chapa de aço. Você acha que isso é possível na vida real? Explique. Exercício extra: A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 lm. Disponível em http://tecnologia.terra.com.br. Acesso em: 29 fev. de 2012 (adaptado).
A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é a. Maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz. b. Maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz. c. Menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz. d. Menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia. e. Igual a de uma lâmpada fluorescente de 4 |
Atividades de física 3º ano – Prof. Simeire
Orientações para as atividades:
- horário da
aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à
aula: https://youtu.be/g88ZmKyyqp4
- período
da atividade: 14/09 à 21/09
- entrega
das atividades: 21/09
- como
entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As
atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom
todas as segundas-feiras.
Atividades:
Efeito
Fotoelétrico
Em 1921,
Albert Einstein ganhou o prêmio Nobel da Física por ter resolvido um dos
problemas que mais intrigavam os físicos na época – o efeito fotoelétrico.
Para explicar esse efeito, Einstein, em 1905, publicou um trabalho que
explicava por que a luz, ao atingir uma superfície metálica com frequência
suficientemente alta, era capaz de retirar elétrons, eletrizando o metal,
fenômeno que ficou conhecido como efeito fotoelétrico. Em sua explicação,
teve que admitir não só que a luz era emitida em pacotes, mas que cada um
desses pacotes possui uma energia bem definida, que corresponde a múltiplos de
apenas determinadas frequências, assim como sugerido por Planck. Esses
pacotes de energia são os fótons, cada qual com sua energia bem determinada,
dada pela equação de Planck: E = h. f, onde f é a frequência da luz ou da
radiação emitida, e h é a famosa constante de Planck, cujo valor é: h = 6,6. 10−34 J.s.
Desse modo,
a energia dos fótons depende da frequência da radiação incidente, e não da
intensidade desta. Para cada material, existe uma frequência mínima da
radiação eletromagnética, abaixo da qual não são produzidos fotoelétrons, por
mais intensa que seja esta radiação.
1. Após
realizar a leitura do texto sobre o Efeito Fotoelétrico, responda às questões
a seguir:
a.
O que é o efeito fotoelétrico e por que esse efeito ocorre preferencialmente
em superfícies metálicas? Justifique sua resposta e faça um esquema de como
pode ocorrer o efeito fotoelétrico em placas metálicas.
b.
Analise a afirmação abaixo e justifique, segundo seu conhecimento sobre o
efeito fotoelétrico: “Uma radiação violeta consegue arrancar elétrons ao
atingir uma placa metálica, enquanto uma radiação de mesma intensidade,
contudo, de cor vermelha, não consegue arrancar elétrons da placa. Quando
aumentamos a intensidade da luz vermelha, ela também consegue arrancar
elétrons da placa metálica.”
c.
Cite outros dispositivos que utilizam o efeito fotoelétrico no cotidiano.
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Orientações
para as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula:
https://youtu.be/OIfH_INfX-8
- período da
atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das
atividades: 14/09
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
ATIVIDADE 2 – ESPECTROSCOPIA
Leia o texto abaixo e responda:
No início do século XIX, o
cientista alemão Joseph Von Fraunhofer descobriu linhas escuras em posições
específicas do espectro solar. Posteriormente, descobriu que um gás
incandescente emite o mesmo tipo de linhas no espectro. Se estiver aquecido,
ele emite luz e as linhas são brilhantes. Mas, se for atravessado por luz
branca de baixa temperatura, ele absorve a luz, produzindo linhas escuras de
absorção. Para um mesmo elemento químico, a posição das linhas de emissão ou
absorção no espectro é a mesma. O mais importante é que cada elemento químico
possui um conjunto de linhas no espectro que o caracterizam. É como se fosse
a impressão digital desse elemento químico. Isso permite analisar a
composição química dos gases de uma chama ou da atmosfera de uma estrela a
milhões de anos-luz de distância. O espectro, em geral, constitui-se de
diferentes séries de linhas para determinado elemento. A primeira observação
foi feita em 1885 pelo professor suíço J. J. Balmer, que observou uma série
de linhas discretas emitidas pelo hidrogênio.
Leis de Kirchhoff
Em seus trabalhos, Kirchhoff
extraiu algumas “leis” empíricas muito úteis no tratamento de espectros. São
elas:
1. Um corpo opaco muito
quente (sólido, líquido ou gasoso) emite um espectro contínuo.
2. Um gás transparente muito
quente produz um espectro de linhas brilhantes (de emissão). O número e a
posição dessas linhas dependem dos elementos químicos presentes no gás.
3. Se um espectro contínuo
emitido por um corpo quente passar por um gás a temperatura mais baixa, a
presença do gás frio faz surgir linhas escuras (absorção). O número e a
posição dessas linhas dependem dos elementos químicos presentes no gás.
No modelo atômico de Bohr, os elétrons, ao serem excitados
por uma fonte externa de energia, saltam para um nível de energia maior e, ao
retornarem aos níveis de energia menor, liberam energia na forma de luz
(fótons). Como a cor da luz emitida depende da energia entre os níveis
envolvidos na transição e como essa diferença varia de elemento para
elemento, a luz apresentará uma cor característica para cada elemento
químico.
a)
Explique o que é um espectro.
b)
Qual é a grande aplicabilidade dos espectros para
identificação dos materiais?
c)
Qual é a relação entre um espectro de absorção e um
espectro de emissão?
ATIVIDADE 3 – EFEITO FOTOELÉTRICO
Em nosso cotidiano existem muitos equipamentos que
“funcionam sozinhos”, como portas de lojas, lâmpadas que acendem
automaticamente quando anoitece etc. Você já parou para pensar em como pode
ocorrer esse funcionamento?
1)
Observe a imagem indicando como deve ser o uso de uma
torneira. Discuta com os seus colegas e escreva como pode ocorrer esse
funcionamento.
2) Você acha que é possível obter uma corrente elétrica
iluminando um pedaço de metal? Explique.
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Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/OIfH_INfX-8
- período da atividade: 31/08 à 07/09
- entrega das atividades: 07/09
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google Class Room.
As
atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room
todas as segundas-feiras.
Atividades:
1) Pesquise em sites confiáveis na internet, informações sobre os
modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Elabore uma tabela e
registre as ideias centrais de cada modelo. Procure notar em qual modelo se
introduzem as cargas elétricas no interior do átomo e a forma como elas estão
distribuídas.
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Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/kWAvo3Cvfhg
- período da atividade: 17/08 à 24/08
- entrega das atividades: 24/08
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google Class Room.
As
atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room
todas as segundas-feiras.
TEMA 1: MATÉRIA, SUAS
PROPRIEDADES E ORGANIZAÇÃO
ATIVIDADE 1 – MODELOS ATÔMICOS
O mundo é formado por uma grande quantidade de seres e objetos muito
diferentes entre si. Semelhanças e diferenças aproximam e separam os
materiais que nos cercam. Você já observou os objetos que nos cercam? Já
percebeu que são compostos de diferentes materiais? Esses materiais possuem
alguma característica em comum?
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/DrmtA78oW1k
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Existem diversas fontes energéticas disponíveis em nosso planeta e que se dividem em dois tipos: energias renováveis e não renováveis. Energia renováveis são utilizáveis e aproveitadas ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. Exemplos: energia solar, energia eólica e energia hídrica. Em compensação, as energias não renováveis são recursos que existem na natureza e que, uma vez esgotadas, não se recompõe. Exemplos: carvão mineral, petróleo, gás natural.
A foto abaixo mostra o Parque Eólico Reis dos Ventos, em Galinhos – Natal.
Atividades:
1. (Enem 2007) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.
2. (Enem 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.
3. (Enem 2001) O setor residencial brasileiro é, depois da indústria, o que mais consome energia elétrica. A participação do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos. Esse crescimento pode ser explicado:
I. pelo processo de urbanização no país, com a migração da população rural para as cidades.
II. pela busca por melhor qualidade de vida com a maior utilização de sistemas de refrigeração, iluminação e aquecimento.
III. pela substituição de determinadas fontes de energia - a lenha, por exemplo - pela energia elétrica.
Dentre as explicações apresentadas:
a) apenas III é correta.
b) apenas I e II são corretas.
c) apenas I e III são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) I, II e III são corretas.
4. Analise o gráfico abaixo que indica o consumo de energia no Brasil por classe em GWh do ano de 2016 e responda aos itens abaixo:
a) O gráfico mostra que o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil, aproximadamente 30%. Você faz parte desse consumo? Explique.
b) Em qual setor uma diminuição no consumo de energia teria maior impacto? De quanto seria o impacto no consumo de energia total, em termos porcentuais, se o setor residencial economizasse 10% de seu consumo?
ATIVIDADES
Código GOOGLE CLASS ROOM – 3º B: p7aftx5
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ATIVIDADES
Código GOOGLE CLASS
ROOM - 3º A: 32ccjux
Código GOOGLE CLASS ROOM – 3º B: p7aftx5
https://classroom.google.com/u/3/c/MTE0NzA3Mzk0MzAw/a/MTQxNjU3Nzk1NDA4/details
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/HqAvb_pTgh4
- período da atividade: 03/08 à 10/08
- entrega das atividades: 10/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
1. Faça uma pesquisa sobre usinas hidrelétricas para responder às questões:
a) Por que há a necessidade de fazer barragens nas usinas hidrelétricas?
b) Assim como nos dínamos, há imãs nos geradores das usinas? Explique.
c) Que vantagens e desvantagens existem na produção de energia elétrica pelas usinas hidrelétricas em relação às outras usinas?
d) Quais transformações de energia estão envolvidas em uma usina hidrelétricas?
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ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades
enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa
semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou refazer
as atividades do bimestre para contemplar as habilidades estruturantes de
cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos intensivos será feita via
WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão encaminhados os links das
aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos conteúdos já trabalhados durante o
bimestre.
- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020
Código GOOGLE CLASS ROOM - 3º A: 32ccjux
Código GOOGLE
CLASS ROOM – 3º B: p7aftx5
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ATIVIDADES
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 20/07 à 27/07
- entrega das atividades: 27/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
a) Quando a bobina inicia o movimento?
b) Por que a bobina gira e mantém esse giro constante?
c) Qual a função do ímã no experimento?
d) Qual é a importância do campo magnético no funcionamento do motor?
e) O que ocorre se inverter a polaridade do ímã?
f) Quais grandezas físicas estão relacionadas com a velocidade do giro do motorzinho?
2. Podemos dizer que a bobina do motor, constituída de várias espiras, quando percorrida por uma corrente também “cria” um campo magnético? Explique.
Para saber mais: Força Magnética A produção de movimento a partir da eletricidade nos motores elétricos envolve o surgimento de um campo magnético numa certa região a existência de um fio condutor com corrente elétrica colocado nessa mesma região. Nessa situação, o fio com corrente fica sujeito a uma força magnética e entra em movimento. O surgimento da força depende da existência do campo magnético e da corrente elétrica e é expressa pela equação 𝐹=𝐵 .𝑖 .𝑙 .𝑠𝑒𝑛 𝜃, onde B é a intensidade do campo magnético, i intensidade da corrente, l comprimento do fio, e 𝜃 o ângulo formado entre as direções da corrente e campo magnético e que indica que uma carga elétrica q, ao penetrar numa região com campo magnético 𝐵⃗ , com uma velocidade v, sofre a ação de uma força F que tem sua direção e sentido dado pela regra da mão esquerda (o ângulo formado entre direções da velocidade e do campo magnético).
LINK GOOGLE CLASS ROOM - 3º A:
Código: 32ccjux
LINK GOOGLE CLASS ROOM – 3º B:
Código: p7aftx5
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
quarta-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google
Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
Quando ouvimos a palavra “magnetismo” muitas vezes nos remete a
pensar nos ímãs utilizados nas portas de geladeiras ou em placas metálicas
para prender recados. Podemos também lembrar do magnetismo terrestre, como
foi tratado nas atividades anteriores. Mas é só para isso que os ímãs servem?
1.
Observe a imagem abaixo e responda: você saberia
dizer como é possível aumentar a força de um ímã?
2.
Você já parou para pensar se existe alguma relação
entre eletricidade e magnetismo? Justifique
3.
Um experimento consiste em colocar ao redor de um fio
percorrido por uma corrente elétrica várias bússolas, como mostra a imagem.
a)
Observando a
figura, em específico a orientação das agulhas dos ímãs, o que você consegue
concluir sobre a passagem da corrente elétrica pelo fio?
b)
Caso a
intensidade da corrente elétrica desse experimento se intensifique, o que
você imagina que ocorrerá?
c)
Se a agulha for colocada a distâncias cada vez
maiores em relação ao fio, o que poderá acontecer com a orientação da agulha?
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/InKnIJRt77I
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
1. I. Uma carga elétrica submetida a um campo magnético sofre sempre a ação de uma força magnética.
II. Uma carga elétrica submetida a um campo elétrico sofre sempre a ação de uma força elétrica.
III. A força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético é sempre perpendicular à velocidade da carga.
Aponte abaixo a opção correta:
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente III está correta.
d) II e III estão corretas.
e) Todas estão corretas.
2. A figura representa os polos de um ímã e um feixe de elétrons penetrando no campo magnético deste ímã com velocidade V, perpendicularmente ao plano do papel.
O feixe de elétrons deslocar-se-á segundo a orientação dada pela seta:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) nenhuma destas
3. A figura mostra a tela de um osciloscópio onde um feixe de elétrons, que provém perpendicularmente da página para seus olhos, incide no centro da tela. Aproximando-se lateralmente da tela dois ímãs iguais com seus respectivos polos mostrados, verificar-se-á que o feixe:
a) será desviado para cima ↑
b) será desviado para baixo ↓
c) será desviado para a esquerda ←
d) será desviado para a direita →
e) não será desviado.
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